Connect with us

MATO GROSSO

Sedec lança projeto com a UFMT para estudos de prevenção à salmonella em peixes nativos do Estado

Publicado

em

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), César Alberto Miranda, e o reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Evandro Aparecido Soares, lançaram nessa segunda-feira (06.03) um projeto voltado a pesquisas para a prevenção e controle da Salmonella spp. nos peixes nativos de Mato Grosso. O encontro aconteceu no auditório da Sedec, em Cuiabá. 

O trabalho analisa a prevalência da bactéria no pescado com o objetivo de evitá-la, não apenas na piscicultura e nos frigoríficos. Estudos na ração e na água e boas práticas de manejo do campo já estão sendo realizados pelos especialistas, visando fortalecer a segurança alimentar e também alcançar a exportação in natura de peixes, agregando valor à cadeia produtiva do Estado. 

“Não existe desenvolvimento econômico sem pesquisa, sem o apoio da academia. A UFMT é uma instituição de prestígio na sociedade, e iremos atuar em parceria para que possamos dar segurança sanitária ao consumidor e ao comércio da piscicultura no Estado”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico.

Para o reitor da UFMT, a ação é relevante e soma ao programa de incentivo ao setor produtivo na área da agricultura e pecuária do Estado.

“Esse projeto tem a parceria, além da UFMT, de instituições parceiras, como o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), a Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e a Associação dos Aquicultores do Estado de MT (Aquamat), e é relevante, pois estuda a Salmonella ssp., uma bactéria que pode acometer os peixes, principalmente os cultivados em tanques, e consequentemente trazer problemas à saúde do homem e afetar toda uma cadeia”, disse o reitor.

O projeto tem a duração de 36 meses.

A professora Luciana Kimie Savay da Silva ressaltou que os trabalhos de parceria entre o Estado e a UFMT avançaram na atual gestão, em conjunto com professores e pesquisadores das demais unidades da UFMT. “Estamos empenhados e queremos ir além. Esse apoio impulsiona ainda os estudos sobre o uso do cloro, e alternativas como ácidos orgânicos, uso de ozônio, extratos naturais, com aproveitamento de resíduos do setor de frutas nativas, que podem auxiliar o uso do cloro no frigorífico”, destacou a professora.

A reunião contou com representantes do Indea, Empaer e Aquamat. 

Fonte: GOV MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATO GROSSO

Bombeiros localizam corpo de jovem que desapareceu no Rio Teles Pires

Publicado

em

Por

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) localizou, na tarde desta quinta-feira (21.11), o corpo de uma mulher de 21 anos, vítima de afogamento no Rio Teles Pires, nas proximidades da ponte da MT-222, na zona rural de Sinop (a 443 km de Cuiabá).

A mulher estava desaparecida desde a manhã de quarta-feira (20.11), quando a equipe do 4º Batalhão Bombeiro Militar (4º BBM) foi acionada por uma testemunha para o resgate. A testemunha relatou que a vítima saltou de uma plataforma flutuante para o rio, emergiu brevemente com os braços para cima e, em seguida, submergiu, não sendo mais vista.

Imediatamente, os bombeiros militares se deslocaram até o local e iniciaram as buscas subaquáticas no ponto indicado como local do afogamento. Os mergulhadores realizaram buscas durante o dia, mas não obtiveram sucesso, retornando nesta quinta-feira para dar continuidade às operações.

O corpo foi encontrado a aproximadamente 6 km do último ponto de avistamento, boiando no rio. Os bombeiros militares retiraram a vítima da água e a conduziram até as margens do rio, onde o corpo foi entregue à Politec para os procedimentos legais. A Polícia Civil também foi acionada.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora