Connect with us

MATO GROSSO

Sedec inicia circuito para promover plano de planejamento sustentável para agropecuária

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) deu início, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e apoio dos Sindicatos Rurais, ao circuito “ABC+ em Ação”, para promoção do Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária – o Plano ABC+.

Canarana foi o primeiro município a receber a programação de palestras e feira de negócios, nesta quinta-feira (12.09), na sede do Sindicato Rural do município.

O “ABC+ em Ação”, que percorrerá 10 cidades do interior do estado, fará a promoção de informações técnicas e conhecimentos voltados para produtores rurais, colaboradores, empresas de insumos agropecuários, profissionais do setor agropecuário, projetistas, órgãos públicos locais e estudantes da área agrária.

Para o secretário César Miranda, o projeto do grupo gestor do Plano ABC+ faz parte de uma série de ações que colocam Mato Grosso como protagonista do agronegócio brasileiro.

“O ABC+ em Ação é uma das ações promovida pelo grupo estadual para alavancar com as metas propostas. Ele coloca o agronegócio, ainda mais, como protagonista da produção sustentável no país. Mato Grosso introduz práticas inovadoras que mostram que tecnologia e sustentabilidade podem e devem ser aliadas. É um passo crucial para garantir uma agropecuária mais eficiente, ambientalmente responsável e bem-sucedida. A consequência disso tudo é o crescimento e o desenvolvimento da nossa economia”, destacou o secretário.

A superintendente de agronegócio da Sedec, Linacis Silva, explicou que os temas abordados no circuito serão voltados para as metas do Plano ABC+ direcionados à sustentabilidade.

“Os assuntos abordados nas apresentações do circuito em Ação incluem Recuperação de Pastagens Degradadas, Sistema Plantio Direto de Grãos e Hortaliças, Sistemas de Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF), Sistemas Agroflorestais (SAF), Florestas Plantadas, Bioinsumos, Sistemas Irrigados, Manejo de Resíduos de Produção Animal e Terminação Intensiva de Bovinos. O intuito é trazer o produtor para perto das metas a serem realizadas em Mato Grosso, bem como, apresentar soluções”, disse Linacis.

As visitas contarão com temas adaptados de acordo com o perfil e necessidade de cada município, além da participação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com a abordagem das medidas práticas e instituições financeiras levando informação sobre o crédito rural.

Os próximos munícipios que receberão a iniciativa serão:
Barra do Garças – 13/09
Nova Mutum – 19 e 20/09
Colíder – 24/09
Nova Monte Verde – 25/09
Juína – 26/09
Cáceres – 23/10
Mirassol d’Oeste – 25/10
Nossa Senhora do Livramento – 04/11
Rondonópolis – 05/11

Sobre o Plano ABC+

O ABC+ é uma iniciativa estratégica desenvolvida e apresentada pelo governo brasileiro, com intuito de dar visibilidade e garantir adesão às práticas sustentáveis, bem como auxiliar o enfrentamento de mudanças climáticas no setor agropecuário dentre o período de 2020 a 2030. Em Mato Grosso, o Grupo Gestor Estadual do Plano ABC+MT é composto por 41 instituições do Estado e presidido pela Sedec.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Procon-MT orienta sobre normas para venda e utilização de fogos de artifício

Publicado

em

Por

Para orientar comerciantes e consumidores, a Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT), da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), esclarece as regras para a venda e utilização de fogos de artifício em Mato Grosso.

Atualmente, duas normas estão em vigor no Estado. A Norma Técnica nº 29/2020, que limita a venda por estabelecimentos exclusivos e autorizados pelo Corpo de Bombeiros; e a Lei Estadual nº 12.155/2023, que trata também da utilização dos fogos de artifício em Mato Grosso.

De acordo com a legislação estadual, é proibida a comercialização, armazenamento, transporte, manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de artifício de estampido e de qualquer artefato pirotécnico de efeito sonoro ruidoso em Mato Grosso.

“A regra vale para todo o Estado e inclui recintos fechados e ambientes abertos, em áreas públicas e privadas. Entretanto, a norma permite a comercialização e utilização de fogos que produzem apenas efeitos visuais”, salienta a secretária adjunta do Procon-MT, Cristiane Vaz.

Já a Norma Técnica do Corpo de Bombeiros estabelece as condições necessárias para garantir a segurança contra incêndio e pânico em edificações destinadas ao comércio de fogos de artifício no varejo e também nos espetáculos pirotécnicos.

Conforme a norma, só é permitida a venda de fogos de artifício em lojas de um único pavimento e que não tenham mezanino. O uso da edificação deve ser exclusivo para o comércio desse tipo de mercadoria.

Também há uma série de regras para a construção do prédio que abrigará comércio de fogos de artifício, como estrutura, paredes e cobertura (laje) com resistência ao fogo, piso antifaísca e para equipamentos e aparelhos permitidos nesse tipo de estabelecimento. “A intenção é garantir a segurança em caso de incêndio”, alerta a secretária adjunta do Procon Estadual.

O regulamento determina que lojas de fogos de artifício fiquem localizadas no mínimo a 200 metros de locais de reunião de público e edificações e áreas de risco, como postos de combustível, terminais de abastecimento de gás liquefeito de petróleo (GLP) e entre outros estabelecimentos.

“Também são proibidas a venda de fogos de artifício em locais de reunião de pessoas e a céu aberto, como em barracas, estandes em madeira, trailers ou similares”, informa Cristiane Vaz.

Para outras informações, consulte na íntegra a Norma Técnica Nº 29/2020 e a Lei Estadual Nº 12.155/2023.

Dúvidas e reclamações

Em caso de dúvidas ou reclamações, o consumidor pode procurar a unidade de Procon mais próxima de sua residência. Também é possível utilizar o PROCON+, que está disponível pelo aplicativo MT Cidadão.

O Procon-MT disponibiliza também o atendimento por WhatsApp pelo número (65) 99228-3098. Outra opção é registrar uma reclamação pela plataforma Consumidor.gov.br, que está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora