Connect with us

MATO GROSSO

Sede do SER Família Criança, idealizado pela primeira-dama de MT, será construída em Barra do Garças

Publicado

em

Na visita da primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, e do governador Mauro Mendes a Barra do Garças, nesta quinta-feira (04.07), foi assinado o termo de compromisso entre Estado e município para a construção da sede do SER Família Criança.

A unidade vai atender cerca de 1.000 alunos com todo suporte multidisciplinar no contraturno escolar. Os atendimentos também irão contemplar municípios vizinhos, como Pontal do Araguaia.

O investimento do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania é de R$ 7,2 milhões.

O SER Família Criança já é uma realidade em Poconé, município localizado na Baixada Cuiabana, onde 500 crianças são atendidas diariamente no contraturno escolar.

“Essa é uma grande conquista, um projeto que já provou ser capaz de transformar e dar perspectivas aos alunos e às famílias. Em Barra do Garças e Pontal, não será diferente. Mil famílias serão impactadas com a transformação. Digo mil famílias, mas sabemos que os números serão muito maiores ao contemplar a idade máxima, novas vagas serão disponibilizadas”, explicou Virginia Mendes.

A primeira-dama ainda citou como as oportunidades oferecidas pelo SER Família Criança têm dado resultados. “É impressionante os resultados. O projeto-piloto em Poconé é um sucesso. As crianças estão se desenvolvendo cada dia mais a partir de atividades que antes elas não tinham acesso, a exemplo das aulas de balé, de música, aprendizado com suporte cognitivo, segurança alimentar, além do carinho e da segurança que mães e pais têm de deixar seus filhos em segurança”, contou Virginia Mendes.

“Em breve, o Governo do Estado vai inaugurar essa nova unidade, e, neste período, eu e minha equipe da Unaf, bem como a secretária, coronel Grasi, acompanharemos passo a passo desta obra para entregarmos uma unidade de qualidade”, concluiu a primeira-dama do Estado.

“Dona Virginia essa obra será motivo de muito orgulho para a senhora e para a população barra-garcense, e pode ter certeza que, entre 10 e 15 anos, vamos colher os frutos. Eu sempre digo, que esse dom de ajudar o próximo é dado por Deus e a senhora nasceu com esse dom”, disse o prefeito Adilson Gonçalves de Macedo.

Os investimentos do Governo do Estado em ações sociais encaminhados através da Setasc e idealizados pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, conforme o último levantamento, são de R$ 22,3 milhões.

“A forte atuação da primeira-dama Virginia Mendes no social, ela que é o coração deste Governo, mudou a história e a trajetória de muitas famílias desde a pandemia, com ações direcionadas, garantindo a segurança alimentar das famílias e os programas de transferência de renda a partir do SER Família, que é um dos programas sociais mais completos a nível do Brasil. Em nosso município, seremos eternamente gratos à ela e ao governador Mauro Mendes por tudo o que têm feito para a nossa população, especialmente aquelas que mais precisam”, declarou o prefeito.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

ACP requer medidas urgentes para garantir sobrevivência de animais

Publicado

em

Por

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da 15ª Promotoria de Justiça Cível de Defesa do Meio Ambiente Natural de Cuiabá, ingressou com ação civil pública ambiental contra o Estado de Mato Grosso requerendo, em pedido liminar, a adoção de providências imediatas para assegurar a sobrevivência da fauna no Pantanal, em razão da extrema escassez de recursos hídricos na região. Foi requerido ao Poder Judiciário que determine ao Estado o prazo de cinco dias para realização de ações de dessedentação (local onde os animais matam a sede), na Estrada Parque Transpantaneira.

Na ação, a promotora de Justiça Ana Luíza Ávila Peterlini ressalta que a dessedentação deve ser realizada com a utilização da melhor técnica / estratégia avaliada pela equipe Centro de Apoio Técnico à Execução Ambiental (Caex) do MPMT. Os pontos deverão ser selecionados e abastecidos para que se tenha disponibilidade de água em distâncias máximas de acordo com o deslocamento das espécies da fauna silvestres.

O MPMT pleiteia ainda que o Estado seja obrigado a implementar, em caráter de urgência, medidas de redução de velocidade e/ou sinalização ou, ainda, alternativa de travessia de animais silvestres na Estrada Parque Transpantaneira, dada a recorrência de atropelamentos.

Ao final do processo, caso a ação seja julgada procedente, o MPMT requer ao Judiciário que determine ao Estado a obrigação de realizar a coleta de dados de monitoramento de fauna e de disponibilidade hídrica na região de maneira contínua a fim de possibilitar o planejamento e a tomada de decisões pelo Poder Público durante todo o ano, evitando-se os riscos e danos à fauna silvestre. Solicita ainda a realização de estudos de impactos cumulativos das intervenções antrópicas na Bacia do Alto Paraguai, a fim de se identificar os fatores de redução da superfície de água no Pantanal, que estão agravando os impactos da seca na região.

O Estado poderá também ser condenado ao pagamento de indenização por danos morais coletivos, cujo valor será definido ao longo da ação. O montante da indenização deverá ser revertido em projetos de natureza ambiental.

Recomendação – Antes de ingressar com a ação judicial, o MPMT notificou a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) para que fossem adotadas ações preventivas para mitigar os danos, dentre as quais o abastecimento de pontes de dessedentação para a fauna silvestre ao menos na Estrada Transpantaneira.

Segundo o MPMT, em vistoria realizada pela equipe técnica da instituição foi constatado que nenhum dos pontos indicados estava ativo, com lona e água, embora a Sema tenha afirmado que acataria a recomendação e informado que a dessedentação no Pantanal estaria ocorrendo nas estradas Porto Conceição, com 11 pontos, e Cambarazinho, com três pontos.

Crédito da Imagem – ACP-MPMT

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora