A Prefeitura Municipal de Mirassol D’Oeste, através da Secretaria de Saúde, para agilizar a vacinação, inaugurou, no Clube Bandeirantes, um Centro de Vacinação contra a Covid-19 e, nesse 05 de julho, iniciou a imunização pessoas com idade entre 50 e 54 anos.
De acordo com o informações prestadas pelo secretário municipal de Saúde, Caique Alvarez Bezerra,
conforme a disponibilidade de doses irá baixando a classificação das faixas etárias para conseguir vacinar, o quanto antes, a população de Mirassol D’Oeste. Ele informou que nos Postos de Saúde também está havendo vacinação para àquelas pessoas que já estão agendadas, como gestantes, lactantes e alguns caminhoneiros, que vão receber a primeira dose ou que já receberam.
“Aqueles que receberem a primeira dose numa determinada unidade de saúde, receberão a segunda dose na mesma unidade, mas os que possuem alguma comorbidade, que são de um grupo prioritário e, por alguma razão, não receberam a primeira dose, podem procurar o Centro de Vacinação, assim como os que possuem idade acima de 50 anos”, esclareceu.
Sobre a informação, que circula nos meios de comunicação e redes sociais, de que dose vencida de uma vacina, foi aplicada, o secretário negou, esclarecendo o quê, de fato, houve.
“Asseguro que Mirassol D’Oeste não utilizou vacina vencida. Ocorre que, quando recebemos o lote de vacinas, elas foram aplicadas devidamente dentro do prazo de validade, no entanto, o lançamento foi feito após a dose já aplicada. Ou seja, foi aplicada dentro do prazo de validade, porém as informações foram lançadas após isso. Então, no sistema pode constar vencida, mas foi aplicada dentro do prazo de validade”, explicou Caique.
Ele ainda acrescentou que,
“é importante ressaltar que essa fabricante que foi apontada, AstraZeneca, tem frascos multidoses, ou seja, então era para constar mais doses vencidas, se fosse daquele lote”.
O secretário de Saúde disse que a equipe é extremamente zelosa e cautelosa nas datas de validade e que segue, rigorosamente, as orientações que cada vacina possui para ser aplicada.
Caique lembrou que, apesar da vacinação, prevenção é o melhor remédio.
“É importante manter as precauções, como o uso da máscara, do álcool 70°, líquido ou gel, o distanciamento e, se tiver algum sintoma, procurar o atendimento médico o quanto antes, pois isso é primordial para um tratamento eficaz e, nós temos o Centro de Covid-19, que é especializado para receber as pessoas com sintomas do novo Coronavírus”, encerrou.