Connect with us

Cuiabá

Secretaria promove chá da tarde para moradoras do bairro 1º de Março e reforça ações do ‘Mês da Mulher’

Publicado

em

“Exemplos de luta, garra e superação. Sim, falamos das  mulheres. E no mês dedicado à elas não poderíamos deixar de homenageá-las”. A frase é da secretária Municipal da Mulher, Cely Almeida, durante um ‘chá da tarde’ especialmente elaborado para garantir carinho e informações às moradoras do bairro 1º de Março. A iniciativa reuniu cerca de 200 mulheres e foi realizada na tarde de quarta-feira (1).

A programação contou com palestra sobre o empoderamento feminino e o combate à violência doméstica. A palestra foi ministrada pela psicóloga Marialice Mundin, esposa do vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa.

Também foram ofertados diversos serviços de beleza, como massagem, manicure, corte de cabelo, escova.

Para a psicóloga Maralice, o evento mostra o trabalho de valorização da mulher desenvolvido pela gestão municipal que conta com a parceria e integração de diversas secretarias.

“Esse é um momento de troca de experiência, onde podemos contar nossas histórias, nossa motivação e mostrando a beleza da vida para cada uma delas”, afirmou.

De acordo com a dona de casa, Edna Patrícia, o evento evidencia o cuidado que a gestão Emanuel Pinheiro tem para garantir ainda mais qualidade de vida às  mulheres.

“Sabe quando você se sente amada e cuidada? Então, foi bem isso. Eu quero que chegue logo o ano que vem ou que seja marcado outro momento assim”, contou a moradora.

Segundo a secretária Municipal da Mulher, Cely Almeida, comemorar o mês da mulher é gratificante e o período serve para reafirmar e lembrar as histórias de superação e luta ao longo dos anos, assim como a conquista de muitos direitos.

Ela ainda reforçou que a ação como a programação de março foi planejadqa  e desenvolvida pela primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, que destacou a importância de homenagear e garantir o acesso a informações sobre a rede socioassistencial e direitos.

“Cuiabá desenvolve uma política pública com ações relevantes em prol das mulheres, garantindo capacitação profissional, autonomia financeira, atendimento social, psicológico e jurídico. Como tradicionalmente acontece anualmente, ao longo do mês da mulher, realizamos ações de promoção e ampliação dos serviços e estamos aqui para reforçar que nossa Secretaria está aberta para acolher todas as mulheres que necessitarem dos nossos serviços”, explica.

Uma das colaboradas do chá da tarde, foi Mara Evangelista, que também é coordenadora do ‘Projeto, Quero Viver’. Ela explica que a ação social auxilia mulheres que tiveram uma gravidez não planejada, oferecendo apoio psicológico, médico e também na oferta de doação do  enxoval, leite e fraldas.

“Nosso projeto acolhe, principalmente, mulheres que por algum motivo desejaram interromper a gravidez não planejada. Primeiro tentamos entender o motivo dessa insatisfação da gravidez e mostramos para elas a importância de uma vida. Nós as auxiliamos e para nós é uma alegria participar de ações em conjunto a Secretaria da Mulher, onde podemos divulgar nosso trabalho”, pontuou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora