Connect with us

Cuiabá

Secretaria Municipal é parceira da iniciativa “Mulher não se bate, se cuida!”; Aula de Muay Thai foi ofertada em parque

Publicado

em

Com o objetivo de elevar a autoestima e a confiança para o enfrentamento da violência e do assédio, a Secretaria Municipal da Mulher participou do evento “Mulher não se bate, se cuida”. A iniciativa foi realizada no sábado (25), no Parque das Águas. A ação possibilitou o aprendizado de algumas técnicas de Muay Thai.

Além da apresentação de técnicas de Muay Thai, as pessoas que por ali passaram também aproveitaram o espaço para conferir uma feira gastronômica, adoção voluntária de pets, palestras sobre violência doméstica e autoestima, além do show da cantora de Hip e Hop, Karla Vecchia.

De acordo com a campeã mundial de Muay Thai, Inaleia Ferreira, o evento possibilitou reforçar que ninguém tem o direito de tocar em uma mulher sem sua anuência, e que é possível se defender. Ela relatou que precisou vencer a violência doméstica, a obesidade, a falta de dinheiro e o pior dos adversários, segundo ela, o preconceito das pessoas.

“O esporte tem a capacidade de salvar vidas e também precisamos cuidar da nossa saúde”, pontua.

Dentre as participantes, a moradora do bairro Riberião do Lipa, Simone de Holanda, ressaltou a importância da mulher saber se defender e procurar ajuda quando estiver vivendo num lar de violência.

“Eu ando sempre de ônibus, e às vezes, a gente encontra pessoas que querem se aproveitar. Agora estou mais atenta quando os coletivos estão lotados e quando vejo alguma atitude imprópria, empurro mesmo. Participar de eventos como este reafirma que não devemos nos calar jamais”, disse.

Para a secretária-adjunta das Mulheres, Elis Regina Prates, o objetivo maior é o empoderamento feminino, seja na questão econômica, no conhecimento, e no enfrentamento físico.

“Essa aqui é mais uma oportunidade de desenvolver a autoestima, de desenvolver a confiança, a segurança, e também de ter a oportunidade de reagir no momento de assédio. Porque às vezes, a surpresa dessa reação dá a oportunidade da fuga ou de buscar o socorro”, concluiu a secretária.

A iniciativa é uma parceria entre campeã de Muay Thai, Ianaléia Ferreira, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS), via Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA) e Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Humano e Secretaria Municipal da Mulher.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora