O Tribunal de Contas do Estado de MatoGrosso fez um levantamento onde encontrou cadastros de pessoas já falecidas constando como vacinadas contra a Covid-19.
Entre os 22 municípios citados, está Lambari D’Oeste.
No entanto, a idosa apontada, pelo TCE, como morta naquela cidade, está viva e a Secretaria Municipal de Saúde do município se manifestou através da seguinte Nota de Esclarecimento:
” Considerando notificação do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) a respeito de possível caso de vacinação de uma pessoa (idosa), supostamente morta, no município de Lambari D’Oeste, a Secretaria Municipal de Saúde esclarece que o Município recebeu a notificação e encaminhou para o setor de vacinação contra a Covid-19, que já fez o levantamento necessário para apurar a situação, comprovando que a idosa citada está viva, e tem 86 anos de idade, nascida no dia 21/06/1934, e foi devidamente vacinada, conforme o Plano Nacional de Imunização (PNI).
Os esclarecimentos, com a comprovação de que a idosa está viva foram encaminhados ao TCE no dia em que o Município recebeu a notificação.
Acontece que foi mencionado em processo n° 491.462/2021, em apêndice B, que a senhora, estaria falecida, com a data do óbito no dia 26/02/2010, conforme relatado no processo 491.462/2021, pelo sistema de dados do Sisobi (Sistema Informatizado de Controle de óbitos), informação que não é verídica.
O município tem atuado com responsabilidade, principalmente em relação às vacinas contra a COVID-19, e jamais iria perder ou desviar, sequer, uma dose de vacina, porque o município está ciente da crise que está enfrentando, tanto na saúde quanto na questão econômica, e neste momento os idosos estão sendo privilegiados com a vacinada e o que mais queremos é vacinar toda a população, de maneira correta, para que todos possam voltar a sua vida normal.
A senhora idosa citada realmente foi vacinada no Município de Lambari D’Oeste/MT, ela está viva, com 86 anos de idade. No APÊNDICE B, relata que essa senhora veio a óbito no dia 26/02/2010, informação totalmente equivocada, pois conforme foto do dia da vacinação e documentos, ela está viva, e conforme anexos, a senhora sempre fez seu acompanhamento de saúde na unidade básica de saúde do Município de Lambari D’Oeste/MT, nos anos de 2013, 2015,2017,2018, datas essas após ‘o óbito’ que foi mencionado no apêndice B. Portanto, a informação, de que esta senhora está falecida é totalmente falsa.
Por fim, reiteramos que a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Lambari D’Oeste preza pela seriedade e transparência. Atenciosamente,
TAIS TOSTA VITORAZZI MAGOSSO ”