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Cuiabá

Secretaria Municipal de Saúde alinha ações para ampliar testagens e debate fluxo assistencial de Unidades de Pronto Atendimento

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A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, nesta terça-feira (23), reunião para alinhar medidas de combate à Covid-19 em Cuiabá. Uma das medidas será a ampliação da testagem de casos da doença no município.

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde apresentou aos coordenadores de unidades de pronto atendimento e policlínicas do município um panorama sobre a subvariante JN 2.5, ressaltando a importância da realização de testagens em pacientes com suspeitas da doença.

Foram distribuídos testes do tipo RT-PCR, com alto grau de precisão na detecção do vírus, e prestadas informações de registros dos casos no sistema E-SUS. Importante ressaltar que, no caso de pacientes com suspeita da doença e com sintomas leves, recomenda-se a busca por atendimento em unidades básicas, reservando os casos mais graves para unidades de pronto atendimento.

Também foi reforçada a orientação de vacinação do grupo de risco, para evitar casos graves da doença e internações, conforme o cronograma do Ministério da Saúde.

“Estamos monitorando a situação da Covid-19 no município e alinhando ações para manter o atendimento em Saúde em bom funcionamento”, afirmou o secretário de Saúde, Deiver Teixeira.

Outra pauta da reunião, com a presença dos Coordenadores das UPAs e Policlínica do Pedra 90, junto à equipe técnica, foi o fluxo assistencial dessas unidades, onde foi debatido o perfil epidemiológico de atendimento, produtividade da equipe, tempo de espera, internações, dificuldades nas transferências dos pacientes para as unidades hospitalares, bem como o atendimento a pacientes residentes no interior do Estado, fatores estes que, combinados, colapsam as unidades com superlotação.

Segundo o secretário-adjunto de Atenção Especializada e Vigilância em Saúde, Oscarlino Alves, está sendo feito um trabalho de coordenação gerencial para melhorar o fluxo assistencial do município.

Por meio do Consórcio do Vale do Rio Cuiabá, foram disparados processos para aquisição de medicamentos e insumos para as unidades de pronto atendimento, com previsão de entrega nos próximos 10 dias, e está sendo avaliada a capacidade de atendimento destas remessas.

“Precisamos lembrar que mais de 50% dos pacientes das unidades de pronto atendimento estão com classificação de risco sem urgência (cor verde), isto é, são pacientes com quadros que não são graves e que poderiam ser atendidos em unidades básicas de saúde. Temos dados estatísticos que comprovam esses números e estamos avaliando o que deve ser feito nos próximos dias”, afirmou Oscarlino.

 
 
 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

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Cuiabá

Prefeito Emanuel Pinheiro edita decreto e determina secretário de Governo para coordenar equipe de transição da Prefeitura de Cuiabá

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O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, publicou o Decreto Municipal nº 10.596, nesta quinta-feira, 7 de novembro, na edição suplementar da Gazeta Municipal instituindo a Comissão de Transição de Mandato do Chefe do Poder Executivo do Município de Cuiabá (CTM/CBA) para a gestão que iniciará no dia 1º de janeiro de 2025.

A coordenação geral será realizada pelo secretário de Governo, Júnior Leite. A equipe será composta ainda pelo procurador-geral, Benedicto Miguel Calix Filho, pelo contador-geral do Município, Éder Galiciani; pelo controlador-geral do Município, Hélio Santos; pela secretária municipal de Educação, Edilene Souza Machado; pelo secretário municipal de Saúde, Deiver Alessandro Teixeira; pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável, Juares Silveira Samaniego; pela secretária municipal de Gestão, Ellaine Cristina Ferreira Mendes; pela secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Clausi Aparecida de Oliveira Barbosa.

“Tão importante quanto a realização de uma eleição justa e transparente é o processo que se segue à definição dos resultados: a transição de governo. A formação de uma equipe de transição é um passo indispensável para assegurar uma mudança de administração que seja harmoniosa, eficiente e que respeite a continuidade das políticas públicas essenciais para a população”, avaliou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

De acordo com Art. 1º do Decreto, a Comissão de Transição de Mandato do Chefe do Poder Executivo do Município de Cuiabá – CTM/CBA, com o objetivo de, junto aos órgãos e entidades correspondentes da Administração Pública Municipal, colher, guardar, analisar e apresentar os documentos elencados no artigo 5º da Resolução nº 19/2016 – TP do Tribunal de Contas de Mato Grosso – TCE/MT ao candidato eleito ao mandato de Prefeito do Município de Cuiabá.

Conforme parágrafo único, também poderá solicitar outros documentos que lhe convier para se concretizar uma justa, democrática e transparente transição de mandato.

A equipe de transição será responsável por esclarecer dúvidas e prestar todo o suporte necessário para que a equipe da próxima administração tenha pleno acesso às informações do Município.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

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