Connect with us

Cuiabá

Secretaria Municipal de Obras Públicas concluiu substituição de manilhamento na rua Dr. Ênio Vieira

Publicado

em

Os munícipes que residem ou que passam pela Rua Dr. Ênio Vieira, no bairro Consil, já podem perceber que o problema de vazamento na via pública foi resolvido. Executada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, a ação contou com a troca de manilhas por duas vezes em menos de 40 dias. A primeira delas aconteceu no final de março, mas acabaram sendo danificadas devido o tráfego intenso. Com a nova troca concluída, cessou a água que escorria pela via e em trecho da Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA). O calçamento será realizado por uma construtora que atua na obra de uma edificação na localidade.

Vale ressaltar que o manilhamento no local, assim como em muitas regiões da cidade, é antigo e deteriorado. “Aos poucos estamos mudando essa realidade trocando e substituindo as manilhas e resolvendo os problemas de esgoto escorrendo. São intervenções realizadas e que na maioria das vezes não aparecem porque o serviço fica debaixo da terra e do concreto como é o caso das calçadas”, lembrou o vice-prefeito José Roberto Stopa.

Na semana passada também foi concluída a troca de nove manilhas que estavam deslocadas na Rua Alfredo Monteiro, no bairro Baú, que ocasionavam transtornos com a água escorrendo a céu aberto. O motivo era parecido com o da Rua Dr. Ênio Vieira, sistema antigo e já comprometido pelo tempo de uso.

“São alguns casos solucionados entre tantos outros que a Secretaria Municipal de Obras já realizou. E existe uma demanda grande para ser solucionada. Mas, a conscientização da população em não jogar lixo nas vias públicas também ajuda na manutenção dessas obras, porque o lixo prejudica o sistema fluvial e acarreta diversos problemas, entre eles o entupimento. No bairro Porto, por exemplo, próximo ao Shopping Popular, a equipe encontrou há alguns meses atrás, pneu de automóvel dentro da manilha e precisou trocar várias manilhas”, lembrou o secretário de Obras Públicas, Rauf Macedo.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora