Connect with us

Cuiabá

Secretaria Municipal da Mulher apresenta o projeto “Unidos pela fé” para representantes da Pastoral da família

Publicado

em

Representantes da Secretaria Municipal da Mulher participaram, neste domingo (7), da XVIII Assembleia Arquidiocesana da Pastoral Familiar, apresentando o projeto “Unidos pela fé”, que tem como objetivo divulgar todos os trabalhos voltados para as mulheres que a secretaria promove.

De acordo com a psicóloga Marialice Mundim, além da apresentação do projeto, o intuito foi falar sobre a violência contra a mulher, despertando nos líderes que estão na ponta e conhecem as famílias de suas paróquias a importância de informar e orientar as mulheres que muitas vezes vivem em um ciclo de violência e não conseguem sair dele.

“A pastoral trabalha diretamente com as famílias e queremos que sejam nossos multiplicadores. Por isso, trouxemos para eles todo o trabalho realizado por meio da Secretaria, como, por exemplo, o Espaço de Acolhimento, a Casa de Amparo, o programa Qualifica Mulher, dentre outros. Queremos mostrar para essas mulheres que são vítimas que elas não estão sozinhas e que existe um trabalho realizado no Município para cuidar delas”, explica a psicóloga.

Para os coordenadores arquidiocesanos da Pastoral Familiar, Beatriz Ferreira Dias e João Dias, essa parceria da Secretaria da Mulher com as paróquias é um avanço, pois existe a oportunidade de apresentar para a comunidade o serviço que a Prefeitura realiza em favor dessas mulheres. Eles disseram que viram a necessidade de incluir na programação uma fala da psicóloga representante da Secretaria.

“Esse momento foi de extrema importância, já que todos nós, que fazemos parte da pastoral familiar, lidamos diretamente com mulheres e famílias que muitas vezes vivem em meio violento e não sabem onde buscar ajuda”, afirmam.

Segundo a secretária da pasta da Mulher, Cely Almeida, as igrejas têm um papel extremamente relevante na superação da violência contra a mulher. Ela ressalta que o trabalho em rede é necessário, pois a violência contra as mulheres acontece em todos os lugares, independentemente do contexto social, religioso, político e econômico.

“A violência contra as mulheres acontece quase sempre dentro da própria casa da vítima e em locais onde a mulher busca se sentir mais segura. Para divulgarmos nossos trabalhos, precisamos chegar em todos os ambientes, independentemente de religião ou crença, e a igreja é o lugar onde a grande maioria das mulheres procuram. Por isso, a importância de orientar os membros das pastorais para que saibam quais os meios legais de cuidado e proteção dessa mulher”, observa.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Prefeito Emanuel Pinheiro celebra conquista da certificação Selo UNICEF por promover melhorias nas políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes

Publicado

em

Por

Cuiabá está entre os onze municípios mato-grossenses que receberão este ano o Selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil (UNICEF), referente à edição 2021-2024. A cerimônia de entrega da certificação será realizada na Capital, no início do mês de dezembro, para as cidades que avançaram nas políticas públicas municipais voltadas para as crianças e os adolescentes em importantes áreas, como Saúde, Educação e Assistência Social. Em Mato Grosso, 78 Municípios aderiram a iniciativa.

Segundo o relatório, das 41 metas listadas pelo UNICEF, Cuiabá cumpriu todas melhorando os indicadores relacionados à primeira infância e à adolescência, desde à chegada às creches até o encaminhamento dos jovens ao mercado de trabalho e a participação dos adolescentes, por meio do Núcleo de Cidadania (NUCA).

As atividades estão ligadas ao incentivo aos hábitos de higiene, melhorias na Educação, cuidados com a saúde física e mental, acesso à água potável, proteção contra a violência, proteção social às famílias vulneráveis, além da implementação de ações, voltadas ao cumprimento dos Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Após quatro anos engajada na iniciativa, Cuiabá receberá o Selo UNICEF por atingir índices além da média nacional em diferentes áreas, com destaque para educação, imunização e proteção contra as violências mantendo o compromisso de priorizar a agenda de políticas públicas pela infância e adolescência.

Reconhecimento

Ao falar sobre a certificação, o prefeito Emanuel Pinheiro parabenizou os envolvidos e destacou que Cuiabá é hoje uma referência nacional na estrutura pedagógica e física das unidades educacionais, na defesa, no amor, nos cuidados e nas ações desenvolvidas visando o desenvolvimento integral das crianças.

O gestor lembrou algumas ações implementadas na sua administração que levaram a esse reconhecimento. Citou a entrega do Kit Uniforme Escolar e Kit Material Escolar completos aos mais de 59 mil estudantes matriculados na rede pública municipal de ensino, iniciativa transformada em lei e um sonho pessoal e da primeira-dama Márcia Pinheiro, além das práticas pedagógicas qualificadas, a Busca Ativa Escolar e o aumento do percentual da taxa de matrícula da Educação Infantil, um compromisso da sua gestão realizado graças a ampliação da oferta de vagas nas creches, Centros Municipais de Educação Infantil e Centros Educação Infantis Cuiabano. Destacou ainda as ações e campanhas de prevenção e combate à violência, além da Busca Ativa Vacinal, a manutenção dos Conselhos Tutelares e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDA), entre outras.

“Estamos muito felizes. Esse é o resultado dos compromissos que assumimos na implementação e cumprimento de políticas públicas destinadas à criança e ao adolescente. Isso tudo só foi possível em razão do trabalho articulado das Secretarias envolvidas e de todos que tiveram os cuidados necessários, nas áreas da Educação, Saúde e Assistência, com as nossas crianças e adolescentes. Isso é zelo, é cuidado. Cuidando das nossas crianças nós estamos cuidando da família cuiabana”, salientou o prefeito Emanuel Pinheiro

A secretária Municipal de Educação, Edilene Machado falou sobre o objetivo da iniciativa, que é o de fortalecer as políticas públicas em áreas centrais trazendo impactos concretos e de longo prazo para a população. “O município tem um papel fundamental na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. É no município onde as crianças nascem, crescem e se desenvolvem, que as políticas públicas trazem mudanças concretas na vida dessas meninas e meninos”, disse ela.

A articuladora do Selo UNICEF para Cuiabá, Mara Lúcia Marques Ferreira salientou a importância do trabalho intersetorial para a conquista da certificação.

Nesta edição, 2.023 municípios de 18 estados confirmaram participação no Selo UNICEF. Este é o maior número de adesões da história do programa.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora