MATO GROSSO

Secretaria Estadual de Saúde apoia 1º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) apoia o 1º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso, evento promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-MT) e realizado entre os dias 19 e 21 de março em Cuiabá. A solenidade de abertura do congresso ocorreu na noite desta terça-feira (19.03), no Centro de Eventos do Pantanal, e reuniu gestores da Saúde Pública do Estado.

No evento, a Superintendência de Atenção à Saúde da SES-MT mantém um estande fixo que apresenta e simula consultas do projeto de Saúde Digital. Além disso, gestores da pasta participarão de diversos debates previstos na programação oficial. 
 

O tema central do congresso é o “fortalecimento das gestões municipais de saúde para efetivar a universalidade, a equidade e a integralidade do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Durante participação na solenidade de abertura, o secretário estadual de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, parabenizou a iniciativa do Cosems e enfatizou o papel de destaque que as gestões municipais exercem no SUS.
 

“De forma convergente, nós trabalhamos muito ao longo desses cinco anos para melhorar a assistência em saúde em Mato Grosso. Estamos completando 62 meses consecutivos de rigorosa adimplência com os repasses municipais. Pagamos a dívida que tínhamos com os municípios e ainda repassamos, em recursos complementares, mais de R$ 1 bilhão às gestões municipais para ajudá-las na assistência em saúde desse Estado. São dezenas de unidades de saúde sendo construídas com o apoio deste Governo, entre hospitais, policlínicas e pronto atendimento”, disse Gilberto durante a solenidade de abertura do congresso.

Já o secretário municipal de Saúde de Itiquira e presidente do Cosems-MT, Flávio Alexandre dos Santos, destacou a parceria da SES-MT frente à realização do evento e às demais ações dos municípios.
 

“Não apenas para a realização deste, que é o 1º Congresso a reunir todos os municípios em função da gestão da saúde e de serviços, mas também nas ações cotidianas de saúde, nas pactuações, esse diálogo entre Estado e municípios precisa acontecer. Nós temos vivenciado nos últimos anos essa proximidade que, em outros governos, ficou fragilizada. Agora nós conseguimos caminhar, tanto que é nítido o avanço que se tem obtido na saúde municipal e estadual”, avaliou o presidente.

Para o gestor, a conduta do atual Governo reflete em grandes melhorias para a população. “O Estado entra como um parceiro que está de mãos dadas com os municípios, para fomentar ações, buscar soluções, discutir estratégias e não tomar decisões unilaterais. Isso tem levado a um resultado de sucesso, que a gente percebe pela melhoria da qualidade da saúde ofertada à população mato-grossense”, ponderou.
 

O secretário municipal de Saúde de Pirenópolis (GO) e presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Hisham Hamida, ressaltou a importância do evento.

“Congresso sempre é um momento de troca de experiências, de acolhimento entre os gestores, para que a gente possa dividir as nossas angústias, porque não é fácil fazer saúde. Esse evento mostra a representatividade do Cosems. Você tem a Secretaria Estadual, a Associação dos Prefeitos, o Ministério Público e são essas parcerias que nos fortalecem. Não dá para fazer saúde sozinho”, declarou.
 

Durante a solenidade de abertura do congresso, também houve a entrega oficial de certificações do Ministério da Saúde a sete salas de apoio à amamentação em Mato Grosso.

Serviço

O 1º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso é realizado entre os dias 19 e 21 de março no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. O evento é voltado para estudantes, gestores, profissionais de saúde e também para o público que tem interesse pelo assunto.

Nos três dias de evento, serão realizadas atividades como oficinas, mesas-redondas, exposição de 182 banners, apresentação oral de 32 trabalhos, estandes, lançamentos e entrega de premiações. Os assuntos vão desde a Nova Lei de Licitação, até o Imuniza SUS, as Políticas de Saúde, o Financiamento do SUS e a Saúde Mental.

A programação completa está disponível no site www.cosemsmt.org.br

*Com informações da assessoria de comunicação do Cosems-MT

Fonte: Governo MT – MT

Copyright © 2022 Oeste News