Connect with us

Cuiabá

Secretaria e UFMT promovem ação de prevenção à saúde da mulher; inscrições abertas

Publicado

em

A Prefeitura de Cuiabá, via Secretaria Municipal da Mulher, em conjunto com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), promovem o evento “Fortalecendo Laços pela Saúde da Mulher”, na nesta quarta-feira (25), na sede da pasta, voltado à prevenção da saúde da mulher, sobretudo o câncer de mama e colo de útero.

Segundo a secretária Cely Almeida, o evento é uma oportunidade de as mulheres buscarem a promoção da saúde que envolve inúmeros aspectos que interferem na parte física, mental, emocional, independência e qualidade de vida.

“Nos queremos incentivar e criar meios para que as mulheres saibam da importância de criar hábitos físicos e alimentares saudáveis; cuidar da sua saúde mental e a atenção aos sinais do corpo”, frisou.

Serão quase 20 ações dentro de um extenso planejamento construído pela secretaria e UFMT, com o apoio paralelo do Instituto de Saúde Coletiva, faculdades de Enfermagem e Medicina, reitoria de Cultura Extensão e Vivência, Laboratório de Habilidades Clínicas e Núcleo de Apoio à Primeira-dama.

As inscrições para participar das atividades de saúde podem ser feitas através do link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSezRvwoy854VisDeBIXTQqNw7SRHRheAgWGBdetlsbLgOLXDA/viewform

Conscientização

A ação é o principal evento da programação pensada para o Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama e colo de útero, em andamento por toda Cuiabá.

Desde o início das atividades, já foram mais de 300 pessoas envolvidas em eventos como roda de conversa, apresentação cultural informativa e palestras orientativas.

Programação

– Sala de execução: – Liga Acadêmica de Práticas Integrativas e Complementares (LAPIC) → Faculdade de Medicina e Instituto de Saúde Coletiva:

– Atividades de Cura Prânica, Reiki, Benzimento, Aromaterapia e Cromoterapia.

– Sala da secretária: – Liga Acadêmica de Saúde da Família (LASF) → Faculdade de Medicina: – Acolhimento e orientação sobre autoexame das mamas e mitos sobre o câncer de mama.

– Sala da secretária adjunta: – Liga Acadêmica de Cardiologia (CardioLiga) → Faculdade de Medicina: – Círculo de Saúde Feminina: Alimentação, Corpo e Coração: orientações voltadas ao controle das DCNTs, sobretudo hipertensão arterial, os estímulos aos cuidados com a saúde, a elucidação de possíveis dúvidas quanto à alimentação e a escolha por hábitos de vida mais saudáveis, além de realizar a aferição da pressão arterial, a antropometria e o exame físico cardíaco.

– Sala do gabinete: – Liga Acadêmica de Psiquiatria e Saúde Mental (LIPS) → Faculdade de Medicina: – Acolhimento e orientação: a saúde mental da mulher do século XXI. – Sala do planejamento: – Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica (LACIP) → Faculdade de Medicina: Apresentação de Banner e acolhimento sobre cicatrizes e queloides em mulheres pós cirurgia, evidenciando cuidados e prevenção.

– Auditório: – Liga Acadêmica de Medicina Esportiva (LAME) → Faculdade de Medicina: – Acolhimento e orientação: a prática de exercício físico como ferramenta para promoção da saúde da mulher.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Após obra da intervenção do Estado na saúde, parte do teto da USF Campo Velho desaba e água ‘escorre’ do forro da unidade do Jardim Imperial

Publicado

em

Por

Na tarde desta sexta-feira (08), o teto da sala de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Velho desabou devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. A UBS havia sido reformada no ano passado durante a intervenção do governo estadual na saúde municipal. O incidente ocorreu durante o horário de funcionamento da unidade, mas, por sorte, não havia pacientes ou funcionários na sala no momento da queda. Segundo relatos dos funcionários, o barulho do desabamento foi extremamente alto, o que causou alarme entre os presentes.

Outro problema estrutural foi observado na UBS Imperial 2, também reformada pela mesma intervenção estadual. Durante as chuvas de hoje, os funcionários notaram um vazamento intenso na sala de odontologia da unidade, onde o gesso do teto já apresenta sinais visíveis de infiltração. “O material, quando exposto à umidade, pode encharcar e aumentar de peso, correndo o risco de ceder, o que representa uma ameaça à segurança dos frequentadores e trabalhadores da unidade”, explicou José Ricardo Santana, secretário adjunto da Atenção Básica.

De acordo com o secretário adjunto, ambas as obras ainda estão no prazo de garantia, e o município irá solicitar que a empresa responsável realize os reparos necessários o mais breve possível.

Cabe lembrar que, durante o período de intervenção, o Conselho Municipal de Saúde realizou vistorias nas reformas e identificou uma série de irregularidades que deveriam ter sido corrigidas antes da entrega das unidades. Contudo, os problemas persistem e geram preocupação entre funcionários e a população atendida, que esperava que as reformas trouxessem melhorias e segurança nas unidades básicas de saúde.

A intervenção estadual na saúde do município durou de março a dezembro de 2023. Após retomar a gestão da saúde, em 2024, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde realizou um diagnóstico situacional onde constava todas as irregularidades encontradas nas obras realizadas pela intervenção, que foram denunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora