Connect with us

Cuiabá

Secretária de Turismo participa de apresentação dos resultados da FIT Pantanal 2023

Publicado

em

A secretária de Turismo de Cuiabá, Nilza Taques, participou nesta sexta-feira (12) da apresentação dos resultados da 30ª Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT) Pantanal 2023, realizada entre os dias 4 e 7 de maio no Centro de Eventos do Pantanal. A Prefeitura de Cuiabá, por meio das secretarias de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, participou do evento com a apresentação de um estande que divulgou os atrativos turísticos da cidade.

Representando o prefeito Emanuel Pinheiro em um café da manhã com a imprensa, a secretária de Turismo comentou sobre os benefícios para o turismo da capital com a realização da FIT Pantanal. “Foi muito exitosa a nossa participação no evento. Foram cinco anos sem a FIT e isso fez muita falta ao setor. O modelo atual do evento gerou grandes oportunidades e não se restringiu somente ao turismo, mas também deu destaque à agricultura familiar e quilombolas. Quero destacar aqui que a FIT possibilitou a apresentação de todas as belezas da capital, além do aplicativo do Turismo Cuiabá, que disponibiliza informações sobre rotas para visitações não somente em Cuiabá, mas também em outros municípios que já aderiram ao aplicativo. É muito importante esse evento para que o setor mais afetado na pandemia volte a gerar mais emprego e renda nas cidades de Mato Grosso”, concluiu ela.

A FIT Pantanal 2023 é realizada pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IPF-MT e governo do estado. Conforme a Fecomércio, foram 211 expositores, entre eles Bolívia, Paraguai e Peru, e uma extensa programação com quase 70 atividades, como palestras, oficinas, rodadas de negócios, painéis, mesas-redondas e 20 apresentações culturais.

O presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, agradeceu e citou a importância da parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e a Federação do Comércio para impulsionar o setor em diversas áreas. “Queremos agradecer a parceria com a Prefeitura de Cuiabá e com o prefeito Emanuel Pinheiro, que é sempre solícito com os eventos e com o setor, trazendo lazer para a cuiabania e para a Baixada Cuiabana”, disse.

O evento de fomento ao turismo deixou de ser realizado por um período de cinco anos. Neste ano, mais de 50 mil pessoas prestigiaram o evento em quatro dias. A FIT Pantanal é o mais importante evento de fomento ao turismo no estado. Essa edição celebrou 30 anos e promoveu o turismo receptivo da capital por meio de encontros profissionais, associativos, institucionais, contatos e relacionamentos corporativos promocionais, técnicos, científicos, sociais e comerciais, bem como transações de compra e venda de produtos e serviços, divulgação institucional e estratégias de marketing com o objetivo de promover o turismo.

Durante esses quatro dias, foi possível promover o movimento e a valorização econômica da cadeia produtiva do turismo no estado, aumentar o fluxo de turistas internos e aumentar a visibilidade do turismo do estado em âmbito nacional e internacional. Houve divulgação do potencial turístico do estado, com suas belezas naturais e manifestações culturais, apresentação de destinos turísticos para fortalecer a atividade turística em períodos de sazonalidade e apresentação de cases para promover a comercialização de produtos e serviços turísticos de Mato Grosso.

A Secretaria de Turismo também marcou presença com o CAT Móvel na área externa, e cerca de 500 pessoas passaram pelo espaço e tiveram acesso às informações sobre turismo receptivo da capital por meio de folhetos com QR CODE do aplicativo Turismo Cuiabá, mapa atualizado com 20 pontos estratégicos, informações sobre cultura, gastronomia, espaços públicos como praças e parques, além do calendário oficial de eventos destacados nos vídeos institucionais da prefeitura.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Após obra da intervenção do Estado na saúde, parte do teto da USF Campo Velho desaba e água ‘escorre’ do forro da unidade do Jardim Imperial

Publicado

em

Por

Na tarde desta sexta-feira (08), o teto da sala de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Velho desabou devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. A UBS havia sido reformada no ano passado durante a intervenção do governo estadual na saúde municipal. O incidente ocorreu durante o horário de funcionamento da unidade, mas, por sorte, não havia pacientes ou funcionários na sala no momento da queda. Segundo relatos dos funcionários, o barulho do desabamento foi extremamente alto, o que causou alarme entre os presentes.

Outro problema estrutural foi observado na UBS Imperial 2, também reformada pela mesma intervenção estadual. Durante as chuvas de hoje, os funcionários notaram um vazamento intenso na sala de odontologia da unidade, onde o gesso do teto já apresenta sinais visíveis de infiltração. “O material, quando exposto à umidade, pode encharcar e aumentar de peso, correndo o risco de ceder, o que representa uma ameaça à segurança dos frequentadores e trabalhadores da unidade”, explicou José Ricardo Santana, secretário adjunto da Atenção Básica.

De acordo com o secretário adjunto, ambas as obras ainda estão no prazo de garantia, e o município irá solicitar que a empresa responsável realize os reparos necessários o mais breve possível.

Cabe lembrar que, durante o período de intervenção, o Conselho Municipal de Saúde realizou vistorias nas reformas e identificou uma série de irregularidades que deveriam ter sido corrigidas antes da entrega das unidades. Contudo, os problemas persistem e geram preocupação entre funcionários e a população atendida, que esperava que as reformas trouxessem melhorias e segurança nas unidades básicas de saúde.

A intervenção estadual na saúde do município durou de março a dezembro de 2023. Após retomar a gestão da saúde, em 2024, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde realizou um diagnóstico situacional onde constava todas as irregularidades encontradas nas obras realizadas pela intervenção, que foram denunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora