Connect with us

Cuiabá

Secretária de Turismo participa de apresentação dos resultados da FIT Pantanal 2023

Publicado

em

A secretária de Turismo de Cuiabá, Nilza Taques, participou nesta sexta-feira (12) da apresentação dos resultados da 30ª Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT) Pantanal 2023, realizada entre os dias 4 e 7 de maio no Centro de Eventos do Pantanal. A Prefeitura de Cuiabá, por meio das secretarias de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, participou do evento com a apresentação de um estande que divulgou os atrativos turísticos da cidade.

Representando o prefeito Emanuel Pinheiro em um café da manhã com a imprensa, a secretária de Turismo comentou sobre os benefícios para o turismo da capital com a realização da FIT Pantanal. “Foi muito exitosa a nossa participação no evento. Foram cinco anos sem a FIT e isso fez muita falta ao setor. O modelo atual do evento gerou grandes oportunidades e não se restringiu somente ao turismo, mas também deu destaque à agricultura familiar e quilombolas. Quero destacar aqui que a FIT possibilitou a apresentação de todas as belezas da capital, além do aplicativo do Turismo Cuiabá, que disponibiliza informações sobre rotas para visitações não somente em Cuiabá, mas também em outros municípios que já aderiram ao aplicativo. É muito importante esse evento para que o setor mais afetado na pandemia volte a gerar mais emprego e renda nas cidades de Mato Grosso”, concluiu ela.

A FIT Pantanal 2023 é realizada pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IPF-MT e governo do estado. Conforme a Fecomércio, foram 211 expositores, entre eles Bolívia, Paraguai e Peru, e uma extensa programação com quase 70 atividades, como palestras, oficinas, rodadas de negócios, painéis, mesas-redondas e 20 apresentações culturais.

O presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, agradeceu e citou a importância da parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e a Federação do Comércio para impulsionar o setor em diversas áreas. “Queremos agradecer a parceria com a Prefeitura de Cuiabá e com o prefeito Emanuel Pinheiro, que é sempre solícito com os eventos e com o setor, trazendo lazer para a cuiabania e para a Baixada Cuiabana”, disse.

O evento de fomento ao turismo deixou de ser realizado por um período de cinco anos. Neste ano, mais de 50 mil pessoas prestigiaram o evento em quatro dias. A FIT Pantanal é o mais importante evento de fomento ao turismo no estado. Essa edição celebrou 30 anos e promoveu o turismo receptivo da capital por meio de encontros profissionais, associativos, institucionais, contatos e relacionamentos corporativos promocionais, técnicos, científicos, sociais e comerciais, bem como transações de compra e venda de produtos e serviços, divulgação institucional e estratégias de marketing com o objetivo de promover o turismo.

Durante esses quatro dias, foi possível promover o movimento e a valorização econômica da cadeia produtiva do turismo no estado, aumentar o fluxo de turistas internos e aumentar a visibilidade do turismo do estado em âmbito nacional e internacional. Houve divulgação do potencial turístico do estado, com suas belezas naturais e manifestações culturais, apresentação de destinos turísticos para fortalecer a atividade turística em períodos de sazonalidade e apresentação de cases para promover a comercialização de produtos e serviços turísticos de Mato Grosso.

A Secretaria de Turismo também marcou presença com o CAT Móvel na área externa, e cerca de 500 pessoas passaram pelo espaço e tiveram acesso às informações sobre turismo receptivo da capital por meio de folhetos com QR CODE do aplicativo Turismo Cuiabá, mapa atualizado com 20 pontos estratégicos, informações sobre cultura, gastronomia, espaços públicos como praças e parques, além do calendário oficial de eventos destacados nos vídeos institucionais da prefeitura.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora