Connect with us

Diamantino

Secretaria de Saúde realiza Dia “D” de Multivacinação em crianças menores de 15 anos.

Publicado

em

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu hoje (16.09), o dia “D” da Campanha de Multivacinação para crianças menores de 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias). Os atendimentos iniciaram às 8h em todas as unidades de Estratégias de Saúde da Família (ESF) do município e seguem até às 16h.

De acordo com a técnica de Enfermagem da Vigilância Epidemiológica, Poliana Santos, os atendimentos são realizados nas unidades de saúde: Bairro da Ponte; Pedregal; Buriti; Central; Bom Jesus; Pé Branco e Jardim Alvorada e o menor precisa estar acompanhado do responsável portando a carteirinha de vacinação e cartão do SUS.

A técnica ainda comentou sobre o objetivo da campanha e a preocupação da gestão em realizar a ação.

“Preocupados que doenças preveníveis possam afetar essa faixa etária, a gestão que tem o olhar voltado aos cuidados dos nossos pequenos, está realizando esse dia especial com horário estendido. A Campanha de Multivacinação é muito importante, por isso reforçamos que a população participe da ação para atualizar a caderneta de vacinação e contribuir para preservar a saúde das nossas crianças.”

Poliana Santos destacou as estratégias que foram tomadas para acolher os pequenos nesse momento especial.

“Sabemos que algumas crianças podem ter receio ao receber a dose da vacina, então preparamos nossas equipes, trouxemos o Zé e a Maria Gotinha e os espaços para recebê-las de forma mais lúdica, com pinturas, balões, pipocas, brincadeiras e doces.”

A moradora do Bairro Pedregal, Bianca Almeida, 18 anos, levou sua filha, Ana Gabrielly, de 2 anos, para vacinar e avaliou a ação e o cuidado que as equipes tiveram ao recebê-las.

“Fico muito feliz de ver o cuidado que a prefeitura teve em realizar o dia “D” de Multivacinação, pois é muito importante manter as vacinas atualizadas para a saúde dos nossos filhos, fui muito bem recebida, minha filha nem se fala, além da rapidez no atendimento. Sou grata a atenção que foi dada a nós responsáveis, para a ação ser realizada no sábado e assim posso realizar meus compromissos durante a semana sem deixar de priorizar a saúde da minha pequena.”

O pequeno morador do Bairro da Ponte, Kaiky Henrick, de 13 anos, compartilhou sua experiência na ação.

“eu achei muito legal, uma tia está pintando cabelo, minha mãe veio comigo aqui na unidade de saúde do meu bairro e tomei duas vacinas”

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a Campanha de Multivacinação iniciou na segunda-feira (11.09) em todas as unidades de saúde e a criança menor de 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias) que não pôde participar do dia “D”, ainda poderá se imunizar até o dia 23 setembro, no horário de atendimento da ESF do bairro em que reside acompanhada do responsável sem precisar agendar horário.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo

Diamantino

Saúde de Diamantino é uma das três do Brasil contempladas pelo PIE

Publicado

em

Por

Uma equipe do Hospital Sírio Libanês deu início, na manhã desta segunda-feira (18-11), a implementação do projeto de Apoio à Institucionalização de Políticas Informadas por Evidências – PIE no SUS em Diamantino. A Secretaria de Saúde do município foi uma das três do Brasil contempladas pelo projeto entre 80 municípios inscritos, sendo a única de Mato Grosso.

O titular da pasta, Itamar Bonfim, conta que a reunião dá início a este projeto inédito e de suma importância para Diamantino. “O município seguirá, até 2026, trabalhando ações e projetos baseados e informados por evidência”, disse o secretário, informando ainda que serão indicados 10 profissionais do SUS para receberem capacitação pelo Sírio Libanês.

“O projeto vem para somar, haja visto que a Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino trabalha muito com planejamento e esta parceria será um sucesso, sem sombra de dúvida”, completou o gestor.

Fernanda Carrer, especialista de campo do Sírio Libanês no projeto ESPIA e professora da USP, explicou que se trata de um projeto que realizando juntamente com o Ministério da Saúde e que quer promover o uso das melhores evidências disponíveis para formulação de políticas públicas.

“A partir de agora viremos sempre aqui com a equipe do hospital para ajudar a cidade a melhorar ainda mais as políticas públicas de saúde”, pontuou a especialista, ressaltando que o uso de pesquisa, evidências, da ciência, podem ser um grande diferencial na oferta de melhores serviços, de políticas públicas para os cidadãos.

Durante a reunião, Fernanda Carrer enalteceu o alinhamento entre as equipes de transição do atual e do próximo governo municipal. “Isso mostra que estão no caminho certo para dar continuidade às boas práticas e incrementar novas políticas para a cidade.

*Sobre o projeto*

No Brasil, as PIE têm evoluído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) sob a liderança do Ministério da Saúde, especialmente pela expansão e consolidação da Rede de Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Brasil), institucionalizada em 2010, com o objetivo de apoiar a implementação de mecanismos e ferramentas de Tradução do Conhecimento (TC) para políticas de saúde no Brasil.

EVIPNet Brasil integra-se à EVIPNet Global, liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que coordena globalmente a articulação entre os componentes regionais e nacionais da rede.

As Políticas Informadas por Evidências dizem respeito ao uso sistemático, transparente e equitativo das evidências para informar a tomada de decisão e a deliberação pública sobre temas e problemas prioritários de saúde pública, visando a melhores resultados em saúde para a população.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora