Connect with us

Cuiabá

Secretaria de Saúde apresenta relatório do terceiro quadrimestre de 2023 na Câmara de Vereadores

Publicado

em

A equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde – SMS apresentou, nesta sexta-feira (12) na Câmara Municipal, o relatório da pasta referente ao terceiro quadrimestre de 2023 (setembro a dezembro), seguindo a Lei complementar nº 141/2012, que determina que o gestor do Sistema Único de Saúde – SUS apresente as informações referentes à produção, despesas, oferta de serviços na rede assistencial à saúde pública. Este relatório foi produzido pelo Gabinete de Intervenção do Estado, que era responsável pela gestão da saúde municipal na época.

A apresentação foi conduzida pela assessora de Planejamento Nilva Maria Fernandes de Campos, que demonstrou os indicadores alcançados durante os últimos quatro meses do ano passado. Entre os dados apresentados, ela destacou preocupação em relação aos percentuais de cobertura vacinal. “Precisamos muito da ajuda de todos sobre esse assunto. Antigamente tínhamos índices de vacinação que chegavam a 110% e até mesmo a 150%. Nos últimos anos não temos conseguido alcançar as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde. A Tríplice Viral, por exemplo, está com 72,99% de cobertura de primeira dose e apenas 19,72% de segunda dose. Percebemos que as gerações mais jovens são resistentes às vacinas e essa é uma mentalidade que precisamos mudar. Precisamos ampliar o diálogo e conscientizar a todos sobre a importância da vacinação. Esta é uma questão de saúde pública que afeta a todos nós”, alertou.

Os dados apresentados apontam que as principais causas de morbidade (incidência de doenças) da população residente em Cuiabá em 2023 estão relacionadas às lesões por envenenamento (12,35%), aparelho digestivo (11,5%), neoplasias (7,53%), aparelho circulatório (7,04%), aparelho respiratório (6,16%) e algumas doenças infecciosas e parasitárias (5,95%). Com relação às principais causas de óbitos de residentes ocorridas em 2023, o primeiro lugar ficou com as doenças do aparelho circulatório, em segundo as neoplasias, na terceira posição as causas externas, na quarta causa as doenças do aparelho respiratório e na quinta posição as doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas.

O secretário municipal de Saúde, Deiver Teixeira agradeceu toda a equipe da Secretaria de Saúde pelo incansável trabalho realizado. “Gostaria de expressar meu profundo agradecimento a toda a equipe da Secretaria de Saúde, tanto aos presentes nesta reunião quanto a todos os outros que dedicam seus esforços em prol da saúde da nossa população. Importante ressaltar que este trabalho é uma continuidade de esforços iniciados há anos e que vem sendo desenvolvido ao longo do tempo. Há uma década, enfrentávamos uma realidade diferente, com hospitais sobrecarregados e uma oferta limitada de vagas. Embora tenhamos progredido, reconhecemos que ainda há indicadores a serem aprimorados. Este é um processo contínuo de cuidado e aprimoramento, onde precisamos atentar para cada detalhe e utilizar relatórios como este para avaliar nosso progresso. Devemos valorizar nossos servidores, que realizam milhões de atendimentos e salvam vidas diariamente. Apesar dos desafios e problemas que ocasionalmente surgem, não podemos subestimar o impacto positivo dessas ações. Os profissionais de saúde demonstram um comprometimento exemplar, que merece ser reconhecido e valorizado”, ressaltou.

Em relação às críticas que a Secretaria Municipal de Saúde sofre diariamente devido ao passivo financeiro, titular da pasta da Saúde revelou que solicitou ao contador da SMS que realizasse um estudo completo sobre as dívidas da Secretaria. Foram analisados todos os processos desde 2019 até 2023, antes da intervenção. “Quando a intervenção entrou, a SMS tinha uma dívida de 80 milhões de reais. Quando a Prefeitura assumiu a Secretaria de Saúde pós intervenção, a dívida estava em 242 milhões. É preciso ressaltar que saúde se faz com recursos financeiros e recebemos a Secretaria com uma dívida muito alta. Por isso o prefeito Emanuel Pinheiro entrou com o decreto de Calamidade Pública, através do qual vamos receber recursos do Ministério da Saúde para a saúde pública de Cuiabá. Também vamos receber emendas dos deputados federais Emanuelzinho, Abílio e Coronel Fernanda, aos quais aproveito para agradecer”, comentou o secretário.

O secretário finalizou sua fala agradecendo a oportunidade e falando sobre o trabalho que está sendo desenvolvido na saúde de Cuiabá. “Estamos empenhados em fortalecer continuamente nosso sistema de saúde para garantir um melhor atendimento ao nosso povo. É importante ressaltar que estamos progredindo significativamente na ampliação da cobertura da Atenção Básica em Cuiabá. Atualmente, temos uma cobertura de 52%, e nos próximos meses, vamos elevar esse número para 85%. Esse avanço será um grande benefício para nossa população, proporcionando acesso a serviços essenciais de saúde”, revelou.

Teixeira pediu ainda para registrar oficialmente que todas as pessoas responsáveis pela gestão anterior foram convidadas para participarem da sessão, no entanto nenhum representante compareceu, o que configura um descumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

CRO-MT e Sinodonto homenageiam gestão Emanuel Pinheiro por melhorias de 550% em investimentos voltados a saúde bucal de Cuiabá

Publicado

em

Por

O Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT) e o Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso (Sinodonto-MT) homenagearam a atual gestão da Prefeitura de Cuiabá, representada pelo prefeito Emanuel Pinheiro, em virtude das melhorias nos investimentos na saúde bucal municipal. Ao longo de 7 anos, houve uma ampliação de 550% nas equipes responsáveis pelo atendimento odontológico na capital mato-grossense. Como destaque pela atuação, o prefeito recebeu duas placas de agradecimento à saúde e pelo bem-estar da população.

Ao comentar sobre as melhorias no setor odontológico da capital, a presidente do CRO, Wânia Dantas, aproveitou para agradecer pela implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da categoria em Cuiabá.

“Hoje nós estamos aqui com uma imensa alegria para prestar esse agradecimento, porque nada disso seria possível sem a boa vontade da atual gestão em ouvir nossas demandas e se dispor a resolvê-las. Não estaríamos aqui agora, com o CRO, o Sinodonto e os servidores, sem esse compromisso. Então, prefeito, eu não tenho palavras para descrever todo seu empenho em busca da valorização dos cirurgiões-dentistas no nosso município. Eu sentava com ele e, em questão de 30 minutos, ele já havia ligado para a secretária de Gestão, Ellaine Mendes, para o secretário de Governo, Júnior Leite, e para o secretário de Saúde, Deiver Teixeira. A gente via mesmo o empenho dele em ajudar a categoria”, disse Wânia.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde, em consonância com a Secretaria Adjunta de Atenção Primária, apontam que, até o início de 2017, havia apenas 10 equipes de saúde bucal (ESB) atuando na Estratégia Saúde da Família no município. Além disso, eram apenas sete Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e três Clínicas Odontológicas (COs).

Foi na atual gestão, com a ampliação das ESBs, que o número de atendimentos na Atenção Primária à Saúde (registrados no Sistema E-SUS APS) saltou de 7.118 atendimentos em 2016 para uma média de 77.000 atendimentos odontológicos individuais realizados pelas ESBs. Os números representam uma significativa ampliação de 550%.

“Sabemos que nada disso seria possível sem a valorização profissional dos nossos trabalhadores. Este é um marco da sua gestão. Desde o início, o senhor sempre destacou a importância de valorizar os profissionais. A odontologia aguardava ansiosamente por esse momento de reconhecimento, e, graças a Deus, tivemos portas abertas com o senhor, especialmente nos últimos anos e, mais ainda, desde o começo deste ano. Nas diversas reuniões que tivemos no Palácio Alencastro, sempre frisei a desvalorização que os dentistas sentiam em sua atuação profissional. Ao final do seu mandato, o senhor deixa para nós um legado de valorização, reconhecimento e reparação das injustiças que sofremos”, destacou o presidente do Sinodonto, Leandro Arruda.

Atualmente, o município conta com 114 equipes de Saúde da Família atuando nas unidades de saúde de Cuiabá. Apesar disso, o secretário-adjunto de Atenção Primária, José Ricardo Amorim Santana, destacou que, até o fim da gestão, outras 89 devem ‘entrar em campo’.

“Foi feito um projeto e, graças ao apoio do deputado federal Emanuelzinho, foi aprovado junto ao Governo Federal a ampliação de 89 equipes. Isso é inédito, nunca vimos algo parecido antes e eu só tenho a agradecer. Pensar que inicialmente tínhamos 72 equipes e que, até o final do ano, esse número chegará a 191 equipes de Saúde da Família em Cuiabá, é realmente surpreendente”, afirmou.

Diante da honraria, o prefeito Emanuel Pinheiro prestou agradecimentos aos servidores presentes e afirmou que os números apenas reforçam todo o trabalho e comprometimento com a saúde pública de Cuiabá, realizados ao longo dos últimos sete anos.

“Eu fico muito feliz em estar aqui hoje vendo tantos avanços na nossa saúde e me sinto honrado em saber que pude contribuir com isso de alguma forma. Esses números são o verdadeiro reflexo dos avanços da saúde pública na capital, especialmente no que diz respeito à saúde bucal. Hoje em dia, infelizmente, vendem a ideia de que Cuiabá está um caos, afundada em dívidas e que nada acontece. Mas esses números estão aqui justamente para isso, para mostrar que o serviço público funciona na nossa capital. Além disso, eu sou o único gestor da história dessa cidade, com dois mandatos, que nunca enfrentou uma greve no serviço público municipal, justamente por conseguir dialogar, por ser o único gestor que ouve as necessidades dos nossos servidores sem que eles precisem parar suas atividades. E eu estou aqui hoje, recebendo essa honraria e esses números, carregado de orgulho”, reiterou.

Além da ampliação das Equipes de Saúde Bucal, a Secretaria Adjunta de Atenção Primária também realizou outras importantes ações ao longo da gestão Emanuel Pinheiro. Entre elas:

  1. Conclusão da reforma e inauguração da Unidade de Saúde da Família do CPA IV com dois consultórios odontológicos completos.
  2. Entrega de unidades novas (USF Parque Ohara, USF Jockey Club, USF Santa Teresinha, USF Ilza Picolli, Nico Baracat, Jardim Imperial, Dr. Fábio, São João Del Rey, Ouro Fino, todas Porte III), todas com consultórios odontológicos e retomada das obras do Jardim Passaredo, impactando diretamente no aumento da cobertura de atenção primária do município, chegando acima dos 70%, outrora em 42%.
  3. Entrega iminente de uma nova Unidade de Saúde da Família no bairro Jardim Eldorado com um consultório odontológico.
  4. Elaboração de processos licitatórios para aquisição de materiais permanentes e equipamentos.
  5. Compra de motores endodônticos para o preparo mecanizado do canal radicular, sendo fundamental para agilidade dos procedimentos, mais conforto para o paciente, otimização do trabalho do profissional e redução dos insucessos dos tratamentos.
  6. Solicitação de credenciamento de novas equipes de saúde bucal, para ampliação da cobertura da APS no município de Cuiabá.
  7. Revitalização dos consultórios odontológicos e Centros de Especialidades Odontológicas: pintura, instalação de aparelhos de ar-condicionado, troca de fiação, manutenção hidráulica, etc.
  8. Fortalecimento do componente de vínculo e acompanhamento territorial das famílias.
  9. Abertura de processo seletivo para contratação de cirurgiões-dentistas especialistas bucomaxilofacial, periodontista, endodontista, protesista, ortodontista e odontopediatra nas unidades da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Adjunta de Atenção Primária, Centros de Especialidades Odontológicas e Clínicas Odontológicas (CEO/CO). Convocação já realizada (julho/2024).
  10. Implantação do aplicativo de Tele-Estomatologia (CEO, CO, ESB e UPA) para direcionamento de alterações em cavidade bucal.
  11. Elaboração de manual instrutivo para uso do SISREG.
  12. Continuidade das ações de saúde bucal pelo Programa Saúde na Escola (PSE).
  13. Adesão à Portaria SAPS/MS Nº 40, de 28 de junho de 2024, para fortalecimento de ações de saúde bucal no PSE.
  14. Utilização da verba do Fundo Nacional de Saúde para aquisição de computadores para informatização dos CEOs (Planalto, Verdão, Jardim Vitória e Osmar Cabral).
  15. Contratualização do serviço de radiologia odontológica para oferta de exame de raio-X panorâmico, além do processo de aquisição do equipamento de raio-X panorâmico para execução do exame pelo município.
  16. Solicitação de adesão de ata para compra de 30 cadeiras odontológicas.
  17. Solicitação de credenciamento de laboratório de prótese dentária.
  18. Solicitação de credenciamento para contrato de laboratório de radiologia.
  19. Licitação para manutenção de equipamentos odontológicos.
  20. Licitação para compra de equipamentos odontológicos.
  21. Licitação para contrato de laboratório de biópsia oral.
  22. Licitação através do Consórcio CISVARC para aquisição de instrumentais.
  23. Licitação para compra de insumos odontológicos através do CISVARC.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora