Connect with us

Cuiabá

Secretária de Educação reúne diretores escolares no novo Centro de Formação da Escola Cuiabana

Publicado

em

As aulas nas unidades da rede pública municipal de educação de Cuiabá iniciarão no dia 5 de fevereiro, mas a largada para o ano letivo de 2024 foi dada na manhã desta quinta-feira (18). A Secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, reuniu os diretores das 170 unidades educacionais da capital no novo Centro de Formação da Escola Cuiabana (CFEC), espaço que abrigará, a partir de agora, as formações continuadas dos cerca de 9 mil profissionais da educação.

Na reunião de trabalho, o primeiro evento da Semana Pedagógica da Escola Cuiabana, Edilene Machado saudou os novos gestores e falou sobre as ações prioritárias para a Educação no último ano da gestão Emanuel Pinheiro.

O objetivo da reunião gerencial foi debater e tirar dúvidas sobre questões ligadas à gestão e administração das unidades educacionais, processos internos de gestão e legislação, prestação de contas, manutenção física, planejamento, projetos e metas.

A secretaria ressaltou a importância da Semana Pedagógica da Escola Cuiabana para a formação continuada dos profissionais e o alinhamento das ações, destacando o trabalho das equipes gestoras para a inclusão, humanização e qualidade do ensino. “Este ano estaremos fortalecendo ações direcionadas ao pedagógico, à melhoria da estrutura física das unidades, especialmente as relacionadas ao Programa Climatizar é Humanizar, por meio do qual temos como meta finalizar o ano com 100% das salas de aulas climatizadas e a valorização dos profissionais, além de outras medidas que implicam na melhoria da qualidade de ensino e proficiência dos nossos estudantes”, disse ela.

Durante o evento, Edilene Machado destacou as ações da atual gestão do Município, voltadas à valorização dos profissionais da educação. “Na gestão do Prefeito Emanuel Pinheiro, entre RGA e ganho real, incluindo os valores já implementados que serão pagos em março, os servidores da educação receberam 49% a mais nos seus salários. Sabemos a diferença que isso representa para os profissionais e esse reconhecimento é devolvido com trabalho, dedicação e comprometimento e que estão transformando a educação cuiabana”, disse a Secretária.

Programação:

No período da tarde, no Centro de Formação da Escola Cuiabana (CFEC), a reunião será com os Coordenadores Pedagógicos que atendem o Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) com a abordagem de temas como a Prova Cuiabá; Gestão do Tempo Rotina e Progressão da Aprendizagem: estratégias para assegurar a aprendizagem dos estudantes e Gestão do Tempo no Fluxo da Orientação do Planejamento, a partir das 14h.

No Auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação, também das 14h com os Coordenadores Pedagógicos da Unidade Educacionais que atendem somente a 1ª Infância o tema será a Gestão Pedagógica na Rotina da Educação Infantil: práticas que potencializam as aprendizagens das crianças.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Após obra da intervenção do Estado na saúde, parte do teto da USF Campo Velho desaba e água ‘escorre’ do forro da unidade do Jardim Imperial

Publicado

em

Por

Na tarde desta sexta-feira (08), o teto da sala de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Velho desabou devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. A UBS havia sido reformada no ano passado durante a intervenção do governo estadual na saúde municipal. O incidente ocorreu durante o horário de funcionamento da unidade, mas, por sorte, não havia pacientes ou funcionários na sala no momento da queda. Segundo relatos dos funcionários, o barulho do desabamento foi extremamente alto, o que causou alarme entre os presentes.

Outro problema estrutural foi observado na UBS Imperial 2, também reformada pela mesma intervenção estadual. Durante as chuvas de hoje, os funcionários notaram um vazamento intenso na sala de odontologia da unidade, onde o gesso do teto já apresenta sinais visíveis de infiltração. “O material, quando exposto à umidade, pode encharcar e aumentar de peso, correndo o risco de ceder, o que representa uma ameaça à segurança dos frequentadores e trabalhadores da unidade”, explicou José Ricardo Santana, secretário adjunto da Atenção Básica.

De acordo com o secretário adjunto, ambas as obras ainda estão no prazo de garantia, e o município irá solicitar que a empresa responsável realize os reparos necessários o mais breve possível.

Cabe lembrar que, durante o período de intervenção, o Conselho Municipal de Saúde realizou vistorias nas reformas e identificou uma série de irregularidades que deveriam ter sido corrigidas antes da entrega das unidades. Contudo, os problemas persistem e geram preocupação entre funcionários e a população atendida, que esperava que as reformas trouxessem melhorias e segurança nas unidades básicas de saúde.

A intervenção estadual na saúde do município durou de março a dezembro de 2023. Após retomar a gestão da saúde, em 2024, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde realizou um diagnóstico situacional onde constava todas as irregularidades encontradas nas obras realizadas pela intervenção, que foram denunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora