Connect with us

Diamantino

Secretaria de Educação e UFMT discutem criação de projeto inédito para formação de professores em escolas do campo em Diamantino

Publicado

em

O secretário municipal de Educação, Rodrigo Rocha, participou neste mês de novembro de uma reunião junto à Diretoria do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (IE/UFMT). O tema foi a criação de uma formação específica e aplicada para professores e servidores das escolas do campo de Diamantino. Ainda em discussão, a formação teria o objetivo de complementar as atividades desenvolvidas no município pelo projeto Gemte.

Em Diamantino, o projeto Gemte, fruto de uma parceria entre Governo do Estado de Mato Grosso e Prefeitura Municipal de Diamantino, por meio da Secretaria de Educação, trabalha os eixos de educação infantil e alfabetização, ensino fundamental e equidade/diversidade, valorização dos servidores, tecnologia na educação, infraestrutura escolar e gestão para resultado, por meio dos assessores pedagógicos municipais.

Dentro do eixo de diversidade, coordenado pela assessora pedagógica de Projetos, Carla Adriana Rossi, a educação do campo ganha destaque através do projeto “Diversidade e Equidade: A inclusão na escola do campo”.

“O propósito é trabalhar a alteração e adequação PPP da escola rural de acordo com a realidade do estudante no campo. Queremos que a formação aplicada pela UFMT dentro do projeto aborde a vivência de uma vida campo dentro da escola, dentro da sala de aula. Isso possibilita maneiras mais adequadas de trabalhar o desenvolvimento educacional da criança, respeitando sua realidade”, destacou a assessora.

O secretário de Educação, Rodrigo Rocha, falou do empenho da administração municipal em fortalecer parcerias que gerem resultados positivos para a educação em Diamantino.

“Estamos avançando em nossos trabalhos e aumentando o número de parcerias que trarão mais ensinamentos e desenvolvimento para nossas atividades na cidade. Esse projeto com a UFMT, após consolidado, proporcionará uma nova visão sobre como devem ser executadas as atividades nas escolas do campo no município.”

A reunião foi realizada com a diretora do Instituto de Educação (IE-UFMT), Profª Drª Rute Cristina Domingos da Palma e com a coordenadora associada III do Instituto, Profª Nilza Cristina Gomes de Araújo.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo

Diamantino

Alunos da Castorina Sabo vencem a IV Olimpíada de Matemática da Unemat

Publicado

em

Por

Alunos da Escola Municipal Castorina Sabo Mendes conquistam a 1ª e a 2ª colocação na IV Olimpíada de Matemática da Unemat. A premiação foi entregue em cerimônia realizada dia 21 de novembro no auditório da faculdade. A competição reuniu mais de 1600 estudantes de 14 escolas públicas do município e premiou os melhores colocados com certificados, medalhas e brindes.

O evento, coordenado pelo professor Dr. Diego Piasson, da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas do Campus de Barra do Bugres, é uma iniciativa do Programa de Extensão “Olimpíada de Matemática da UNEMAT”. Desde 2016, o programa promove a realização de competições de Matemática em diferentes municípios de Mato Grosso, incentivando o aprendizado e a descoberta de novos talentos na área.

A quarta edição em Diamantino contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e da Diretoria Regional de Educação (DRE), além do envolvimento direto de 35 professores da educação básica e 14 escolas municipais e estaduais de Ensino Fundamental e Médio.

A cerimônia de premiação teve um dispositivo de abertura composto por representantes da Prefeitura, Secretaria Municipal de Educação, Câmara Municipal e DRE, além de diretores escolares e do coordenador da Olimpíada, professor Diego Piasson. Durante as falas, autoridades ressaltaram a importância do projeto para o fortalecimento da educação pública e a construção de parcerias entre instituições como a UNEMAT, as escolas e os órgãos educacionais.

Os estudantes premiados representaram um grande exemplo de dedicação e superação. Para o professor Diego Piasson, a Olímpiada vai além de uma simples competição, “é uma forma de despertar o potencial matemático dos estudantes e fortalecer a educação básica em nosso estado. Ver o engajamento das escolas e o entusiasmo dos alunos é extremamente gratificante.”

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora