Connect with us

Diamantino

Secretaria de Educação e Sicredi promovem mostras pedagógicas do programa “A União Faz a Vida”

Publicado

em

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria de Educação e em parceria com Cooperativa Sicredi Ouro Verde MT, realizaram as mostras pedagógicas do programa “A União Faz a Vida”, no início do mês no Centro de Eventos Juarez de Abreu. As escolas municipais Castorina Sabo Mendes, Elza Martins de Queiroz Oliveira, Bras Maimoni e a Escola Bem Viver (APAE), apresentaram os projetos desenvolvidos com os alunos por meio do programa “A União Faz a Vida”.

A Escola Municipal Castorina Sabo Mendes desenvolveu com os alunos do Pré II ao 5° ano projetos com temas: “Animais do cerrado”; “animais em extinção”; “animais de jardim”; “conservação da biodiversidade do Pantanal”; “pirâmide alimentar”; “semeando valores” e “Coral Pequenos Brilhantes”, entre outras assuntos trabalhados.

Já os alunos da educação Infantil da Escola Municipal Elza Martins de Queiroz Oliveira, sendo pré I e II com o Ensino Fundamental do 1° ao 5° ano, apresentaram o projeto “Meu Bairro Minha Comunidade” com pinturas reproduzindo a escola, miniatura do ESF e o ônibus escolar. Os pequenos também apresentaram o “Jornal dos Alunos” e uma maquete do Bairro Pedregal onde a escola é localizada.

Com o mesmo tema, alunos do 1° ao 5° ano da Escola Municipal de Tempo Integral Brás Maimoni apresentaram os trabalhos: “O Lugar Onde Eu Moro”; “Meu Bairro Tem História”; “Moradores Antigos do Bairro Popino” e um projeto em miniatura do bairro.

Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do 1° ao 3° ano da Escola Bem Viver da APAE, que também é assistido pelo programa, trabalharam com os temas: “Plantas Medicinais”; “Jardinagem”; “Reciclagem”; “Hortaliças” e “Artesanato” inseridos no projeto “Pequenos Grãos, Grandes Frutos”.

Durante a Mostra Pedagógica além dos projetos, as escolas também reuniram alunos para apresentações. A turma Pré II e 5° ano da Escola Elza, apresentaram: “Voa Abelhinha” e “Carimbó – Que Dança é Essa”, da Escola Castorina a turma Pré II A dançou “Os Bichinhos de Jardim” e o 4° ano A se apresentou por meio do “Coral Pequenos Brilhantes”. Os alunos EJA e da APAE apresentaram “Água” e “Siriá”. Encerrando a noite, a Escola Brás Maimoni apresentou o “Coral da Alegria”.

A coordenadora local do programa “A União Faz a Vida”, Ana Augusto, avaliou os dois dias de Mostra Pedagógica e a importância do Programa na formação pedagógica dos alunos que participaram.

“Ver o desenvolvimento dos projetos e as crianças que participaram falando sobre a importância dos temas que elas trabalharam, foi além das nossas expectativas, significa que o professor conseguiu atingir o objetivo do programa. É gratificante poder conhecer os talentos que estão dentro das escolas e aperfeiçoá-los através dos projetos. Colocar a criança como protagonista e estimular o pensamento é tudo o que queremos, principalmente se contamos com o apoio da família e da comunidade”.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Diamantino (CMDCA), Donata Glorinha, comentou sobre a participação do Conselho na Mostra Pedagógica do Programa.

“O Conselho vem acompanhando o Programa há bastante tempo e os impactos positivos que ele causa em nosso município. Foi um prazer apoiar e reforçar um projeto que abraça as crianças, uma vez que já sabemos a importância que o Programa tem”.

Italo Inácio, de 10 anos, aluno do 4º ano A da Escola Municipal Castorina Sabo Mendes contou como foi se apresentar e como se preparou para a Mostra Pedagógica.

“Faço parte do Coral Pequenos Brilhantes e toco o instrumento tantã. Me diverti ao apresentar juntos dos meus amigos da escola. Nossos ensaios aconteceram todas as quintas-feiras com o professor aqui no Centro de Eventos para que hoje saísse tudo bem e saiu!”.

Esteve presente no evento o prefeito, Dr. Manoel Loureiro; o superintendente de Gestão, Edvaldo Carnaúba; a secretária de Educação, Rosilei Carris e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Donata Glorinha. Mais de 400 pessoas participaram da mostra entre servidores, pais e alunos.

Confira as fotos completa do evento clicando aqui!

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo

Diamantino

Saúde de Diamantino é uma das três do Brasil contempladas pelo PIE

Publicado

em

Por

Uma equipe do Hospital Sírio Libanês deu início, na manhã desta segunda-feira (18-11), a implementação do projeto de Apoio à Institucionalização de Políticas Informadas por Evidências – PIE no SUS em Diamantino. A Secretaria de Saúde do município foi uma das três do Brasil contempladas pelo projeto entre 80 municípios inscritos, sendo a única de Mato Grosso.

O titular da pasta, Itamar Bonfim, conta que a reunião dá início a este projeto inédito e de suma importância para Diamantino. “O município seguirá, até 2026, trabalhando ações e projetos baseados e informados por evidência”, disse o secretário, informando ainda que serão indicados 10 profissionais do SUS para receberem capacitação pelo Sírio Libanês.

“O projeto vem para somar, haja visto que a Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino trabalha muito com planejamento e esta parceria será um sucesso, sem sombra de dúvida”, completou o gestor.

Fernanda Carrer, especialista de campo do Sírio Libanês no projeto ESPIA e professora da USP, explicou que se trata de um projeto que realizando juntamente com o Ministério da Saúde e que quer promover o uso das melhores evidências disponíveis para formulação de políticas públicas.

“A partir de agora viremos sempre aqui com a equipe do hospital para ajudar a cidade a melhorar ainda mais as políticas públicas de saúde”, pontuou a especialista, ressaltando que o uso de pesquisa, evidências, da ciência, podem ser um grande diferencial na oferta de melhores serviços, de políticas públicas para os cidadãos.

Durante a reunião, Fernanda Carrer enalteceu o alinhamento entre as equipes de transição do atual e do próximo governo municipal. “Isso mostra que estão no caminho certo para dar continuidade às boas práticas e incrementar novas políticas para a cidade.

*Sobre o projeto*

No Brasil, as PIE têm evoluído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) sob a liderança do Ministério da Saúde, especialmente pela expansão e consolidação da Rede de Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Brasil), institucionalizada em 2010, com o objetivo de apoiar a implementação de mecanismos e ferramentas de Tradução do Conhecimento (TC) para políticas de saúde no Brasil.

EVIPNet Brasil integra-se à EVIPNet Global, liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que coordena globalmente a articulação entre os componentes regionais e nacionais da rede.

As Políticas Informadas por Evidências dizem respeito ao uso sistemático, transparente e equitativo das evidências para informar a tomada de decisão e a deliberação pública sobre temas e problemas prioritários de saúde pública, visando a melhores resultados em saúde para a população.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora