A Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Educação, organiza calendário com datas definidas para realização de círculos de Construção de paz nas escolas. Ao todo, 06 facilitadoras atuam nos “Círculos de Construção de Paz”, realizado através do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Sorriso (Cejusc), por meio da Justiça Restaurativa do Poder Judiciário de Mato Grosso.
A iniciativa utiliza a metodologia dos círculos de paz para dar voz aos participantes, proporcionar a igualdade, resgatar a cultura do diálogo e da pacificação social, fazendo o uso da conscientização das novas gerações. Atualmente, a rede municipal de ensino conta com seis facilitadoras fixas, professoras atribuídas especificamente para esta função, que atendem cerca de 5 mil alunos dos 4º, 5º e 6º anos, a cada dois meses.
Os encontros com círculos de paz iniciaram em 2024 nas escolas Papa João Paulo II e São Domingos e, no decorrer do ano, seguem para as demais unidades. Segundo a secretária de Educação, Lúcia Drechsler, essa ferramenta beneficiará em média 18 mil alunos matriculados no Município, visando conter conflitos entre crianças e jovens, como bullying, agressão verbal, física, preconceito e outras problemáticas do cotidiano no ambiente de ensino, proporcionando ambientes mais harmoniosos e resilientes, que perpassam, sobretudo, ao ambiente familiar.
“O círculo de construção de paz é uma ferramenta que visa cultivar ambientes de aprendizagem onde o respeito mútuo e o entendimento florescem. Por meio de dinâmicas interativas, momentos de fala, escuta e discussões enriquecedoras, os participantes aprendem sobre o diálogo, empatia, amizade e respeito, melhorando assim o ambiente da sala de aula e a aprendizagem”, destacou Lúcia.
O programa iniciou em Sorriso em meados de 2023, com a criação da Lei n.º 3.366/2023 e passou a fazer parte do calendário de ações da SEMED. Para 2024, estão previstos cerca de 1800 círculos de construção de paz na Rede Municipal de Ensino, e o objetivo é o enraizamento desta Política Pública, para a criação de uma cultura pacífica, beneficiando cada vez mais estudantes.
“A sociedade de Sorriso certamente restará ainda mais fortalecida com este significativo avanço na execução do programa municipal de paz nas escolas, o qual se vale da metodologia dos círculos para promover os valores da solidariedade, compreensão, cooperação, empatia e dignidade! O Poder Judiciário acredita e por isso fomenta e instiga tais práticas, visando a consolidação de um ambiente escolar cada dia mais civilizado e seguro! Parabéns à administração municipal por promover tal marco para nossa comarca!” Destaca Dr. Anderson Candiotto, juiz coordenador do CEJUSC.
Confira o calendário anual de Círculos de Construção de Paz na Rede Municipal de Ensino.
https://site.sorriso.mt.gov.br/servico/182/circulo-de-construcao-de-paz