Connect with us

Cuiabá

Secretaria de Educação apresenta diretrizes da terceira edição do ‘Projeto Sem Plateia Não Tem Bullying’

Publicado

em

A Secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, apresentou nesta sexta-feira (5) as diretrizes do Projeto Sem Plateia Não Tem Bullying, edição 2024. O evento, realizado no Auditório Maestro China da Secretaria Municipal de Educação, reuniu diretores e coordenadores pedagógicos de sete unidades educacionais, representando a rede pública municipal, profissionais da sede, parceiros e convidados.

Criado em 2019 de forma pioneira pela Secretaria Municipal de Educação junto com a rede pública municipal de Cuiabá, o projeto tem como objetivo fortalecer o movimento de ação-reflexão-mediação na prevenção e combate ao bullying e ao ciberbullying, nas 170 unidades que integram a rede.

Durante a apresentação, a secretária agradeceu a presença e o apoio dos parceiros, destacou o importante papel da educação no acolhimento e escuta das crianças, no combate a todas as formas de violência e lembrou o pioneirismo da rede. Hoje a Lei 14.811/2024, acrescentou o artigo 146-A ao Código Penal, tipificando o bullying como crime. “A violência reflete nas crianças e interfere no processo de aprendizagem e no emocional dos estudantes. O Projeto Sem Plateia Não Tem Bullying é um alerta a toda a sociedade. Durante os próximos dias teremos momentos formativos para os moderadores e profissionais das unidades, orientação aos pais e a participação dos estudantes”, disse Edilene Machado salientando que o projeto reflete a gestão humanizada do prefeito Emanuel Pinheiro, que se preocupa com as pessoas em especial, aquelas em situação de vulnerabilidade.

A promotora de Justiça, Elisamara Sigles Vodonós Portela, coordenadora do Núcleo de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher parabenizou a iniciativa. “Desejo sucesso a todos. Creio que Cuiabá é um exemplo para todos os municípios do Estado. Espero que os parceiros possam divulgar esse trabalho, levar essa mensagem para que iniciativas como esta possam ser reproduzidas. Combatendo o bullying, a violência teremos menos problemas no futuro. Esse é um trabalho preventivo”, disse a promotora.

Programação

A abertura oficial das atividades do projeto será no dia 12/04, das 14h às 17h, no Hotel Fazenda Mato Grosso com formação para os professores mediadores, equipes gestoras das unidades e parceiros sobre a Lei 14.811/2024 e as estratégias de intervenção para o combate e prevenção do bullying e cyberbullying nos ambientes escolares.

No período de 17 a 26/04, nas unidades educacionais, serão realizados encontros com pais e responsáveis pelos estudantes. Os encontros serão organizados pelas equipes gestoras das unidades e terão caráter formativo com palestras, rodas de conversa e apresentação dos trabalhos produzidos pelos estudantes sobre o tema a fim de incentivar a criação de espaços escolares para a escuta, discussão e orientação.

O dia ‘D’ – ‘Humanização Sim! Bullying e Cyberbullying Não!’ acontecerá no período de 29 de abril a 10 de maio, também nas unidades educacionais, com a realização de oficinas temáticas envolvendo música, teatro, jogos, criação de slogan, produção de vídeos e textos, entre outras manifestações, a fim de envolver a comunidade escolar.

No dia 17 de maio está prevista a realização da 3ª Caminhada Mirim Contra o Bullying, com a participação da comunidade escolar e da sociedade cuiabana, em um movimento de valorização da paz nas escolas.

Participaram do evento a secretária-adjunta de Educação, Débora Marques Vilar e representantes das Comissões de Educação e de Segurança Pública do Tribunal de Contas do Estado, Policia Militar e Secretaria Municipal de Ordem Pública (SORP) – Projeto Anjos da Guarda, Secretarias Municipais de Assistência Social e da Mulher, Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), Conselho Municipal de Educação, Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual- Mães pela Diversidade, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e profissionais da Educação.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora