Connect with us

Cuiabá

Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer apoia evento comemorativo aos 104 anos da Capitania Fluvial de MT

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, da Prefeitura de Cuiabá, apoia o evento comemorativo aos 104 anos da Capitania Fluvial de Mato Grosso (CFMT), que será realizado neste domingo (12), com apresentação musical. A Capitania Fluvial de Mato Grosso (CFMT), Organização Militar, está subordinada ao Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN).

A partir das 19h30, na Praça Santos Dumont, em Cuiabá, a população poderá desfrutar de um momento de lazer ao som do Concerto da Banda da Marinha. O evento é aberto ao público e contará com a presença de autoridades civis e militares.

“Estamos felizes em fazer parte desse momento histórico. A gestão Emanuel Pinheiro apoia eventos dessa natureza, a fim de incentivar que a população participe e conheça as histórias dessas instituições que têm como responsabilidade a segurança da navegação, salvaguarda da vida humana”, declarou o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite.

Programação- Além do dia 12, haverá programação no sábado (11), com apresentação da Banda de Música, a partir das 19h30, no Shopping Estação e No dia 13 (segunda), Cerimônia Militar alusiva aos 104 anos da CFMT, na Avenida Oátomo Canavarros, 850 – Bela Vista.

Missão – A CFMT, com suas Agências Fluviais subordinadas (Cáceres, São Félix do Araguaia e Sinop), atua em ações de inspeção naval; no controle do tráfego aquaviário; na participação de busca e salvamento nos rios do estado, no apoio às atividades de combate à poluição hídrica; e realiza cursos do Ensino Profissional Marítimo, contribuindo para a formação de aquaviários.

Criação – A então Agência Fluvial de Cuiabá, estabelecida em 12 de março de 1919, foi elevada à Delegacia Fluvial de Cuiabá em 2009. Em razão da importância representativa e da intensa e crescente atividade fluvial e náutica esportiva desenvolvida no Estado de Mato Grosso, foi elevada, em 26 de abril 2019, à classificação de Capitania de 3ª Classe, com denominação de Capitania Fluvial de Mato Grosso e, no mesmo ano, à Capitania de 2ª Classe.

**Com informações da Capitania Fluvial de Mato Grosso

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue Lendo
3 Comments

3 Comments

  1. binance Konto erstellen

    janeiro 15, 2024 at 6:34 pm

    I don’t think the title of your article matches the content lol. Just kidding, mainly because I had some doubts after reading the article. https://www.binance.info/de-CH/join?ref=IJFGOAID

  2. sex

    agosto 27, 2024 at 5:48 pm

    Thank you very much for sharing, I learned a lot from your article. Very cool. Thanks.

  3. Registro en Binance

    setembro 15, 2024 at 3:40 pm

    Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me. https://accounts.binance.com/ES_la/register?ref=T7KCZASX

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora