A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde alerta aos criadores de aves sobre a necessidade de cuidados e sintomas de gripe aviária. A orientação é do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), que declarou emergência zoossanitária para prevenir a influenza aviária, baseada na determinação do Ministério da Agricultura e Pecuária.
A intenção é evitar a doença no estado, que atualmente não possui nenhum caso de H5N1. Neste sentido, é importante que o criador fique atento a alguns sinais clínicos como morte súbita e alta mortalidade de aves no lote. É importante observar se ouve queda de produção de ovos, asas caídas, torção de cabeça e pescoço, perda de equilíbrio e, ainda, manchas avermelhadas na crista, tosse e espirros.
É importante destacar que a gripe aviária afeta animais domésticos e silvestres, sendo transmitida por coriza, fezes e fluídos corporais. A indicação é que o produtor, em caso de suspeita da doença, procure o Indea mais próximo, para que um médico veterinário faça a avaliação clínica das aves suspeitas.
Em Lucas do Rio Verde, a unidade do Indea, fica na Avenida Santa Catarina, 192E – Bairro Cidade Nova.
Os órgãos de saúde orientam que a transmissão do vírus da ave para humanos é rara, mas pode ocorrer através do contato direto ou indireto com animais infectados ou ambientes contaminados.
Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT