Connect with us

Cuiabá

Secretaria da Mulher participa do II Fórum Nacional de Gestoras de Políticas para Mulher em Brasília

Publicado

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, participou do II Fórum Nacional de Gestoras de Políticas para Mulheres, realizado na última semana em Brasília.

O encontro, promovido pelo Ministério das Mulheres, reuniu mais de 300 gestoras para troca de experiências e boas práticas na crescente área das mulheres nas instituições públicas.

O empoderamento das mulheres na perspectiva institucional foi uma das temáticas abordadas, com o debate de assuntos relacionados à gestão das políticas, intercâmbio de experiências, participação das mulheres nos espaços de poder e decisão, além do orçamento das políticas para mulheres.

“O desafio aqui é discutir o empoderamento das mulheres. Temos que voltar cheias de poder para o nosso município. Estamos em ano eleitoral. Temos que dizer ao candidato eleito que ele tem de criar a secretaria de mulheres no município, essa tem de ser sua principal pauta”, disse Cida Gonçalves.

A mesa do primeiro dia do Fórum abordou o tema “Ampliando a participação das mulheres nos espaços de poder e decisão”, com a mediação da secretária nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política (SENATP), Carmem Foro.

Segundo a titular da pasta da Mulher, Cely Almeida, a administração do prefeito Emanuel Pinheiro é referência quando o assunto é ‘Mulheres em Cargos de Liderança’, aspecto amplamente debatido em encontros e anseios da causa feminina.

Foram mais de 20 mulheres em cargos de secretária e adjunta desde 2017, sendo que a presença feminina chegou a ser 50% no 1º escalão entre 2020 e 2021.

Cuiabá está à frente de outras capitais e estados brasileiros que direcionam apenas 25% dos cargos de chefia para mulheres. No Governo Federal, nos últimos oito anos, o número foi de pouco mais de 30 mulheres em 188 posições nos ministérios.

“A nossa gestão liderada pelo nosso prefeito e pela primeira-dama Márcia Pinheiro tem essa preocupação de colocar as mulheres em posições de liderança porque ele acredita na competência feminina”, destacou Cely Almeida, secretária da Mulher.

Outros assuntos como orçamento, misoginia, igualdade salarial e violência de gênero permearam os discursos de todas as autoridades presentes, que também destacaram a baixa participação das mulheres em espaços de poder e a violência política que muitas sofrem.

“Quando vamos para fora, é uma oportunidade de verificar se as nossas políticas estão conforme a realidade nacional. Eu fico muito satisfeita porque estamos atendendo à população feminina, principalmente na questão do feminicídio”, pontuou Elis Prates, adjunta da Mulher.

Cuiabá possui ações de referência em todo o país, como o Auxílio aos Órfãos do Feminicídio, o programa de capacitação Qualifica Mulher e o Espaço de Acolhimento da Mulher, que foi o primeiro do Brasil a ser implantado numa unidade de saúde pública.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Primeira-dama Márcia Pinheiro participa de roda de conversa no “Novembro Roxo” para conscientização sobre gestação saudável e prevenção de partos prematuros

Publicado

em

Por

Na última terça-feira (19), a primeira-dama Márcia Pinheiro esteve no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro CPA para participar de uma roda de conversa com mulheres, gestantes e mães sobre a importância de uma gestação saudável e a prevenção de partos prematuros. A atividade integra a programação do “Novembro Roxo”, durante a qual equipes do programa Criança Feliz têm visitado unidades do Cras ao longo do mês, destacando os cuidados necessários durante a gravidez para evitar complicações futuras. Esses encontros são realizados em ambientes acolhedores e informativos, com a presença de especialistas disponíveis para esclarecer dúvidas.

No dia 17 de novembro, foi celebrado o Dia Mundial da Prematuridade, uma data que busca aumentar a conscientização sobre os desafios dos nascimentos prematuros, que afetam cerca de 15 milhões de crianças anualmente.

“Considero essencial esse cuidado voltado às mulheres, mães e gestantes, oferecido pelo programa Criança Feliz, que proporciona todo o suporte necessário para uma gestação saudável. O Criança Feliz não é apenas uma política pública, mas uma expressão concreta do nosso compromisso com o bem-estar e o futuro das famílias cuiabanas. Garantir um atendimento humanizado e o apoio necessário às famílias em situação de vulnerabilidade social é uma responsabilidade que envolve empatia e cuidado, qualidades essenciais para qualquer gestão comprometida com seu povo”, afirmou a primeira-dama Márcia Pinheiro.

As atividades, promovidas pela Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, tiveram início no dia 18 e seguem até o dia 27 de novembro, abrangendo todos os Cras onde o programa é executado.

“Atenção ao pré-natal e o desenvolvimento de hábitos saudáveis durante a gestação são medidas que garantem o pleno desenvolvimento do bebê. O roxo, cor símbolo da campanha, representa sensibilidade e individualidade, características dos bebês prematuros, além de significar transformação e mudança”, explicou Michelle Machado, coordenadora do programa Criança Feliz em Cuiabá.

Nesta quinta-feira (21), a roda de conversa será no Cras Jardim União, às 14h. Na sexta-feira (22), também no período da tarde, o evento atenderá mulheres referenciadas no Cras do bairro Pedregal.

Na próxima semana, as atividades continuarão nos Cras dos bairros Planalto, Pedra 90 e Nova Esperança, nos dias 25, 26 e 27 de novembro, respectivamente, sempre a partir das 14h, com palestras e rodas de conversa com especialistas no tema.

O Brasil ocupa a 10ª posição no ranking mundial de países com maior número de nascimentos prematuros, registrando cerca de 302 mil nascimentos de bebês com menos de 37 semanas de gestação, independentemente do peso, segundo dados do Ministério da Saúde.

Programa Criança Feliz

O programa Criança Feliz é uma importante ferramenta de integração entre a Rede de Proteção Social. Para realizar o atendimento às famílias beneficiárias, a equipe de colaboradores deve estar plenamente informada sobre os programas e serviços oferecidos pelos Cras e pela Rede, promovendo conhecimento e interação de qualidade. Os principais objetivos do programa são o desenvolvimento infantil e o fortalecimento dos vínculos familiares.

O último relatório de atendimento aponta que a iniciativa do Governo Federal contempla 822 famílias, incluindo duas crianças beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC), 55 gestantes e 822 crianças de 0 a 3 anos de idade. O programa é executado nos Cras dos bairros Jardim Araçá, CPA, Jardim União, Pedregal, Planalto, Pedra 90 e Nova Esperança.

Em Cuiabá, as ações do programa Criança Feliz foram implementadas por meio do Plano de Ação da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora