Connect with us

Cuiabá

Secretaria da Mulher de Cuiabá e sua fundamental atuação

Publicado

em

A manutenção da Secretaria Municipal da Mulher em Cuiabá comprova a relevância de medidas que abrangem educação, qualificação, saúde e uma rede estruturada de apoio. Essa rede envolve a Defensoria Pública, o Ministério Público e o Judiciário, reafirmando o compromisso com um direito básico: permanecer viva. À primeira vista, isso pode parecer óbvio. No entanto, neste 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, ao confrontarmos a realidade de que Mato Grosso possui a maior taxa de feminicídios do país, essa premissa se torna ainda mais urgente. De janeiro a outubro de 2024, o número de feminicídios no estado aumentou 14%. Os dados são do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

Em Cuiabá, as marcas do feminicídio continuam a assombrar a sociedade. Horaíde Bueno Stringhini, 84 anos; Juliana Alves Pereira dos Santos, 27 anos; Enil Marques Barbosa, 59 anos; Josiane Ferreira da Silva, 26 anos; e a travesti Gisa (Gerardo Ribeiro de Lima), 55 anos, são exemplos trágicos e inaceitáveis da brutalidade e da misoginia que ainda imperam. Esses casos não são apenas números ou histórias isoladas, mas um grito de alerta. É inegável que ainda há muito a ser feito para combater essa realidade e proteger vidas da crueldade que insiste em se perpetuar.

Na capital mato-grossense, a criação da Secretaria da Mulher, a primeira do Estado, reflete minha preocupação em transformar esse cenário. Acredito que não é possível agir de forma isolada; é necessário implementar estratégias que promovam a empregabilidade e a qualificação, alcançando mulheres que, mesmo enfrentando uma rotina de violência, continuam submetidas à crueldade. Minha defesa pela implantação e permanência de uma estrutura dedicada a agregar ações e medidas, além de auxiliar na criação e implementação de políticas públicas, é uma resposta direta à necessidade de uma atuação estruturada e permanente no enfrentamento à violência de gênero.

Cuiabá, entre outros bons exemplos, é hoje uma referência nacional nesse trabalho, com a implementação do programa que garante o pagamento de um salário mínimo para cada criança ou adolescente que perde a mãe vítima de feminicídio. A estruturação e formatação desse projeto têm origem na Secretaria Municipal da Mulher. Outra iniciativa pioneira no país é o Espaço de Acolhimento, que oferece assistência às mulheres no HMC Dr. Leony Palma de Carvalho e na UPA Verdão.

Por meio dessa Secretaria, é possível dar voz às mulheres silenciadas e alcançar aquelas que ainda não reconhecem a violência física, psicológica, moral, sexual e patrimonial que sofrem. Entendo que esse tema deve ser uma prioridade nas agendas das três esferas de governo e sempre mantive o diálogo para promover estruturas na capital que auxiliem nessa construção. Um exemplo notável foi a articulação feita em 2021, menos de um ano após a criação da Secretaria da Mulher, quando Cuiabá obteve apoio do governo federal para a implantação do Centro de Referência, atualmente em construção na região do Alvorada.

Serei sempre intransigente na defesa da manutenção e do fortalecimento da Secretaria Municipal da Mulher em Cuiabá. Essa estrutura é um pilar essencial para a proteção, o acolhimento e o empoderamento das mulheres. Representa um compromisso contínuo com políticas públicas que rompem ciclos de violência e criam oportunidades de transformação real na vida das mulheres cuiabanas. Com iniciativas integradas e parcerias sólidas, é possível avançar. A luta é por todas nós.

Márcia Pinheiro
Primeira-dama de Cuiabá, empresária, pós-graduanda, integrante da Virada Feminina e vice-presidente da Associação Nacional de Primeiras-Damas.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Processo de aplicação de massa asfáltica no Parque Cuiabá entra na reta final e Emanuel Pinheiro destaca melhorias na infraestrutura da cidade

Publicado

em

Por

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, destacou na manhã desta segunda-feira (25) que as obras de pavimentação dos bairros Altos da Serra II e Parque Cuiabá estão em ritmo acelerado. No Altos da Serra, as equipes já aplicam a massa asfáltica, enquanto no Parque Cuiabá a conclusão da aplicação será nesta semana. A obra do Parque Cuiabá recebeu um investimento de R$ 2,3 milhões, com recursos provenientes de emendas do deputado federal Emanuelzinho e dos senadores Wellington Fagundes e Jayme Campos, beneficiando a Rua B, Avenida Altamiro Ari Ruiz, Avenida Valter Gallucc e Rua 1.

O gestor reafirmou o compromisso com a melhoria da infraestrutura da capital tricentenária, que enfrenta desafios relacionados às vias desgastadas e inadequadas para o crescimento da frota de veículos.

“Quando assumi a gestão em 2017, encontrei várias obras abandonadas e projetos parados há anos. Quero destacar o exemplo do Jardim Vitória, União, Florianópolis e outros bairros que há muito tempo aguardavam a pavimentação prometida no PAC de 2011. Esses projetos estavam completamente esquecidos, sem recursos e sem previsão de retomada”, afirmou.

O prefeito ainda ressaltou que, após intensos diálogos, conseguiu resgatar os recursos necessários para Cuiabá. “Dedicamos praticamente todo o primeiro mandato e o início do segundo para concluir essas obras. Hoje, entregamos 100% do Jardim Vitória e Florianópolis e estamos finalizando bairros como Alto da Serra 1 e 2, com drenagem, calçadas e asfalto de qualidade. Essas obras seguem um padrão que preza pela durabilidade e infraestrutura completa, algo que as comunidades esperavam há anos”.

Outro exemplo importante é a pavimentação da região Sul. Emanuel Pinheiro destaca que o Industrial e o Paulicéia já estão 100% pavimentados, e continuamos avançando. Apesar de atrasos pontuais em algumas obras por conta da execução de calçadas, nosso compromisso é entregar serviços completos e de qualidade. Só entregamos uma obra quando ela está pronta para atender plenamente as necessidades da população”, finalizou.

Emanuel também destacou a Avenida Contorno Leste, a maior avenida já construída na história de Cuiabá, que contará com 17,3 km de via dupla, iluminação LED, calçamento e ciclofaixa. “É uma obra de infraestrutura que beneficia mais de 60 bairros e transforma uma área antes esquecida em um novo polo de desenvolvimento para mais de 200 mil pessoas.”

Com 70% da obra já concluída, a Avenida Contorno Leste conectará a região do Distrito Industrial à Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251). “Essa obra possibilita o desenvolvimento de áreas antes completamente esquecidas. Nosso trabalho é levar dignidade e qualidade de vida para todos os cuiabanos,” concluiu o prefeito.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora