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MATO GROSSO

Seciteci recebe inscrições de artigos para revista científica

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A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Seciteci-MT) está recebendo artigos para a segunda edição da “Revista Educação C&T”. O tema da publicação será Educação Científica e Fomentos de Pesquisa: inovação em foco. O edital educação científica, tecnologia e fomentos de pesquisa promove um debate sobre a produção e pesquisa a respeito do papel da ciência no desenvolvimento social, econômico e cultural de Mato Grosso.

O prazo para o recebimento termina no dia 15 de maio e deve ser enviada para o e-mail revista@secitec.mt.gov.br. Podem enviar artigos para a revista pesquisadores acadêmicos da rede de escolas técnicas e das Instituições de Ensino Superior (IES). 

A revista tem como objetivo debater questões voltadas à educação científica em sintonia com o trinômio ciência, tecnologia e inovação (CT&I) e suas interações com o mundo em permanente transformação.

Podem ser abordados temas sobre o atual mundo em permanente transformação. Assuntos na área de inovação como segurança cibernética, energia sustentável, tecnologia em nuvem, ensino remoto, realidade virtual e metaverso, entre outras tendências impactadas pela pandemia da Covid-19.

Ciência e desenvolvimento

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci-MT), Allan Kardec Benitez, afirma que o desenvolvimento tecnológico no Estado, com projetos e pesquisas, precisa estar articulado para induzir o crescimento e bem-estar social da população. 

“Mato Grosso é um Estado com diversos patrimônios naturais. Somos celeiro da produção agropecuária para o mundo. Temos bens sustentáveis, como o Cerrado, a Amazônia e o Pantanal. Mas precisamos organizar com a pesquisa científica, apoiada pelo setor público e privado, para que os cidadãos, que pagam impostos, possam ter conhecimento e usufruir desses ativos, seja como produtos, serviços e geração de emprego e renda”, propõe o secretário. 

A revista também tem finalidade de reunir artigos para debater mecanismos de viabilização e concretização da política de fomento à pesquisa no Estado.

Veja abaixo as regras para a submissão dos artigos:
 

Elementos pré-textuais
Modelo de formatação: Título na língua original do artigo: em negrito, fonte Times New Roman, tamanho 12, centralizado
Nome dos autores na fonte Times New Roman, tamanho 10, à direita. Breve currículo, com indicação de formação e instituição (máximo de 3 linhas) com identificador ORCID. E-mail. Em nota de rodapé com espaçamento simples.
Resumo: Colocar a palavra “resumo” em negrito, fonte Times New Roman e tamanho 12. No texto, mantém-se a fonte Times New Roman e o tamanho 12, justificado. O resumo deve ter no máximo 500 caracteres. 
Palavras-chave: Colocar a palavra “palavras-chave” em negrito, fonte Times New Roman e tamanho 12. Nas palavras escolhidas, deve-se manter a fonte Times New Roman e o tamanho 12. Inserir de 3 a 5 palavras, separadas por vírgulas. Letra maiúscula quando necessário.
Abstract: Segue-se a mesma formatação do Resumo (fonte Times New Roman e tamanho 12).
Importante: caso o texto seja escrito em alguma língua estrangeira, é necessário – além do abstract –, um resumo em língua portuguesa.  
Keywords: Inserir de 3 a 5 palavras, separadas por vírgulas. Letra maiúscula quando necessário.

Elementos textuais

Corpo do texto: Introdução (Títulos de seção e subtítulos, quando tiver: em negrito, fonte Times New Roman, tamanho 12, à esquerda, inicial maiúscula e demais em minúscula). Não serão numeradas Introdução, Desenvolvimento, Considerações Finais e Referências).  

Os textos devem ter o mínimo de 10 e o limite de 20 páginas, incluídos referências, resumos, gráficos e ilustrações. Corpo do texto em Times New Roman, tamanho 12, justificado, com marcação de parágrafo. 

As citações com até três linhas devem estar inseridas no corpo do texto, utilizando-se aspas e fonte 12, e a referência conforme indicado (SOBRENOME, ano de publicação, p. XX). No caso de citações com quatro linhas ou mais, sem aspas, no tamanho 11 (SOBRENOME, ano de publicação, p. XX).
Elementos pós-textuais

Todas as referências citadas no corpo do texto deverão ser apresentadas na lista de Referências apresentadas na parte final do texto. Deverão ser listadas em ordem alfabética de sobrenome de autor, atendendo-se às regras para indicação bibliográfica e eletrônica, conforme a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Não utilize traços quando houver repetição de autores. A ABNT NBR 6023 Referências, publicada em novembro de 2018, aboliu o uso do traço quando há repetição de autoria. É necessário repetir o sobrenome e nome do autor (es), sempre que houver mais de uma referência do mesmo (s) autor(es).
Exemplo:
Obra com um autor
BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 2012.
Obra com dois autores
FUZER, Cristiane; CABRAL, Sara Regina Scotta. Introdução à gramática sistêmicofuncional em língua portuguesa. Campinas: Mercado de Letras, 2014.
No caso de obra com tradutor:
TODOROV, Tzvetan. Em face ao extremo. Tradução de Egon de Oliveria Rangel e Enid Abreu Dobránsky. Campinas: Papirus, 1995.
Dissertações e Teses
FERREIRA, Istela Regina. O neonaturalismo de Rubem Fonseca. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira) – Pontifícia Universidade Católica, Goiânia, 2009.

Artigos em revista

MIRANDA, Wander Melo. Imagens de memória, imagens de nação. Revista Scripta, Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 125-139, jan.-jun 1998;
Capítulo de livro
ROCCA, Pablo. Ser (ou tornar-se) latino-americano: sobre o diálogo entre Darcy Ribeiro e Ángel Rama. In: COELHO, Haydée Ribeiro (Org.); ROCCA, Pablo (Org.). Diálogos latinoamericanos: correspondência entre Ángel Rama, Berta e Darcy Ribeiro. São Paulo: Global, 2015.
Publicação em meio eletrônico
NITRINI, Sandra. O comparatismo franco-brasileiro sob o signo da antropofagia, da transculturação e da transferência cultural. Ponto-e-vírgula, São Paulo, 13, p. 38-48, 2013. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/pontoevirgula/article/view/19538. Acesso em: 29 out. 2018.
Documentos Oficiais
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretoria de Avaliação da Educação Básica. Relatório Brasil no Pisa 2018. Brasilia: Inep/Mec, 2019. Disponível em: . Acesso em: mar. 2021.

Recomendações:
Os quadros, tabelas, fotografias e outras imagens devem ser incorporadas ao texto com numeração e a indicação de suas respectivas fontes. Além disso, esses arquivos devem ter a resolução de 300 dpis.
As discussões contidas nos artigos e a revisão gramatical são de inteira responsabilidade dos autores (as);
A revista aceita, no máximo, cinco autores por artigo;
As notas de rodapé, usar fonte Times New Roman, tamanho 10;
As páginas não deverão ser numeradas.   

Fonte: GOV MT

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MATO GROSSO

Pagamento de 1/3 de férias de contratados: Governo de MT encontra solução para impasse que durava 40 anos

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O governador Mauro Mendes assinou, nesta quarta-feira (18.09), o Decreto nº 656, que regulariza o pagamento de 1/3 de férias para servidores contratados pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT). Com um investimento de R$ 26 milhões, o Estado põe fim a uma reivindicação que já durava cerca de 40 anos.

Mauro Mendes disse que era um direito conquistado, mas que, infelizmente, foi negligenciado por gestões anteriores gerando inúmeras demandas judiciais, além de uma dívida enorme. O governador destacou que para dar maior celeridade aos processos judiciais em andamento que tratam do pagamento de 1/3 de férias retroativas dos professores temporários da educação básica, assinou o decreto em cooperação com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

“Estamos reconhecendo esse direito e aplicando o que é correto. Além de regularizar o pagamento correspondente a 1/3 das férias dos professores temporários, o Governo também implementará uma extensão do decreto para servidores temporários contratados em outras áreas da Seduc. Todos os professores no regime temporário vão ter esse direito reconhecido e pago nas próximas oportunidades”, explicou.

Na avaliação da presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino, todas as partes estão de parabéns porque não vão mais precisar litigar para receber esse direito. “É muito bom ter um governador que tem essa sensibilidade. Precisamos reconhecer o esforço dos nossos gestores. Dos que fazem o que tem que ser feito. Esses registros ficam na nossa memória para sempre, porque são cerca de 25 mil processos que teremos condição de liquidar positivamente. É momento de celebração”, completou.

A solenidade teve representantes de todos os poderes e o deputado estadual Valmir Moretto falou em nome do Legislativo. “A Assembleia não mediu esforços para contribuir com a solução de um tema tão relevante como esse. Nada mais justo do que atender um pedido dos nossos professores. É com esse trabalho que vamos ficar entre as redes mais bem avaliadas no País. Vamos colocar Mato Grosso no cenário que o Estado realmente merece”, falou o parlamentar.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou a sensibilidade ao resolver o problema que se arrastava há décadas. “É uma gestão de eficiência que está fazendo uma transformação na educação e garantindo a valorização profissional necessária para que tenhamos ainda mais qualidade no ensino e na aprendizagem. Esse decreto assinado hoje impactou, certamente, na vida dos servidores da educação”.

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) contribuiu com o processo de resolução do pagamento aos servidores da Educação, tanto na elaboração do Decreto e do Termo de Cooperação, do sistema que irá gerir os pedidos de quitação de valores, entre outras soluções, como explica o chefe da pasta, Basílio Bezerra.

“Após detectarmos e analisarmos a dimensão da situação e o nível de importância de propor uma solução, trabalhamos em conjunto com os demais órgãos na construção de soluções, para garantir aos servidores o que lhes é de direito. A Superintendência de Tecnologia da Informação da Seplag está finalizando um sistema para que o servidor faça o processo de solicitação do pagamento. Esse sistema estará disponível dentro do Portal do Servidor, garantindo transparência e celeridade ao processo”, ressalta o secretário Basílio.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Servidores Públicos da Educação (AMPE), professor Fábio Bernardo da Silva, destacou a atuação no estado em resolver uma demanda que se arrastaa por décadas. “Esse é um marco histórico não só para os profissionais, mas para toda a população que recebe os serviços da Educação”, diz.

Também participaram da solenidade o vice-governador Otaviano Pivetta; o Procurador-geral do Estado, Francisco Lopes; o Corregedor-Geral do TJMT, desembargador Juvenal Pereira da Silva; a desembargadora do Núcleo de Cooperação Judiciária do TJMT, Antônia Siqueira Gonçalves; entre outros.

Fonte: Governo MT – MT

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