Connect with us

MATO GROSSO

Seciteci promove colônia de férias com oficinas gratuitas de ciências e robótica

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) realiza uma programação de atividades gratuitas e abertas ao público em geral como parte do projeto colônia de férias do Circuito Itinerante de Ciências de Mato Grosso – MT Ciências. A iniciativa ocorrerá no Museu de História Natural, em Cuiabá, entre 11 e 15 de dezembro.

Os visitantes poderão conferir, entre 8h e 17h, o planetário digital, óculos de realidade virtual, jogos 3D e outros experimentos científicos.

Também serão ofertadas oficinas que buscam estimular a criatividade dos alunos na solução de problemas. Com a duração de duas horas, cada tema será abordado em turmas de 20 alunos. A idade mínima para participar é de sete anos. Para menores de idade, é obrigatória a presença de um responsável durante as atividades.

Este é o segundo ano que a Seciteci participa do projeto Colônia de Férias. Nesta edição, a parceria ocorre com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Instituto Ecoss e Museu de História Natural de Mato Grosso.

Segundo o coordenador do Programa de Popularização da Ciência da Seciteci, Marcos Natanael, a ação busca proporcionar um ambiente de aprendizado, diversão e descoberta para crianças e jovens durante o final deste ano letivo.

“Com atividades científicas lúdicas e interativas, queremos estimular a curiosidade e o gosto pelo conhecimento, mostrando que aprender pode ser divertido. É uma oportunidade única para continuar crescendo, explorando e se conectando com o universo da ciência, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e intelectual mesmo fora da sala de aula”, completou Marcos.

Para participar das oficinas é necessário realizar um agendamento até o dia das atividades através de formulário online (Acesse Aqui). Não é necessária inscrição para visitar as demais atrações.

Confira a programação das oficinas disponíveis para agendamento

11/12 (Quarta-feira)

08:00 às 10:00 – Câmara escura – Professora Liziê

14:00 às 16:00 – Foguete de ar comprimido – Professor Heraldo

12/12 (Quinta-feira)

08:00 às 10:00 – Disco de Newton – Professor Cleyton

14:00 às 16:00 – Robótica criativa – Professora Sophia

13/12 (Sexta-feira)

08:00 às 10:00 – Robótica criativa – Professora Liziê

14:00 às 16:00 – Câmara escura – Professora Sophia

Conteúdos a serem trabalhados

– Robótica Criativa

Conteúdos/temas: Robótica, mecânica, eletrônica, criatividade e solução de problemas.

Objetivo específico: Estimular a criatividade dos alunos na solução de problemas.

– Oficina: Foguetes de papel

Conteúdos/temas: Geometria, conceitos de massa, leis da física clássica, lei de ação e reação, aerodinâmica.

Objetivo específico: Demonstrar conceitos físicos e matemáticos de forma prática e estimular o interesse dos alunos em participar da competição brasileira de foguetes.

– Oficina: Câmara Escura

Conteúdos/temas: Propagação da luz, formação de imagens, funcionamento da máquina fotográfica e do olho humano.

Objetivo específico: Promover a compreensão dos princípios básicos da formação de imagens através da construção e experimentação prática com uma câmara escura, conectando conceitos de óptica, física e história da fotografia com aplicações práticas e criativas

– Oficina: Disco de Newton

Conteúdos/temas: Conceitos de óptica, espectro de cores, percepção visual e história da ciência, conectando física, arte e criatividade de forma prática e interdisciplinar.

Objetivo específico: Demonstrar, de forma prática, o princípio da composição da luz branca a partir da mistura das cores do espectro visível, conforme descrito por Isaac Newton

*Sob supervisão de Téo Meneses

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Réu é condenado a 20 anos de reclusão por matar vítima com 30 facadas

Publicado

em

Por

Julgado pelo Tribunal do Júri da comarca de Cuiabá nesta terça-feira (10), o réu Juberlandio Diniz Alvarenga foi condenado a 20 anos de reclusão pelo homicídio de Roger André Soares da Silva com 30 facadas. O Conselho de Sentença acolheu a tese do promotor de Justiça Vinícius Gahyva Martins e reconheceu que o crime foi cometido por motivo torpe, com emprego de meio cruel e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima. O condenado iniciará o cumprimento da pena em regime fechado e não poderá recorrer da sentença em liberdade.

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora