Connect with us

MATO GROSSO

Seciteci lança prêmio Inova Mato Grosso para empresários em Cuiabá

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) lançou o prêmio Inova Mato Grosso, na noite desta terça-feira (08.10), em Cuiabá. Durante lançamento empresários de diversos setores elogiaram a iniciativa enquanto promoção da ciência e tecnologia em Mato Grosso.

A premiação, que está com inscrições abertas até 31 de outubro, é uma parceria da Seciteci com o Parque Tecnológico e a Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat).

O empresário Heitor Trentin, representante da Prol Móveis de Aço, afirmou que as empresas podem melhorar através desse tipo de parceria e premiação que envolve iniciativa privada, setor público e academia. “No mundo inteiro, as universidades trazem inovação, novas tecnologias e isso melhora a produção das empresas”, disse.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Várzea Grande (Acivag), Valterson Gonçalves, também destacou que “é o momento de as empresas mostrarem o potencial do que estão fazendo no dia a dia e que, muitas vezes, acaba passando batido”. “É uma iniciativa muito produtiva e bem-vinda para todo o Estado”, apontou.

O Prêmio Inova Mato Grosso está na quarta edição e visa reconhecer micro, pequenas e médias empresas com gestão inovadora. Para o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, o Governo de Mato Grosso quer melhorar ainda mais a gestão das empresas estaduais e aumentar a competitividade regional.

“Essa união do poder público, iniciativa privada e academia é necessária para desenvolver a ciência e a tecnologia, fazendo com que o que foi produzido na academia chegue na sociedade”, completou o secretário-adjunto de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação da Seciteci, Rodrigo Zanin.

Representantes da Fapemat reforçaram o crescimento do prêmio, que inicialmente premiava seis empresas, e nesta edição contemplará nove. O investimento passou de R$ 360 mil para R$ 540 mil através do custeio de bolsas para profissionais com mestrado, que irão auxiliar no desenvolvimento de projetos de inovação pelo prazo de até 12 meses, junto às empresas vencedoras.

Também haverá prêmios como troféu, participação em eventos e capacitações promovidos pelo Parque Tecnológico, divulgação das empresas em mídias nacionais e internacionais, uma viagem para uma missão técnica de Benchmarking em Gestão da Inovação totalmente planejada e custeada pela Seciteci e inclusão das empresas no ecossistema do Parque Tecnológico.

Para saber mais sobre o prêmio, acesse o regulamento aqui.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

“Governo trabalha para que Mato Grosso continue sendo uma terra de oportunidades”, afirma vice-governador

Publicado

em

Por

O vice-governador Otaviano Pivetta afirmou que o Governo trabalha para garantir que Mato Grosso continue sendo uma terra de oportunidades. “Assim como quando cheguei a Mato Grosso em 1982, o Estado é jovem e pujante. É fundamental que nós, como poder público, possamos continuar fazendo o dever de casa com eficiência nos investimentos e na fiscalização, focando em áreas prioritárias como educação, saúde, segurança e infraestrutura”, destacou, durante entrevista ao podcast Pod Olhar, que foi ao ar nesta quinta-feira (17.10).

Otaviano Pivetta ressaltou que, segundo o IBGE, Mato Grosso é o único estado brasileiro que terá crescimento populacional até 2070. “Se continuarmos investindo acertadamente, temos a oportunidade de dobrar nosso Produto Interno Bruto (PIB) e expandir a economia do Estado, melhorando a vida das pessoas. Isso envolve atração de investimentos, geração de empregos, qualidade de vida para o nosso povo mato-grossense e a atenção do mundo voltada para cá”, afirmou.

O vice-governador lembrou que, ao assumir o cargo, ele e o governador Mauro Mendes encontraram um Estado afundado em dívidas, com servidores e fornecedores inadimplentes e centenas de obras paralisadas. “Em menos de um ano, consertamos as finanças do Estado e lançamos o maior programa de investimentos da história de Mato Grosso. Com a ajuda da Assembleia Legislativa, reorganizamos as contas públicas e devolvemos o Estado ao povo mato-grossense”, destacou o vice-governador.

Ele explicou ainda que, antes, o Estado consumia tudo que arrecadava, sem retorno para a população. Agora, 20% da arrecadação está sendo destinada a investimentos. “Estamos construindo seis grandes hospitais, fazendo quatro mil quilômetros de novas rodovias, dobrando a malha viária do Estado, e nosso objetivo é levar ainda mais infraestrutura, saúde, educação, entre muitas outras ações às quatro regiões de Mato Grosso”, acrescentou.

Entre as pautas discutidas, o vice-governador também ressaltou a importância de continuar mantendo o equilíbrio entre a geração de riqueza e a preservação ambiental. “Atualmente, 40% do território é destinado à geração de riqueza para o povo, enquanto 60% permanece preservado. Meu sonho é criar um ambiente de negócios que ofereça ao povo um Estado servidor, que efetivamente entrega serviços. Estou aqui para retribuir a Mato Grosso tudo o que recebi e construí minha história ao lado da minha família”, concluiu.

Durante a entrevista, o gestor também compartilhou um pouco de sua trajetória no setor privado e público, ao chegar ao município de Lucas do Rio Verde e ajudar a construí-lo, onde foi eleito três vezes prefeito, obtendo mais de 80% de aprovação.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora