Connect with us

MATO GROSSO

Seciteci forma 80 alunos do curso de Linguagem de Programação em Python

Publicado

em

Oitenta novos profissionais em Linguagem de Programação em Python se formaram pela Escola Técnica Estadual de Cuiabá, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci). A celebração ocorreu nesta quarta-feira (10.04), no Auditório da CDL, em Cuiabá.

Segundo o secretário adjunto de Administração Sistêmica, Anderson Silva, o curso ofertado reflete o empenho do Governo do Estado em busca de atender a alta demanda e escassez de profissionais qualificados em uma habilidade cada vez mais requisitada no mercado de trabalho.

“A exigência hoje é de mão de obra qualificada na área tecnológica, e essa formação mostra que estamos conseguindo cumprir com a nossa missão, que é de capacitar novos profissionais, a fim de gerar melhores resultados econômicos e sociais com cada vez mais eficiência no Estado”, afirmou.

A capacitação oferecida é fruto de uma parceria entre a Seciteci, a Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso e o Movimento Vambora. Com carga horária total de 450 horas, ao decorrer do curso os alunos puderam aprender conteúdos como algoritmos, técnicas de programação e práticas de desenvolvimento de softwares.

Além de receberem o certificado, os cinco melhores estudantes foram presenteados com um notebook e um estágio remunerado de R$ 1.500,00, com duração de 6 meses. A premiação teve como critério de seleção os jovens que se destacaram com os melhores projetos de conclusão de curso.

Entre os contemplados, a formanda Rafaela Pastrello Silva, de 15 anos, conta que sempre gostou do ramo e que vê a conquista como a oportunidade de continuar buscando conhecimento e se especializando em programação.

“Já estudava antes em relação a essa área da tecnologia, da programação. Sempre gostei bastante e achei a oportunidade incrível porque além do aprendizado, eu pude ter mais contato com outras pessoas da área. É uma sensação de conquista grande porque apesar de eu ser nova, é incrível saber que eu tô evoluindo”, disse.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Governador em exercício defende leis mais duras: “temos que fazer um pacto para que os criminosos voltem a ter medo do Estado”

Publicado

em

Por

O governador em exercício Otaviano Pivetta defendeu a urgência para aprovação de leis mais rigorosas contra o crime organizado durante reunião convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quinta-feira (31.10), em Brasília.

“Temos que fazer um pacto para que os criminosos voltem a temer o Estado Brasileiro, mas principalmente, precisamos atualizar a Constituição de 1988, que já não atende mais a realidade atual”, afirmou.

A reunião teve como foco a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública e contou com a presença de diversos governadores, do vice-presidente Geraldo Alckmin, do ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, e do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

O presidente Lula pontuou a necessidade de montar um pacto federativo que envolva todos os poderes da federação.

“O crime organizado não é mais apenas um problema, mas uma questão complexa, diferente de outras décadas. Não se trata mais de bandidos comuns, mas de organizações poderosas que estão envolvidas em todos os setores da sociedade. Reconhecemos que a segurança pública está em constante evolução, frequentemente ouvimos que um estado está melhor em um dia e pior no outro. Não podemos permitir que um criminoso se esconda em outro estado. Precisamos ter uma abordagem mais organizada e estamos dispostos a enfrentar essa realidade”, afirmou o presidente.

Em sua fala durante a reunião, Otaviano Pivetta enfatizou que o maior medo do cidadão brasileiro é a falta de segurança pública.

“O estado é formal, mas o crime organizado atua de forma ágil e rápida, e isso nos coloca em desvantagem, não se trata de falta de estado, mas de uma organização eficaz. Estamos prontos para ajudar a avançar nesta composição, e essa convocação nos anima muito”, afirmou, reforçando que, embora a emenda seja importante, um debate mais amplo é importante para encontrar soluções eficazes.

O governador concluiu destacando que o combate ao crime organizado exige leis mais duras. “É inaceitável que as maiores barbaridades não tenham consequências, e isso só será possível com uma legislação que realmente atenda às necessidades da sociedade”.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora