Connect with us

MATO GROSSO

Seciteci entrega certificados a 120 alunos de informática e reparo de celulares

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) realizou cerimônia de entrega de certificados a 120 alunos dos cursos de manutenção de computadores, reparo de celulares e informática intermediária. O evento ocorreu, nesta segunda-feira (02.12), na sede da Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Cuiabá.

Os certificados foram entregues através de uma parceria da Seciteci, por meio do programa de recondicionamento de computadores (Recytec), com a Organização Não Governamental (ONG) Programando Futuro e o Governo Federal.

Durante a solenidade, os 120 alunos formados foram representados por um estudante de cada um dos cursos, sendo eles Davi Barros de Souza (informática intermediária), Pedro Henrique Ferreira Lima (reparo de celulares) e Vitória Martins Ferreira (manutenção de computadores e notebooks). Familiares também compareceram.

O secretário Allan Kardec afirmou que os cursos representam oportunidade de emprego e renda para jovens e adultos, além de ajudar na defesa do meio ambiente. Isso porque os computadores usados nas aulas são recondicionados a partir da coleta de lixo eletrônico realizada pelo Recytec.

O secretário adjunto de Educação Profissional e Superior, Dimorvan Brescancim, que representou a Seciteci na solenidade de entrega de certificados, ressaltou a importância dos cursos para criação de oportunidades. “Momentos como esses nos deixam felizes porque estamos cumprindo nossa missão de gerar trabalho e renda”, disse.

A coordenadora da ONG Programando o Futuro, Kelly Cristina dos Reis, apontou que, após o término do curso, os alunos ainda poderão, por um mês, usar o espaço, material e orientação técnica dos professores do Recytec para efetivamente trabalhar e ter renda.

Alexandre Monteiro, que participa da coordenação do programa, explicou que, além dos certificados dos alunos, também foram doados 370 computadores à entidades públicas e privadas do Estado. Os equipamentos foram recondicionados pelos alunos dos cursos através de doação de lixo eletrônico, que é reciclado ou tem destinação adequada após análise criteriosa.

A carga horária dos cursos do Recytec é de 60 horas. As inscrições são gratuitas e as informações pertinentes podem ser obtidas através do telefone: 65 9 9229 2675. Para se inscrever, é necessário ter mais de 14 anos de idade.

*Sob orientação de Téo Meneses

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Facilitadores de Círculo de Paz de Primavera do Leste recebem kits de auxílio às dinâmicas escolares

Publicado

em

Por

Facilitadores de círculos de paz que atuam nas escolas do município de Primavera do Leste receberam, em novembro deste ano, kits com itens de auxílio às dinâmicas feitas com os alunos. A iniciativa, do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Primavera do Leste, foi viabilizada por meio de uma parceria realizada com a Secretaria de Cultura do Município.
 
Ao todo, foram entregues 20 kits, os quais continham materiais como crachás reutilizáveis, bolsa, o bastão da fala, placa de não interrupção, dentre outros. “Foi uma forma de valorizar o trabalho desses facilitadores, que atuam de forma voluntária”, ressaltou Marina Soares Vital Borges, gestora do Cejusc de Primavera do Leste.
 
Atualmente, a Comarca de Primavera do Leste conta com quase 75 facilitadores de círculos de paz. A metodologia é uma ferramenta importante para administração de conflitos na escola.
 
“Trabalhamos com prevenção da violência com círculos sobre respeito, indisciplina, bullying e motivação. O cuidado do ambiente escolar busca a melhoria do processo ensino-aprendizagem. O ambiente onde o aluno se sente acolhido e pertencente”, concluiu a gestora.
 
#Paratodosverem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 1 Uma mulher está em pé em uma sala, vestindo uma camisa branca com um logotipo. Ela está posicionada perto de uma mesa coberta com uma toalha de renda. Na mesa, há vários itens, incluindo um buquê de flores, um pequeno bicho de pelúcia e vários outros objetos, como brochuras e uma caneta.
 
Priscilla Silva
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora