Connect with us

MATO GROSSO

Seciteci encerra ano com 228 mulheres formadas pelo Programa Mulheres mil

Publicado

em

Realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), o Programa Mulheres Mil, que promove inclusão social em Mato Grosso através de capacitação profissional, formou 228 alunas ao longo de 2024.

A formação se deu nos cursos de vendedora, assistente administrativa e microempreendedora individual com objetivo de combater desigualdades de gênero, redução da pobreza, elevação da escolaridade e diminuição da violência contra a mulher.

Os cursos foram ofertados pelas Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) em oito municípios de Mato Grosso – Água Boa, Barra do Garças, Cuiabá, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Sinop, Primavera do Leste e Rondonópolis.

A coordenadora pedagógica do Mulheres Mil na Seciteci, Bruna Figueiredo, explicou que as formações representam o primeiro ciclo de turmas e foram desenvolvidas como uma porta de entrada ao mundo do empreendedorismo e gestão de negócios.

“A Seciteci trabalha com desenvolvimento tecnológico social alinhado ao desenvolvimento local e regional. Por isso, são necessários projetos que tenham um olhar mais apurado às demandas sociais. A população mato-grossense é composta por vários grupos e, dentre eles, estão mulheres que muitas vezes são as chefes de casa. O Mulheres Mil acaba influenciando na formação destas mulheres e dos seus filhos”, afirmou.

A proposta para o segundo ciclo, previsto para o ano de 2025, será voltada a cursos que possibilitam aprimorar técnicas mais específicas de acordo com a vocação das alunas.

Os certificados estão sendo entregues em solenidades nas cidades onde são organizadas as turmas. Nesta semana, serão realizadas as últimas cerimônias. Nesta quarta-feira (18.12), o evento ocorre em Barra do Garças, e, na quinta (19.12), em Rondonópolis.

Sâmia Souza Pereira foi uma das certificadas do curso de vendedora em Cuiabá. Segundo ela, a nova formação tem ajudado muito no mercado de trabalho. “Foi uma nova experiência para o meu currículo e para mim. Eu aprendi muito”, disse.

O Programa Mulheres Mil é desenvolvido através de uma parceria entre Governo Federal, que fez aporte financeiro na ordem de R$ 1,3 milhão, e Governo do Estado, que, através da Seciteci, fica responsável pela execução e articulação, gestão, fiscalização e criação das turmas.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Hospital Regional de Sorriso implanta sala de vacina para atender recém-nascidos

Publicado

em

Por

O Hospital Regional de Sorriso, que é gerido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), implantou uma sala de vacina para a administração dos primeiros imunizantes aos recém-nascidos na maternidade. Em parceria com o município e com o Escritório Regional de Saúde de Sorriso, o espaço disponibiliza as doses contra a tuberculose (BCG) e Hepatite B, que são administradas logo após o nascimento. A principal finalidade é proteger o bebê de doenças infecciosas desde os primeiros dias de vida.

“Todas as vacinas são importantes, mas as primeiras vacinas na vida de um recém-nascido são essenciais para que ele possa produzir anticorpos que vão protegê-lo contra as doenças imunopreveníveis. A sala de vacina assegura isso e é a demonstração do respeito que o Governo de Mato Grosso tem com a saúde dos mato-grossenses”, disse o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

As vacinas são aplicadas pela equipe do Hospital Regional de Sorriso todos os dias no período da manhã e são voltadas exclusivamente para os pacientes que nascem no hospital.

A diretora geral da unidade, Ione Carvalho, enfatiza a importância e a praticidade que a sala trouxe para as famílias, gerando mais comodidade e segurança para a imunização dos recém-nascidos.

“O Hospital Regional de Sorriso vem buscando melhorar cada dia mais a qualidade dos serviços prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A implantação de uma sala de vacina facilita para que as famílias não percam essa etapa importante da vida dos pequenos, porque elas já saem do hospital com as primeiras doses aplicadas”, concluiu.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora