Connect with us

MATO GROSSO

Seciteci abre inscrições para cursos gratuitos de manutenção de celulares, computadores e informática

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), através do programa Recytec, abriu inscrições para cursos gratuitos de informática, manutenção de computadores e manutenção de celulares para qualificação profissional de jovens e adultos. Os interessados podem se inscrever até o dia 26 de novembro.

Os cursos promoverão qualificação profissional, inclusão digital e também o reuso de computadores. A ação é realizada pelo Centro de Recondicionamento de Computadores (Recytec), da Seciteci, em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Programando o Futuro.

Os cursos serão oferecidos nos seguintes períodos – Informática Intermediária (matutino e vespertino), Manutenção de Computadores (matutino, vespertino e noturno) e Manutenção de Celulares (vespertino e noturno). Serão 20 vagas por turma, selecionadas por ordem de inscrição. Ao final, os alunos receberão certificado.

Os cursos terão carga horária de 60 horas. Para se inscrever, é necessário ter pelo menos 14 anos de idade. As aulas se iniciam no dia 25 de novembro e ocorrerão na Escola Técnica Estadual de Cuiabá.

As inscrições podem ser feitas via formulário online (acesse aqui).

Recytec

O programa de Recondicionamento de Computadores (Recytec) busca enfrentar os desafios do gerenciamento de resíduos eletrônicos em Mato Grosso. Através de campanhas de coleta e doações, são recolhidas anualmente toneladas de resíduos e realizado o descarte apropriado ou reuso dos materiais.

Durante os cursos ofertados, os estudantes aprendem o processo de montagem dos equipamentos e alternativas sustentáveis que se baseiam na reciclagem dos materiais coletados. Em alguns casos, o resultado final são máquinas funcionais que são posteriormente doadas principalmente a órgãos de interesse público. Somente em 2024, foram entregues 298 computadores a 23 instituições do Estado.

Para realizar a sua doação de resíduos eletrônicos basta encaminhar o material até a sede do programa, localizado na Escola Técnica Estadual de Cuiabá (Av. Gonçalo Antunes de Barros – Carumbé), ou agendar uma coleta por telefone: (65) 9 9229-2675.

*Sob supervisão de Téo Meneses

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Política pública de assistência social em MT é pauta de reunião

Publicado

em

Por

Integrantes do Centro de Apoio Operacional (CAO) Assistência Social do Ministério Público de Mato Grosso se reuniram com representantes da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc – MT), na manhã desta segunda-feira (18), para tratar do fomento e implementação da política pública de assistência social no estado. A reunião, que ocorreu presencialmente na Setasc, também objetivou a aproximação e estreitamento da relação com a secretaria.

Participaram do encontro o promotor de Justiça coordenador do CAO, Paulo Henrique Amaral Motta, a assistente ministerial Gabrielle dos Santos, a auxiliar ministerial Jovana Albues da Silva, o residente jurídico Mateus dos Santos Gomes Cardoso, a secretária-adjunta de Assistência Social, Miranir Januário de Oliveira Alcantara, a superintendente de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Marli Martins Gonçalves da Luz, a coordenadora de Vigilância Socioassistencial, Lucienne Alves Correa, e o analista de Desenvolvimento Econômico e Social Roverson Ferreira da Costa.

No início da reunião, o promotor de Justiça Paulo Henrique Amaral Motta apresentou a equipe e as propostas do CAO Assistência Social, enfatizando a importância da parceria com a Setasc-MT. Na sequência, Gabrielle dos Santos e Jovana Albues da Silva divulgaram, respectivamente, os projetos “AprimoraSUAS – Reestruturação e aprimoramento da oferta socioassistencial em Mato Grosso” e “Moradia Cidadã: da regulamentação de benefício eventual à ampliação do acesso à moradia em Mato Grosso”.

O primeiro tem por objetivo contribuir para a qualificação da cobertura e oferta socioassistencial nos municípios mato-grossenses, por meio de atuação direta e indireta das Promotorias de Justiça. E o segundo pretende contribuir para a regulamentação do Benefício Eventual por vulnerabilidade temporária, fiscalizar o financiamento dos benefícios eventuais e sua adequada concessão, bem como acompanhar a execução do Programa Estadual Ser Família Habitação Faixa Zero.

A secretária-adjunta Miranir Alcantara informou sobre a Agenda de Capacitações para 2025, com foco na Educação Permanente, e destacou a importância do Capacita SUAS de maneira presencial. Ela ainda alertou para os desafios relacionados ao cofinanciamento, devido à ausência de um percentual definido para a assistência social. Já Lucienne Correa relatou a reorganização das leis do SUAS, mencionando a criação de uma comissão estadual para padronização das leis municipais, em conformidade com a Nota Recomendatória do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). A apresentação teve como foco a regulamentação de benefícios de vulnerabilidade temporária.

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora