A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) está oferecendo um curso gratuito de prestação de contas para produtores culturais e artistas que foram selecionados nos editais da instituição. Nesta primeira etapa, as vagas são disponíveis para o público dos editais Pontos de Cultura e Pontos de Esporte e Lazer. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pela internet.
A primeira turma será composta por selecionados no Edital Pontos de Cultura. As aulas serão ministradas online, entre os dias 8 e 10 de agosto.
Já as aulas do segundo grupo, formado pelos contemplados no Edital Pontos de Esporte e Lazer, será entre os dias 15 e 17 de agosto.
A capacitação será realizada no período noturno, das 18h30 às 20h. Após essa fase, os participantes terão suporte online para tirar dúvidas e receber orientações dos organizadores.
“Esse curso é importante para que os trabalhadores da cultura sejam capacitados também sobre a execução correta dos projetos e a legislação referente à prestação de contas. Além de saberem a parte artística, é necessário que eles tenham conhecimento sobre como atender aos objetivos propostos no edital, como controlar uma planilha orçamentária, quais documentos apresentar para mostrar que o recurso foi utilizado de forma correta”, destaca o secretário-adjunto de Cultura, Jan Moura.
O cronograma prevê uma turma para cada edital aberto, sendo as próximas formadas pelos trabalhadores da cultura com projetos selecionados nos editais Viver Cultura e Estevão de Mendonça de Incentivo à Literatura Mato-Grossense.
O curso é realizado por meio de uma parceria com a Associação dos Produtores Culturais de Mato Grosso (Ação Cultural) e Assembleia Legislativa.
Inscrições
Acesse aqui para se inscrever no edital Pontos de Cultura e aqui para a inscrição no edital Pontos de Esporte e Lazer
Mais informações pelo e-mail prestandocontas2023.secelmt@gmail.com e pelo telefone (66) 9 9922-1966 .
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Confresa, deflagrou a Operação Cafofo para cumprimento de dois mandados de prisão, nesta sexta-feira (22.11).
As ordens judiciais foram cumpridas na Cadeia Pública do município de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá.
Os detentos, de 23 e 29 anos, são investigados por planejarem um roubo em Confresa. Armados, os suspeitos, que executaram o crime, invadiram uma residência e fizeram a família de refém e cárcere privado.
Agindo com extrema violência, os criminosos amarraram as vítimas, que foram obrigadas a fazer várias transferências via PIX. Após subtraírem uma alta quantia em dinheiro, enviada para diferentes contas, os suspeitos fugiram.
Durante investigação da Derf de Confresa, os autores do roubo foram identificados e já estão presos, bem como identificados os outros integrantes que receberam o dinheiro.
Entre os envolvidos, estão os dois detentos, alvos dos mandados de prisão expedidos pelo juízo da Comarca de Porto Alegre do Norte, cumpridos nesta sexta-feira (22), na Cadeia Pública de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado.
A Derf de Confresa afirma que as investigações continuam para apresentar à Justiça os demais integrantes que também receberam as transferências, assim desarticulando a organização criminosa.
Nome
A operação Cafofo faz referência a local pantanoso ou alagadiço que exala mau cheiro. Na gíria popular significa casa ou esconderijo.