Connect with us

MATO GROSSO

Secel abre inscrições para os Jogos Abertos Mato-grossenses 2023

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) está com inscrições abertas para os Jogos Abertos Mato-grossenses 2023. Neste ano, a competição da categoria adulta inclui cinco fases regionais que classificam as seleções municipais para a etapa estadual. As modalidades em disputa são basquete, futsal, handebol e voleibol.

Cada município pode participar com uma equipe por modalidade e gênero. As inscrições são gratuitas e realizadas por meio de envio de documentos ao e-mail desportoescolar@secel.mt.gov.br. Os modelos dos documentos e o regulamento da competição estão disponíveis no site www.secel.mt.gov.br/eventos-esportivos.

“É uma satisfação retomar os Jogos Abertos, desta vez com as disputas regionais. Manter o evento no calendário esportivo do Estado é de fundamental importância para que os atletas adultos tenham perspectivas de treino e de desenvolvimento esportivo. Estamos animados e já aguardando as inscrições das seleções municipais”, reforça o titular da Secel, Jefferson Carvalho Neves.

As primeiras disputas regionais acontecem de 21 a 24 de setembro, e as inscrições devem ser feitas até o dia 11 de setembro. Nesse período, as seleções dos municípios das regiões Sul e Sudeste competem em Campo Verde, e as das regiões Oeste e Sudoeste, disputam os títulos regionais em Pontes e Lacerda.

A próxima fase regional será realizada em Juara, no período de 05 a 08 de outubro, com disputas das seleções municipais das regiões esportivas Médio Norte e Noroeste. Para essa disputa regional, o prazo de inscrição vai até o dia 25 de setembro.

Já os municípios das regiões esportivas Leste e Nordeste competem os Jogos Abertos Regionais no período de 19 a 22 de outubro, em Querência. As inscrições devem ser feitas até o dia 09 de outubro.

A quinta e última etapa regional irá reunir, em Colíder, as seleções municipais das regiões esportivas Norte e Centro Norte, entre os dias 26 e 29 de outubro. O prazo de inscrição para essa disputa regional vai até o dia 16 de outubro.

As equipes masculinas e femininas vencedoras em cada fase regional competem pelos títulos de campeãs mato-grossenses na etapa estadual de sua respectiva modalidade. De 16 a 19 de novembro, haverá as disputas de futsal e handebol; e de 23 a 26 de novembro, será a vez do basquetebol e voleibol. As competições estaduais terão como sede o município de Sorriso.

Não há limite de idade para os atletas que fazem parte das seleções municipais, desde que acima de 18 anos, e cada equipe pode ter no máximo três atletas de até 17 anos. O regulamente também prevê um número limitado de equipes participantes, e por isso, o preenchimento das vagas será definido por de ordem de chegada dos ofícios de confirmação dos municípios.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Forças de segurança impedem mais uma invasão de terra em MT; 44ª ação realizada para combater ocupações ilegais

Publicado

em

Por

As forças de segurança de Mato Grosso impediram, neste sábado (09.11), uma invasão de terra em Barão de Melgaço. Essa já é a 44ª ação realizada desde 2023 para impedir ocupação de terras ilegais no Estado.

Conforme informações da Polícia Militar, um grupo de cerca de 30 pessoas quebrou o cadeado da porteira, arrebentou as cercas da fazenda e invadiu o local. Quando a polícia chegou eles já estavam levantando barracas de lona.

Os invasores foram detidos e levados para a delegacia de Santo Antônio do Leverger.

O secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, lembra que Mato Grosso foi o primeiro Estado a declarar tolerância zero com as invasões de Terras.

“É uma determinação do governador Mauro Mendes, para impedir que os invasores se instalem em propriedades urbanas e rurais aqui no Estado, e assim foi feito. Logo que o boletim de ocorrência foi registrado, a polícia deu início ao atendimento e aplicação do programa tolerância zero à invasão de terras, da mesma forma como já foi feito nos 43 casos anteriores, desde março de 2023”, disse o secretário.

“As forças de segurança no Estado trabalham integradas para impedir as invasões, dando uma resposta rápida ao cidadão, e mantendo a ordem e a segurança pública”, ressaltou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes.

Tolerância Zero

Desde 2023, o Governo de Mato Grosso tem atuado com tolerância zero com as invasões de terras no Estado.

As forças de segurança do Estado atuam de forma integrada para impedir invasões ilegais. A atuação é realizada por agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Politec, unidades especializadas como Rotam e Força Tática, e também o Corpo de Bombeiros, quando necessário.

Monitoramento constante é realizado pela Secretaria Adjunta de Inteligência, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, bem como pela Polícia Judiciária Civil (PJC).

A Patrulha Rural, da Polícia Militar, também atua com apoio. Diariamente, os policiais realizam o monitoramento georreferenciado das propriedades rurais e visitam os moradores, buscando estabelecer um diálogo e promover maior proximidade com os cidadãos locais.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora