Connect with us

MATO GROSSO

Secel abre credenciamento para processo eleitoral do Conselho Estadual do Desporto

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) abriu, nesta sexta-feira (01.11), o credenciamento para o processo de escolha dos membros que irão compor o Conselho Estadual do Desporto (Consed) na gestão 2025 a 2026.

Os documentos para credenciamento estão disponíveis no site https://www.secel.mt.gov.br/processo-eleitoral2 e devem ser encaminhados ao e-mail consedmt@secel.mt.gov.br até 29 de novembro.

O processo eleitoral visa definir os representantes dos segmentos de árbitros, atletas, técnicos, das pessoas com deficiência, bem como dirigentes das instituições de práticas desportivas e de administração desportivas com sede em Mato Grosso.

Para ser candidato ou indicado como membro do Conselho Estadual do Desporte é necessário ser indicado pelas suas respectivas entidades estaduais da administração ou de pratica desportiva, não sendo aceitas candidaturas avulsas.

Atualmente o Consed é composto de 15 membros, que incluem representantes do Governo do Estado, do Conselho Regional de Educação Física, da Associação dos Cronistas Esportivos, da Associação Mato-grossense dos Municípios, além dos demais participantes que passam pelo processo eleitoral.

A Assembleia geral de eleições será realizada no dia 13 de dezembro, a partir das 13h30, na Arena Pantanal. Para participar do processo eleitoral, tanto como candidato quanto votante, o interessado deve ter realizado o credenciamento prévio, que será confirmado e validado presencialmente na Assembleia.

Mais informações sobre o processo de indicação e escolha de novos membros do Consed podem ser acessadas na Portaria 342/2024/Secel (link aqui)

Sobre o Consed

O Conselho Estadual do Desporto (Consed) é órgão colegiado, de caráter consultivo, normativo e representativo da sociedade mato-grossense.

Dentre suas funções estão a análise e deliberação sobre projetos desportivos a serem contemplados com recursos do Fundo de Desenvolvimento Desportivo do Estado de Mato Grosso (FUNDED)

Cabe também ao órgão a fiscalização e o acompanhamento de ações e projetos desportivos, quanto a aplicação dos recursos financeiros estaduais, bem como estabelecer normas, sob forma de resoluções, sobre assuntos e interesses do esporte no Estado.

Mais informações em www.secel.mt.gov.br/conselho-estadual-de-desporto.

*Sob supervisão de Cida Rodrigues

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Judiciário inaugura 49 ª unidade do Centro de Solução de Conflitos em Porto Alegre do Norte

Publicado

em

Por

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) inaugurou, nesta sexta-feira (1º de novembro), a 49 ª unidade do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Mato Grosso, no município de Porto Alegre do Norte. A presença de um espaço para conciliação facilitará o acesso da população do município, que está a 1.125 quilômetros da Capital.  
 
“Temos o dever de ter Cejusc praticamente no Estado inteiro. É lógico que não dá para ter em todas as comarcas, mas sempre que possível estar perto do povo. Não só para levar a justiça com a pacificação social, mas para dar acesso a todos a essa nova forma de fazer justiça, em que há participação democrática do cidadão na solução dos problemas”, observou o desembargador Mário Kono, presidente do Nupemec. 
 
O prefeito de Porto Alegre do Norte, Daniel Rosa do Lago, celebrou a aproximação do Poder Judiciário de Mato Grosso da população da região Noroeste do Estado.“Muito importante a nossa comarca, que atende quatro municípios: Porto Alegre do Norte, Confresa, Canabrava do Norte e São José do Xingu. O Cejusc aqui irá diminuir e facilitar na solução dos conflitos, então trará muitos benefícios justamente para aqueles problemas menores, que serão resolvidos de forma rápida”. 
 
A gestora do Cejusc de Porto Alegre do Norte, Natália Paranzini Górnia Janeiro, ressaltou a importância de ter uma estrutura adequada para os atendimentos.   “Preparamos um ambiente bem aconchegante, acolhedor, onde terá duas salas de mediação. A nossa expectativa é grande em poder auxiliar o Judiciário na solução dos conflitos que possam ser resolvidos pacificamente”. 
 
O espaço também conta com infraestrutura para recepcionar os cidadãos, uma sala de apoio com disponibilidade de computadores com acesso à internet. 
 
Além de solucionar conflitos, os Cejuscs também têm o papel de reduzir o número de litígios e agilidade nas decisões. 
 
É um dia de celebrar a instalação do Cejusc na nossa Comarca. “É uma política muito positiva da consensualidade, para uma comarca registra uma demanda crescente de processos”, comemorou o diretor do Foro da Comarca de Porto Alegra do Norte, o juiz Caio Almeida Neves Martins.  
 
Priscilla Silva 
Coordenação de Comunicação Social do TJMT 
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora