Connect with us

BRASIL

Seca: saiba quais são os cuidados essenciais com os pets neste período

Publicado

em

Seca: saiba quais são os cuidados essenciais com os pets neste período
Redação GPS

Seca: saiba quais são os cuidados essenciais com os pets neste período

O inverno brasiliense chegou e com ele veio a seca, que traz desafios não apenas para a população, mas também para nossos companheiros de quatro patas. Neste período, os pets estão mais propensos a problemas respiratórios, dermatológicos e oculares. Para garantir a saúde e o bem-estar dos animais de estimação, é fundamental adotar cuidados específicos.

Segundo Mário Falcão , especialista em oftalmologia veterinária de pequenos animais, é crucial manter a hidratação da pele dos pets, evitar locais quentes e sem ventilação, fornecer água fresca regularmente e usar colírios lubrificantes para os olhos e umidificadores para as vias respiratórias.

“Assim como os humanos, os pets também devem evitar exercícios e exposição prolongada ao sol”, destaca o especialista que atua em Brasília.

Para garantir uma boa hidratação, Falcão recomenda oferecer água em diferentes pontos da casa, adicionar caldos de carne ou frango para torná-la mais atrativa, colocar cubos de gelo na água e utilizar fontes de água para estimular o consumo, especialmente para os gatos, que têm preferência por água fresca e corrente.

O especialista também sugere o fornecimento de frutas com alto teor de água, como melancia gelada ou melão, além de rações úmidas.

“Durante a seca, é preciso ter cuidado redobrado com os pets, principalmente com a desidratação, desmaios, síncopes e o aumento da temperatura corporal, que podem levar à morte do animal”, alerta.

Em relação às doenças mais comuns nesta época do ano, Falcão destaca gripes, resfriados e dermatites alérgicas. Ele menciona também problemas oculares recorrentes.

Segundo o especialista, os cães são mais suscetíveis à conjuntivite alérgica, causada pelo excesso de poeira, e à síndrome do olho seco, que pode ocorrer por fatores quantitativos e/ou qualitativos.

“Ambas as condições aumentam o risco de lesões oculares graves, como úlceras de córnea, que podem levar à cegueira se não forem tratadas adequadamente”, explica.

Em caso de qualquer sintoma diferente ou mais recorrente, a orientação é buscar um especialista devidamente credenciado junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária.

“É fundamental estar atento aos sinais, como olhos vermelhos, irritados, secreção excessiva e coceira constante”, conclui o especialista.

The post Seca: saiba quais são os cuidados essenciais com os pets neste período first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Nova pesquisa mostra PP na liderança na OAB-MT; Gisela despenca e Xênia cresce

Publicado

em

Por

Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.

Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.

Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.

Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.

O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.

O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.

 

Fonte: OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora