As estratégias do Governo de Mato Grosso para a agricultura familiar e o fortalecimento do turismo rural serão os temas principais do Fórum das Cadeias Produtivas, programado para os dias 30 e 31 de maio. O evento será realizado durante a FIT Pantanal, numa programação paralela, e será realizado no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.
Promovido pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), em conjunto com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), o Fórum visa discutir desafios e oportunidades dessas cadeias produtivas, reunindo especialistas, agricultores e representantes regionais do segmento produtivo para um intercâmbio de experiências, conhecimentos e soluções práticas.
A abertura será conduzida pelo secretário de Agricultura Familiar de Mato Grosso, Luluca Ribeiro, que destacará as iniciativas do Governo do Estado para impulsionar os setores de agricultura familiar e turismo rural.
“O Fórum proporcionará discussões de estratégias que apoiem o desenvolvimento das atividades no Estado, promovendo a agricultura familiar como alavanca para o crescimento econômico das regiões”, destacou o secretário. Fórum acontecerá durante a FIT Pantanal – Foto: Secom-MT
O evento ainda dá oportunidade gratuita de aprendizado sobre experiências de outras cadeias produtivas, como a do cacau, que vem sendo fortalecida no Estado com o Programa MT Produtivo Cacau que distribui mudas para agricultores familiares que pretendem investir na cultura.
O assunto será abordado em uma palestra com o secretário adjunto da Agricultura Familiar de Mato Grosso, Clóves Cardoso, no dia 31 de maio.
A programação também conta com palestra da médica veterinária da Seaf, Priscila Sinhori, sobre a certificação de produtos de origem animal no Estado; do superintendente de Agricultura Familiar da Seaf, Luciano Gomes Ferreira, que abordará a produção de frutas tropicais, entre outras palestras sobre diversos temas importantes para a agricultura familiar.
A FIT Pantanal é realizada pelo Governo do Estado de Mato Grosso em parceria com o Sistema Fecomércio-MT.
Veja abaixo a programação completa do Fórum das Cadeias Produtivas da Agricultura Familiar e Turismo Rural:
Dia 31.05 13h – Inscrições 13h30 – início Tema: A Cadeia Prudutiva do Cacau em Mato Grosso Palestrantes: – Cloves Cardoso, secretário-adjunto da Agricultura Familiar de Mato Grosso Mediador: Fabrício Tomaz Ramos Engenheiro Agrônomo da Empaer e especialista em Projetos Rurais
14h30 Tema: Experiências dos Queijos Campeões Internacionais da Queijaria Quinta da Cartucheira e o Novo Produto Turístico na Propriedade. Palestrante: – Silas Vicente Barbosa Júnior – Proprietário da Fazenda e Queijaria – “Quinta da Cartucheira” Mediador: – José Eugenio de Almeida Maciel – Secretário de Turismo de Nossa Senhora do Livramento – MT
15h Tema: Certificação de Produtos de Origem Animal na Agricultura em Mato Grosso Palestrante: Priscila Sinhori – Médica Veterinária Gerente da SUSAF – Seaf-MT Carine Baggio – FEDFs. Médica Veterinária. INDEA CISPOA Mediadora: Fernanda Rocco – FEDFs. Médica Veterinária. INDEA CISPOA
15h40 Tema: Cadeia Produtiva da Fruticultura Tropical de Mato Grosso Palestrantes: – Luciano Gomes Ferreira – Engenheiro Agrônomo – Superintendente de Agricultura Familiar, Doutor em Agricultura Tropical Mediador: – Leonardo Ribeiro – Engenheiro Agronomo da SEAF – Angenheiro Agronomo – Especialista em Fruticultura, Especialista em Agricultura Tropical, Especiasta em Agricultura Familar
16h20 Tema: Cadeia Produtiva do Café de Mato Grosso Palestrantes: Douglas Santinni – Presidente da ACAFEMAT Mediador e Palestrante: Welington Procópio Engenheiro Agronomo – Chefe do campo experimental e Produção da EMPAER de Tangará da Serra
17h Tema: Cadeia Produtiva do Mel – Meliponídeas (Abelhas sem Ferrão) e Apis Melífera (Abelhas com Ferrão) Palestrantes: – João Bosco Pereira – Especialista em Apicultura da Empaer-MT – Diogo Ormond Pereira – Presidente da AMAMEA – Meleponicultor – especialista em Meliponídeas Mediador: – João Roberto Buzatto – Consultor e produtor de mel
17h30 Tema: Cadeia Produtiva da Mandioca Palestrantes: – Dolorice Moretti – Engenheira Agrônoma – Pesquisadora de Marndioca da Empaer-MT Mediador: Welington Procópio Engenheiro Agrônomo – Chefe do campo experimental e Produção da Empaer de Tangará da Serra
As inscrições também podem ser feitas antecipadamente AQUI
As forças de segurança de Mato Grosso impediram, neste sábado (09.11), uma invasão de terra em Barão de Melgaço. Essa já é a 44ª ação realizada desde 2023 para impedir ocupação de terras ilegais no Estado.
Conforme informações da Polícia Militar, um grupo de cerca de 30 pessoas quebrou o cadeado da porteira, arrebentou as cercas da fazenda e invadiu o local. Quando a polícia chegou eles já estavam levantando barracas de lona.
Os invasores foram detidos e levados para a delegacia de Santo Antônio do Leverger.
O secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, lembra que Mato Grosso foi o primeiro Estado a declarar tolerância zero com as invasões de Terras.
“É uma determinação do governador Mauro Mendes, para impedir que os invasores se instalem em propriedades urbanas e rurais aqui no Estado, e assim foi feito. Logo que o boletim de ocorrência foi registrado, a polícia deu início ao atendimento e aplicação do programa tolerância zero à invasão de terras, da mesma forma como já foi feito nos 43 casos anteriores, desde março de 2023”, disse o secretário.
“As forças de segurança no Estado trabalham integradas para impedir as invasões, dando uma resposta rápida ao cidadão, e mantendo a ordem e a segurança pública”, ressaltou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes.
Tolerância Zero
Desde 2023, o Governo de Mato Grosso tem atuado com tolerância zero com as invasões de terras no Estado.
As forças de segurança do Estado atuam de forma integrada para impedir invasões ilegais. A atuação é realizada por agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Politec, unidades especializadas como Rotam e Força Tática, e também o Corpo de Bombeiros, quando necessário.
Monitoramento constante é realizado pela Secretaria Adjunta de Inteligência, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, bem como pela Polícia Judiciária Civil (PJC).
A Patrulha Rural, da Polícia Militar, também atua com apoio. Diariamente, os policiais realizam o monitoramento georreferenciado das propriedades rurais e visitam os moradores, buscando estabelecer um diálogo e promover maior proximidade com os cidadãos locais.