Ao todo 310 profissionais da saúde de Diamantino participaram, entre os dias 21 a 24 de março, do 1º ciclo de oficinas de implantação do Projeto Saúde Redes. A qualificação realizada sob coordenação Hospital Alemão Oswaldo Cruz, buscou promover estratégias para melhoria nos atendimentos e reconhecimento dos perfis de usuários de cada unidade.
O Saúde Redes tem por fim organizar a rede de atenção à saúde, aperfeiçoando a qualidade do atendimento à população, tendo como alvo o cuidado com o paciente. Inédito no Brasil, o projeto é realizado pelo Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – Conasems e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT).
Marinêze Meira, secretária municipal de Saúde, destacou como a oficina colaborou para o processo de autoavaliação das equipes a respeito da prestação de serviços para população.
“Tivemos a oportunidade de realizar uma autocrítica sobre como estamos realizando o atendimento dos pacientes, de entender melhor a importância do vínculo com o usuário e de iniciar a construção da territorialização como forma de identificar os perfis das famílias que buscam as unidades de saúde em Diamantino”, compartilhou.
Geysa Campos, enfermeira do ESF Jardim Alvorada, comentou sobre a responsabilidade de participar de um projeto inédito e de grande importância para a região.
“Tudo que é novo assusta e causa impacto. Porém, quando você entende a grandiosidade da mudança e da melhoria que virá para o nosso município, essa sensação se acalenta e o ânimo toma conta. Somos várias unidades em prol de um benefício em comum: o fortalecimento da rede de saúde em Diamantino”, frisou.
Há 13 anos na área da saúde, Elizete Diniz, coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), falou sobre a expectativa final do projeto.
“A união dos diversos profissionais da saúde é uma contribuição grandiosa para o município. Espero que ao final da implantação do Saúde Redes possamos melhorar o atendimento dos pacientes como um todo, trazendo um”, ressaltou.
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT