Connect with us

Diamantino

Saúde Feminina: O Projeto que está transformando a realidade das mulheres em Diamantino

Publicado

em

O prefeito Dr. Manoel Loureiro recebeu nesta quarta-feira (13.03) em seu gabinete os secretários de Saúde de Primavera do Leste, Eraldo Fortes e o de Diamantino, Itamar Bonfim, juntamente com suas respectivas equipes para uma reunião de apresentação do projeto “Cuidando Delas”.

Esse projeto que foi desenvolvido pela secretaria de saúde municipal de Diamantino, sendo inovador em Mato Grosso, visa o fortalecimento familiar e a utilização de métodos contraceptivos para mulheres, incluindo o implante hormonal Implanon.

Durante a reunião, o Secretário de Primavera do Leste, Eraldo Fortes, enfatizou a importância desses encontros.

“Gratidão pela receptividade conosco, a experiência do prefeito Dr. Manoel Loureiro, que é médico, além de gestor e defensor da saúde pública, enriquece o projeto com sua habilidade e competência, são ações significativas, como o “Cuidando Delas”, que inclusive já foi destaque em rede nacional, que nos inspiram. Estou muito feliz por essa oportunidade.”

O prefeito Dr. Manoel Loureiro compartilhou a satisfação em receber a visita técnica da equipe de Primavera do Leste a Diamantino.

“Eles vieram conhecer programas desenvolvidos pela Secretaria de Saúde local, como o Implanon e o Projeto Olho Vivo. Essa troca de experiências permitiu que observassem de perto a implementação do projeto em Diamantino e agregassem conhecimento à sua experiência.”

O secretário de Saúde de Diamantino, Itamar Bonfim, reforçou a alegria em compartilhar os projetos exitosos desenvolvidos no município com a equipe de Primavera do Leste. “É um imenso prazer receber a comitiva de Primavera do Leste para conhecer o projeto Implanon, um plano de governo da gestão do Dr. Manoel. Além disso, quero parabenizar a minha equipe por desenvolver um excelente trabalho.”

A reunião também contou com a presença e participação da Assistente Social de Diamantino, Lucivânia Francisca, que relatou a importância do planejamento e fortalecimento familiar. “A autonomia para estruturar a família é fundamental, não apenas para as mulheres, mas também para os homens. Como mulheres comprometidas com a luta pelo empoderamento, sabemos a tamanha importância dessa ação.”

Planejamento Familiar

A iniciativa é fundamentada na Lei 9.263/93, que reconhece o planejamento familiar como um direito de todos os cidadãos. Esta lei define o planejamento da família como um conjunto de ações que regulam a fecundidade, garantindo direitos iguais para a mulher, o homem ou o casal de constituir, limitar assim como aumentar a prole.

O projeto Cuidando Delas planeja atender às necessidades de planejamento familiar das mulheres de Diamantino que se encontram em situação de vulnerabilidade social e clínica.

O foco é no uso de contraceptivos de longa duração, como o implante hormonal, para reduzir a incidência de gravidez indesejada e minimizar o risco de mortalidade materna infantil. A iniciativa também considera a associação entre a gravidez precoce e situações de desigualdade social e econômica, além de outras vulnerabilidades, como o uso frequente de drogas ilícitas por familiares. Portanto, a ação Cuidando Delas representa um esforço significativo para melhorar a saúde e o bem-estar das mulheres em Diamantino.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo

Diamantino

Programa remédio em casa em Diamantino- MT

Publicado

em

Por

A prefeitura municipal, por meio da secretaria de saúde, informa sobre o programa: “Remédio em Casa” em Diamantino–MT, é uma iniciativa importante para promover uma saúde mais acessível e humanizada, para os pacientes da rede Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (REMUME) Os principais pontos desse programa são:

Remédio em Casa para Diabéticos e Hipertensos:

– O programa visa facilitar o acesso a medicamentos para diabéticos e hipertensos cadastrados na rede municipal.

– Os pacientes receberão seus medicamentos diretamente em casa, garantindo a continuidade do tratamento.

. Critérios para o Público Prioritário:

– O programa atenderá pessoas com dificuldade de locomoção, restrição ao leito, deficiência física, síndrome de imobilidade ou déficit cognitivo.

– Os beneficiários devem residir em Diamantino, estar sob acompanhamento da Estratégia de Saúde da Família e manter seus dados de cadastro atualizados.

Essas medidas certamente contribuirão para uma saúde mais inclusiva em Diamantino, compromisso com o bem-estar dos cidadãos!

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora