Connect with us

Diamantino

Saúde Feminina: O Projeto que está transformando a realidade das mulheres em Diamantino

Publicado

em

O prefeito Dr. Manoel Loureiro recebeu nesta quarta-feira (13.03) em seu gabinete os secretários de Saúde de Primavera do Leste, Eraldo Fortes e o de Diamantino, Itamar Bonfim, juntamente com suas respectivas equipes para uma reunião de apresentação do projeto “Cuidando Delas”.

Esse projeto que foi desenvolvido pela secretaria de saúde municipal de Diamantino, sendo inovador em Mato Grosso, visa o fortalecimento familiar e a utilização de métodos contraceptivos para mulheres, incluindo o implante hormonal Implanon.

Durante a reunião, o Secretário de Primavera do Leste, Eraldo Fortes, enfatizou a importância desses encontros.

“Gratidão pela receptividade conosco, a experiência do prefeito Dr. Manoel Loureiro, que é médico, além de gestor e defensor da saúde pública, enriquece o projeto com sua habilidade e competência, são ações significativas, como o “Cuidando Delas”, que inclusive já foi destaque em rede nacional, que nos inspiram. Estou muito feliz por essa oportunidade.”

O prefeito Dr. Manoel Loureiro compartilhou a satisfação em receber a visita técnica da equipe de Primavera do Leste a Diamantino.

“Eles vieram conhecer programas desenvolvidos pela Secretaria de Saúde local, como o Implanon e o Projeto Olho Vivo. Essa troca de experiências permitiu que observassem de perto a implementação do projeto em Diamantino e agregassem conhecimento à sua experiência.”

O secretário de Saúde de Diamantino, Itamar Bonfim, reforçou a alegria em compartilhar os projetos exitosos desenvolvidos no município com a equipe de Primavera do Leste. “É um imenso prazer receber a comitiva de Primavera do Leste para conhecer o projeto Implanon, um plano de governo da gestão do Dr. Manoel. Além disso, quero parabenizar a minha equipe por desenvolver um excelente trabalho.”

A reunião também contou com a presença e participação da Assistente Social de Diamantino, Lucivânia Francisca, que relatou a importância do planejamento e fortalecimento familiar. “A autonomia para estruturar a família é fundamental, não apenas para as mulheres, mas também para os homens. Como mulheres comprometidas com a luta pelo empoderamento, sabemos a tamanha importância dessa ação.”

Planejamento Familiar

A iniciativa é fundamentada na Lei 9.263/93, que reconhece o planejamento familiar como um direito de todos os cidadãos. Esta lei define o planejamento da família como um conjunto de ações que regulam a fecundidade, garantindo direitos iguais para a mulher, o homem ou o casal de constituir, limitar assim como aumentar a prole.

O projeto Cuidando Delas planeja atender às necessidades de planejamento familiar das mulheres de Diamantino que se encontram em situação de vulnerabilidade social e clínica.

O foco é no uso de contraceptivos de longa duração, como o implante hormonal, para reduzir a incidência de gravidez indesejada e minimizar o risco de mortalidade materna infantil. A iniciativa também considera a associação entre a gravidez precoce e situações de desigualdade social e econômica, além de outras vulnerabilidades, como o uso frequente de drogas ilícitas por familiares. Portanto, a ação Cuidando Delas representa um esforço significativo para melhorar a saúde e o bem-estar das mulheres em Diamantino.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo

Diamantino

Saúde de Diamantino é uma das três do Brasil contempladas pelo PIE

Publicado

em

Por

Uma equipe do Hospital Sírio Libanês deu início, na manhã desta segunda-feira (18-11), a implementação do projeto de Apoio à Institucionalização de Políticas Informadas por Evidências – PIE no SUS em Diamantino. A Secretaria de Saúde do município foi uma das três do Brasil contempladas pelo projeto entre 80 municípios inscritos, sendo a única de Mato Grosso.

O titular da pasta, Itamar Bonfim, conta que a reunião dá início a este projeto inédito e de suma importância para Diamantino. “O município seguirá, até 2026, trabalhando ações e projetos baseados e informados por evidência”, disse o secretário, informando ainda que serão indicados 10 profissionais do SUS para receberem capacitação pelo Sírio Libanês.

“O projeto vem para somar, haja visto que a Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino trabalha muito com planejamento e esta parceria será um sucesso, sem sombra de dúvida”, completou o gestor.

Fernanda Carrer, especialista de campo do Sírio Libanês no projeto ESPIA e professora da USP, explicou que se trata de um projeto que realizando juntamente com o Ministério da Saúde e que quer promover o uso das melhores evidências disponíveis para formulação de políticas públicas.

“A partir de agora viremos sempre aqui com a equipe do hospital para ajudar a cidade a melhorar ainda mais as políticas públicas de saúde”, pontuou a especialista, ressaltando que o uso de pesquisa, evidências, da ciência, podem ser um grande diferencial na oferta de melhores serviços, de políticas públicas para os cidadãos.

Durante a reunião, Fernanda Carrer enalteceu o alinhamento entre as equipes de transição do atual e do próximo governo municipal. “Isso mostra que estão no caminho certo para dar continuidade às boas práticas e incrementar novas políticas para a cidade.

*Sobre o projeto*

No Brasil, as PIE têm evoluído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) sob a liderança do Ministério da Saúde, especialmente pela expansão e consolidação da Rede de Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Brasil), institucionalizada em 2010, com o objetivo de apoiar a implementação de mecanismos e ferramentas de Tradução do Conhecimento (TC) para políticas de saúde no Brasil.

EVIPNet Brasil integra-se à EVIPNet Global, liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que coordena globalmente a articulação entre os componentes regionais e nacionais da rede.

As Políticas Informadas por Evidências dizem respeito ao uso sistemático, transparente e equitativo das evidências para informar a tomada de decisão e a deliberação pública sobre temas e problemas prioritários de saúde pública, visando a melhores resultados em saúde para a população.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora