O município de Diamantino foi premiado, no início de abril, pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (COSEMS-MT) pelos projetos de sucesso: “Implante Hormonal Contraceptivo” e “Olho Vivo”, durante o XXIII encontro estadual em Cuiabá (MT). Os cases de sucesso selecionados serão apresentados na etapa nacional em Goiânia (GO) em julho deste ano.
Concorrendo com os 141 municípios de Mato Grosso, a Secretaria de Saúde de Diamantino teve 04 projetos da rede de atenção básica selecionados e apresentados durante a etapa estadual: “Olho Vivo”, “Integração entre Secretaria de Saúde e UNEMAT: Formação de Agentes Comunitários de Saúde Endemias”, “Previne Brasil em Áreas Rurais: Um relato de experiência Multiprofissional” e “Implante Hormonal Contraceptivo”.
A secretária municipal de Saúde, Marinêze Meira, ressaltou que receber a premiação é o reflexo de um compromisso por ações de melhorias contínuas na saúde do município.
“Ver Diamantino ter quatro projetos selecionados e dois premiados nos dá a certeza que estamos no caminho certo. Temos um compromisso com a população e estamos trabalhando todos os dias por melhorias no atendimento, dos equipamentos e de todos os processos dentro da área da saúde municipal”, frisou a gestora.
Marco Antônio Norberto Felipe, presidente do COSEMS-MT, destacou o impacto das ações do município de Diamantino na visão nacional sobre a saúde do estado de Mato Grosso.
“Diamantino foi referência para Mato Grosso novamente. Os trabalhos do município vão concorrer nacionalmente como uma das experiências mais exitosas do país na área da saúde pública. Quero parabenizar o prefeito Dr. Manoel, a secretária Marineze Meira e parabenizar a toda equipe altamente qualificada pelos trabalhos desenvolvidos”, enfatizou o representante.
O presidente ainda compartilhou que visitou Diamantino recentemente e pode acompanhar o projeto pioneiro que está sendo desenvolvido na cidade. “Estive a poucos meses na cidade e participei de um projeto em que Diamantino é piloto no estado de Mato Grosso, o saúde em redes”.
Também estiveram presentes na solenidade a enfermeira e diretora da FACIS da UNEMAT Diamantino, Karla Teixeira e a coordenadora do ESF Rural, Kelia de Abreu
IMPLANTE HORMONAL
Conforme relembra a enfermeira Bárbara Barroso, coordenadora da Atenção Básica em Diamantino, a cidade é a primeira do estado de Mato Grosso a executar o projeto que aplica um método moderno, altamente eficaz e menos invasivo no que diz respeito à prevenção da gravidez precoce e no fortalecimento do planejamento familiar.
“Essa experiência exitosa foi implantada na atenção básica e contribui fortemente no planejamento familiar de mulheres em situação de vulnerabilidade social e clínica, reduzindo gravidez não planejada, principalmente em adolescentes e o risco de mortalidade materna e infantil”, pontuou a coordenadora.
O Implante é feito com um pequeno tubo de silicone colocado embaixo da pele, no braço da paciente, e libera hormônios gradativamente pelo prazo de três anos.
OLHO VIVO
O projeto tem por objetivo identificar e acompanhar as alterações na acuidade visual de crianças e adolescentes de 04 a 15 anos. A enfermeira Hallyne Lessa, da secretaria de Saúde, informou que os pequenos passam por triagens nas escolas e são encaminhados aos exames que possibilitam saber mais sobre sua saúde ocular para diagnóstico precoce de eventuais doenças de visão.
De acordo com a secretaria, o município também oferece gratuitamente os óculos em caso de necessidade dos pacientes.
“O projeto faz parte do plano de governo da atual gestão e começou a ser implantado através da atenção básica nas estratégias de saúde da família. O propósito é acompanhar a saúde oftalmológica das crianças e auxiliar no desenvolvimento em sala de aula”, destacou a enfermeira
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT