A coordenadora de Vigilância em Saúde, Taynná Vacaro, explica que o estoque do Município é suficiente para trabalhar somente até hoje, “depois disso vamos precisar aguardar o recebimento de novas doses; porém não há previsão para o envio”, diz. O imunizante é distribuído aos estados e municípios pelo Ministério da Saúde.

Pólio

A poliomielite ou a paralisia infantil, como é mais conhecida, é uma doença infecciosa potencialmente mortal que afeta principalmente crianças menores de cinco anos. O vírus é transmitido por meio de comida ou água contaminada ingerida, se multiplica no intestino e invade o sistema nervoso central. Na maioria das vezes, a criança que adquire a infecção pelo vírus da doença sofre lesões no sistema nervoso que provocam paralisia, principalmente, nos membros inferiores do corpo.

A vacina contra a poliomielite faz parte da rotina de imunização infantil, é gratuita e é considerada a melhor forma de prevenção da doença. Contudo, agora “o Município precisa aguardar o recebimento de um lote para continuar imunizando”, reforça Taynná.