Connect with us

Lucas do Rio Verde

Saúde alerta para atualização de dados cadastrais dos usuários do SUS

Publicado

em

A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde reforça a importância de atualizar os dados cadastrais dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Para alteração do endereço e telefone, basta comparecer a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, com comprovante de residência atualizado e documento de identificação com foto, que pode ser físico ou digital como CNH, RG, CTPS, carteira de conselho, entre outros.

Se o usuário for menor de idade, precisa estar munido da cédula de identidade ou Certidão de Nascimento, além de estar acompanhado por um responsável legal.

Importante salientar que o cadastro é individual, não sendo possível que outra pessoa realize o procedimento.

Todas as unidades podem atualizar os dados e emitir o Cartão Nacional de Saúde (CNS), que é o documento de identificação do usuário do SUS e armazena todos os atendimentos realizados na rede pública de saúde, o que possibilita a criação do histórico de atendimento de cada cidadão.

O cadastro fica disponível em um sistema on-line e integrado entre as unidades e a Secretaria de Saúde. “A atualização garante que o paciente será contatado quando uma consulta ou exame for agendado e também assegura que as equipes possam visitá-lo e acompanhá-lo diretamente na residência”, explicou a coordenadora municipal de Atenção Básica, Gabrielle Vidal.

Quando o paciente não é encontrado por telefone, a Central de Regulação comunica a equipe de Saúde da Família para que entre em contato pessoalmente com o usuário ou seus familiares.

É preciso que todos os usuários utilizam o SUS estejam com seus dados corretamente informados. Essa medida é para que não haja duplicidade de cadastro.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo

Lucas do Rio Verde

Placas de alerta sobre obrigatoriedade de coleiras em cães são instaladas em pontos turísticos de Lucas do Rio Verde

Publicado

em

Por

Com o objetivo de orientar e conscientizar a população sobre a necessidade de frequentar espaços públicos com animais devidamente presos a coleira e o recolhimento da sujeira do pet, foram instaladas placas em dois lagos da cidade. A parceria da Prefeitura de Lucas do Rio Verde e Sicredi Ouro Verde MT garantiu que as cinco primeiras placas fossem instaladas na última semana.

Das cinco placas, três foram fixadas no Lago Ernani Jose Machado e outras duas no Lago Harry Muller, conforme explicou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis.
“O objetivo das placas é fazer com que as pessoas se sensibilizem, se conscientizem da importância de fazer o passeio com o seu pet de uma forma segura. E essa forma segura, conforme uma previsão legal, é através do animal preso na coleira”, acrescentou Felipe.

A necessidade de uso da coleira é evitar qualquer tipo de acidente, seja ele em caso do animal ser bravo, ou evitar acidentes como o pet ir para a rua e se perder ou, ainda, provocar algum acidente de trânsito.

Outra orientação da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente é que o tutor leve sempre uma sacola para recolher as fezes do animal, evitando que outras pessoas pisem ou tenham algum tipo de transtorno.

As placas no formato de osso foram fixadas em pontos estratégicos, pensando em evitar a poluição visual do local. “É uma demanda da população, a gente já tinha vários pedidos com relação a isso, e agora conseguimos uma parceria e efetuamos esse trabalho”, finalizou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente.

Conforme a Lei Complementar nº 245 de abril de 2023, que trata da reestruturação do Código de Vigilância Sanitária, o artigo 222 determina que é proibido nas vias e logradouros públicos permanecer com cães sem portar coleira do tipo “enforcadeira” e focinheira, em locais onde haja trânsito ou frequência de pessoas.

A intenção é expandir a ideia para outros pontos da cidade, como praças e espaços públicos.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora