Connect with us

Lucas do Rio Verde

Saúde alerta pais sobre a importância da vacinação contra a dengue

Publicado

em

Seis meses após o início da vacinação contra a dengue, o número de crianças e adolescentes imunizados, em Lucas do Rio Verde, segue abaixo da meta inicial estabelecida pelo Ministério da Saúde.

A expectativa, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, é vacinar 1.521 crianças e adolescentes, com idades entre 10 e 14 anos, 25% do público alvo. Porém, até o momento, apenas 712 receberam a primeira dose e 92, concluíram o ciclo com a segunda dose.

A supervisora da Vigilância em Saúde, Cláudia Engelmann, ressalta que a vacina apresenta mais de 80% de eficácia contra a dengue, causada pelos quatro sorotipos e também previne as formas graves da doença.

“Muitos pais têm receio de algum tipo de efeito adverso, pelo fato de ser uma vacina nova. Mas, a aplicação tem sido muito tranquila em todo o Brasil, com mais de três milhões de doses aplicadas”.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a primeira vacina foi registrada em 2015. No entanto, era destinada apenas aos pacientes que já tiveram contato com o vírus.

Oito anos depois, em 2023, a Anvisa aprovou um novo imunizante, que passou a ser ofertado este ano pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A nova vacina é destinada aos pacientes que nunca foram infectados e aos que já foram infectados.

“Essa vacina foi muito estudada pelos cientistas e muito esperada pela população. Vamos aproveitar, porque antes só tinha na rede privada, com um custo alto e agora está disponível gratuitamente na rede pública”, ressaltou a supervisora.

A vacinação está disponível em todas as unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, das 07h às 10h30 e das 13h às 16h30 e nos finais de semana e feriados, na unidade do Tessele Junior, das 13h às 18h.

Casos de dengue

Com o início do período chuvoso, a tendência é aumentar o número de casos. Os agentes comunitários de endemias estão encontrando larvas do mosquito em todos os bairros.

Até 02 de novembro, foram confirmados 306 casos de dengue, com uma internação e 10 casos de Chikungunya. A orientação é para que a população não deixe nada que possa acumular água parada e fique atenta, principalmente, as construções.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo

Lucas do Rio Verde

Green School: Estudantes da rede municipal entram para terceira fase da trilha formativa

Publicado

em

Por

Nesta terça-feira (12), a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Educação, reuniu pais e instituições parceiras do “Green School”, um dos 12 projetos desenvolvidos pelo “InPacto Lucas”, para uma avaliação do projeto que encerrou a segunda fase de programação e entra para a terceira e última etapa.

A secretária de Educação, Elaine Lovatel relatou que a avaliação é positiva no desenvolvimento dos estudantes. Na primeira fase o tema desenvolvido foi “Agronegócio e Sustentabilidade”, já na segunda, os jovens aprenderam sobre o tema “Empreendedorismo e Inovação” e finalizando a terceira etapa os estudantes terão como tema central “Projeto de Vida”.

“O encontro teve participação significativa das famílias e teve uma ótima avaliação do desenvolvimento dos estudantes por parte dos pais. Então, de modo geral, os pais estão satisfeitos com os resultados. Nós tivemos presentes alunos também que fazem parte do Green School”, acrescentou Elaine.

Entre os relatos dos estudantes e pais, a maior parte deles destacaram que tiveram a oportunidade de conhecer sobre outras profissões e até tendências de mercado, ressaltou a secretária de Educação. “Entendemos que temos que dar as condições técnicas, mas também precisamos preparar esse indivíduo para administrar essas condições que vai de encontro com a terceira etapa, de projeto de vida”, observou a secretária.

A terceira etapa do Green School teve início nesta semana e, conforme a agenda, será encerrada em dezembro com a formatura dos alunos que integraram o projeto nas escolas municipais.

Expansão

O Green School teve início no segundo semestre do ano, e inclui alunos dos anos finais do ensino fundamental. Inicialmente, 50 alunos participam do projeto, no contraturno escolar, duas vezes por semana.

Para 2025, a intenção é expandir o projeto na rede municipal, aumentando a quantidade de turmas e ajudando os alunos na formação profissional e pessoal para o mercado de trabalho. O Green School conta com a participação do comitê da educação que pertence ao InPacto Lucas, a rede municipal de educação, IFMT e Unilasalle.

“O objetivo é desenvolver habilidades e fortalecer nossos estudantes para o mercado de trabalho, mostrando as possibilidades futuras de trabalho local e fora. A ideia é aguçar neles a curiosidade do que pode ser ainda feito, com o viés no agronegócio e na sustentabilidade, virtude da nossa região”, finalizou a secretária de Educação, Elaine Lovatel.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora