Connect with us

MUNDO

Satélite registra esvaziamento de base militar russa na Crimeia

Publicado

em

Segundo as imagens, pode-se ver a dissipação russa da Crimeia
Reprodução/Maxar Technologies/Copernicus Sentinel-2

Segundo as imagens, pode-se ver a dissipação russa da Crimeia

As imagens do satélite Sentinel 2, da União Europeia, mostraram o esvaziamento de uma base militar russa no norte da Crimeia. As tropas da Rússia estavam perto da vila de Medvedivka, na fronteira com a região de Kherson, ao qual abrigava um grande número de blindados do país.

As imagens em questão são do dia 21 de janeiro d e2023, ao qual pode-se ver uma grande concentração de equipamentos, como dezenas de veículos blindados e peças de artilharia.

Já nos registros mais recentes, grande parte dos equipamentos registrados não estão mais presentes na base.

Até o momento, não se sabe os motivos de Moscou ter realocado tais equipamentos, nem qual foi o destino. Entretanto, no início do mês,os oficiais que estavam na Crimeia foram alertados de uma contra-ofensiva da Ucrânia na península.

O governador russo responsável pela Crimeia, Sergei Aksyonov, disse no dia 11 de abril que acha “que a decisão de construir estruturas defensivas na Crimeia e nas proximidades da península foi correta e justificada”.

As imagens do satélite entre os dia 11 e 16 de fevereiro apresentam ainda uma concentração de estruturas defensivas, o que incluem um canal de trincheiras e barreiras de concreto antitanque, no formato conhecido como dentes de dragão. Nas imagens de janeiro, as estruturas são bem menores.

“Em geral, posso dizer que nossas forças armadas construíram uma defesa moderna e profundamente escalonada”, disse Aksyonov. Ele completa dizendo que “isso não significa que eles serão necessariamente usados ​​para o propósito pretendido”, e que eles tinham “que nos preparar para qualquer cenário, e assim o fizemos”.

Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.



Fonte: Internacional

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora