Connect with us

BRASIL

São Paulo terá programação para o Dia das Crianças

Publicado

em

A cidade de São Paulo terá, nesta quinta-feira (12), diversas atividades voltadas para o Dia das Crianças em instituições do governo do estado e da prefeitura. A entrada de crianças de até 12 anos será gratuita nos Museus da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

Um dos destaques da programação é a inauguração da exposição Futebol de Brinquedo, no Museu do Futebol, que propõe um mergulho na memória afetiva dos brinquedos da modalidade esportiva. Haverá ainda um espaço lúdico dedicado à primeira infância e brinquedos infláveis como o Surf Mecânico, Escalada e Desafio do Chute a Gol. Às 14h, terá contação de histórias relacionadas ao tema da exposição. Na área externa, o público poderá brincar com um Pregobol gigante e um Pebolim humano que integram a exposição.

O Museu da Língua Portuguesa terá programação gratuita para receber o público infantil e infantojuvenil no Dia das Crianças. As atividades serão das 9h às 18h. O Museu das Culturas Indígenas promoverá brincadeiras da Aldeia Itapu, às 10h e às 14h.

O evento Rua de Brincar, no Teatro Sérgio Cardoso, apresentará programação gratuita para as famílias, a partir das 10h30. O trecho da Rua Rui Barbosa – onde está localizado o teatro – será fechado para o evento visando a realização de atividades de música, circo, teatro, contação de história, recreação e brinquedos.

Diversos equipamentos de cultura do estado disponibilizarão atividades para crianças em várias regiões em outubro.

Praças da Cultura

A prefeitura da capital paulista terá programação especial da ação Praças da Cultura – Dias das Crianças para esta quinta-feira. No feriado, praças de todas as regiões da cidade receberão atrações infantis gratuitas, das 10h às 14h. Serão 32 praças, com mais de 160 atividades. A programação completa está no site.

As atividades dedicadas às crianças se estendem ao longo do dia pelos equipamentos de cultura da capital paulista. Nos centros culturais, figuram entre os destaques a Banda Pequeno Cidadão, no Tendal da Lapa; a peça Gato Malhado e Andorinha Sinhá, no Teatro Arthur Azevedo; a projeção mapeada Vrumvrumzinho, no Teatro Paulo Eiró; e o Festival da Primeiríssima Infância, no Teatro Flávio Império.

Nas Casas de Cultura, o grupo KalungaErê se apresenta nas casas Hip Hop Sul, às 14h, Freguesia do Ó, às 15h, e Chico Science, às 17h. O circo Bando Golíardis estará às 15h na Casa de Cultura Freguesia do Ó e a brincadeira Voltando a Ser Criança acontece às 12h, na Casa de Cultura Raul Seixas. Além disso, haverá contação de histórias Helena Black – A princesa e a Costureira, na Casa de Cultura São Rafael.

Fonte: EBC GERAL

Continue Lendo

BRASIL

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Publicado

em

Por

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

The post Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora