A cidade de São Paulotem uma das piores qualidades de ar do mundo, de acordo com análise da agência suíça IQAir nesta segunda, 9.
O ranking avalia constantemente a poluição e qualidade do ar de 100 das maiores cidades do mundo. Os resultados são exibidos em tempo real no Índice de Qualidade de Ar .
São Paulo chegou, hoje, a 160 pontos. Ela compete pelo “primeiro lugar da poluição do ar” com Lahore, no Paquistão, e Medan, na Indonésia.
São Paulo é a única cidade do Brasil a aparecer no ranking de dez mais poluídas. A única outra cidade americana que aparece é Santiago, no Chile.
As outras cidades são, na maioria, do Oriente Médio e Ásia, embora grandes distritos africanos também apareçam no mapa. Veja ranking das 10 piores às 13h55:
1- Lahore, Pakistan, 160
2- Medan, Indonesia, 159
3- Sao Paulo, Brazil, 158
4- Dubai, United Arab Emirates, 153
5- Jakarta, Indonesia, 142
6- Addis Ababa, Ethiopia, 136
7- Delhi, India, 124
8- Kinshasa, Democratic Republic of the Congo, 122
O IQA divide a qualidade do ar em seis níveis: Bom, Moderado, Não saudável para grupos sensíveis, Não saudável, Muito não saudável e Perigoso. Os mapas são coloridos.
Por causa das recentes e constantes queimadas, o Brasil mostra-se, em sua maioria, com áreas de ar não saudável a moderado. Apenas o Nordeste e parte pequena do litoral sul mostram “bom.”
Boa parte dessa má qualidade é resultado dos incêndios e seca que correm o país. O problema ultrapassou limites anteriores em diversas regiões — e bateu recordes no interior de São Paulo .
Os incêndios são comuns nessa época de ano por conta da falta de chuva da estação, mas a Defesa Civil de São Paulo lançou alerta para minimizar fogo, como não queimar lixo ou terreno e evitar jogar bituca de cigarro na rua.