Connect with us

BRASIL

São Paulo atinge marca de cidade com ar mais poluído do mundo; veja ranking

Publicado

em

Qualidade do ar de São Paulo aparece em ranking de três cidades mais poluídas do mundo
Fabio Ikezaki / Flickr

Qualidade do ar de São Paulo aparece em ranking de três cidades mais poluídas do mundo

A cidade de São Paulo tem uma das piores qualidades de ar do mundo, de acordo com análise da agência suíça IQAir nesta segunda, 9.

O ranking avalia constantemente a poluição e qualidade do ar de 100 das maiores cidades do mundo. Os resultados são exibidos em tempo real no Índice de Qualidade de Ar .

São Paulo chegou, hoje, a 160 pontos. Ela compete pelo “primeiro lugar da poluição do ar” com Lahore, no Paquistão, e Medan, na Indonésia.

São Paulo é a única cidade do Brasil a aparecer no ranking de dez mais poluídas. A única outra cidade americana que aparece é Santiago, no Chile.

As outras cidades são, na maioria, do Oriente Médio e Ásia, embora grandes distritos africanos também apareçam no mapa. Veja ranking das 10 piores às 13h55:

  • 1- Lahore, Pakistan, 160
  • 2- Medan, Indonesia, 159
  • 3- Sao Paulo, Brazil, 158
  • 4- Dubai, United Arab Emirates, 153
  • 5- Jakarta, Indonesia, 142
  • 6- Addis Ababa, Ethiopia, 136
  • 7- Delhi, India, 124
  • 8- Kinshasa, Democratic Republic of the Congo, 122
  • 9- Doha, Qatar, 117
  • 10- Santiago, Chile, 114

Brasil em perigo

O Portal iG está no BlueSky, siga para acompanhar as notícias!

O IQA divide a qualidade do ar em seis níveis: Bom, Moderado, Não saudável para grupos sensíveis, Não saudável, Muito não saudável e Perigoso. Os mapas são coloridos.

Por causa das recentes e constantes queimadas, o Brasil mostra-se, em sua maioria, com áreas de ar não saudável a moderado. Apenas o Nordeste e parte pequena do litoral sul mostram “bom.”

Boa parte dessa má qualidade é resultado dos incêndios e seca que correm o país. O problema ultrapassou limites anteriores em diversas regiões — e bateu recordes no interior de São Paulo .

Os incêndios são comuns nessa época de ano por conta da falta de chuva da estação, mas a Defesa Civil de São Paulo lançou alerta para minimizar fogo, como não queimar lixo ou terreno e evitar jogar bituca de cigarro na rua.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do nosso canal no WhatsApp e da nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Pedro Paulo quer políticas para advogados com deficiência

Publicado

em

Por

Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.

A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.

“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.

A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.

“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.

A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.

 

Fonte: ELEIÇÕES OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora