Connect with us

MUNDO

‘São muito guerreiras’, diz avó de crianças que sobreviveram na selva

Publicado

em

Crianças que sofreram acidente aéreo na Colômbia são encontradas com vida após 40 dias
Divulgação: Forças Militares da Colômbia – 09/06/2023

Crianças que sofreram acidente aéreo na Colômbia são encontradas com vida após 40 dias

A avó das quatro crianças encontradas após passarem 40 dias na selva , Fátima Valencia , disse que elas “são muito guerreiras” por sobreviverem sozinhas. Os irmãos foram achados com vida na sexta-feira (9) pelas Forças Militares da Colômbia.

As crianças sofreram um acidente aéreo no dia 1º de maio. Na queda, a mãe Magdalena Mucutuy Valencia, o piloto e mais um passageiro morreram. Agora, os irmãos estão sendo recebendo cuidados médicos, após serem encontrados desidratados, com picadas de insetos e algumas feridas, principalmente nos pés.

“Ela sempre cuidava deles quando a mãe trabalhava. Dava-lhes fariñita (pão de farinha), casabito (mandioca), qualquer fruta do mato”, disse a avó das crianças. E acrescentou: “As mulheres indígenas são muito guerreiras”, enquanto aguardava o momento de ver os netos em um hotel da cidade de Villavicencio.

Fátima elogiou muito a neta mais velha, Leslie, de 13 anos, por cuidar de seus irmãos menores. Segundo a avó, ela agora espera ter a guarda das crianças. “Posso dar-lhes uma educação, ainda posso (…) Isso vai ser o meu orgulho. Me dará encorajamento espiritual e força”.

As crianças são irmãos e pertencem à etnia indígena uitoto. As idades deles são: 13 anos, 9 anos, 4 anos e 1 ano. A mais nova completou seu primeiro aniversário enquanto estava desaparecida na selva.


O acidente

O voo saiu Caquetá com destino a San José del Guaviare, uma cidade da Amazônia colombiana. Minutos após a decolagem, o piloto notificou falhas na aeronave e desapareceu em seguida. No início, os três corpos adultos foram encontrados.

Após quase um mês das buscas, o Exército disse ter achado, em dois lugares diferentes, fraldas, um acessório para celular, uma toalha e um par de tênis a cerca de 600 metros do local onde o avião caiu . Os vestígios indicavam que as crianças poderiam estar vivas, mas com a possibilidade de terem sido sequestradas por guerrilheiros.

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora