Connect with us

MUNDO

Santo Sudário é real? Pesquisa avança e levanta hipótese sobre o pano sagrado

Publicado

em

A principal atração para quem visita a catedral é o Santo Sudário, a suposta mortalha que envolveu o corpo de Jesus após a crucificação. Na foto, o pano de linho com a mancha do rosto e o negativo realizado com realce no contraste.  Para saber mais sobre o Sudário, veja a galeria do Flipar intitulada
Reprodução: Flipar

A principal atração para quem visita a catedral é o Santo Sudário, a suposta mortalha que envolveu o corpo de Jesus após a crucificação. Na foto, o pano de linho com a mancha do rosto e o negativo realizado com realce no contraste. Para saber mais sobre o Sudário, veja a galeria do Flipar intitulada “Inteligência Artificial recria rosto de Jesus do Santo Sudário”.

Cientistas fizeram uma descoberta intrigante que sugere que o Santo Sudário, um famoso pano de linho que apresenta a imagem de um homem barbudo, pode realmente ser da época de Jesus. O sudário, que é guardado pela Igreja Católica em Turim, Itália, é envolto em mistério há séculos.

Os defensores da autenticidade acreditam que o sudário, que supostamente mostra a imagem de Jesus, foi usado para envolver o corpo do nazareno antes de seu sepultamento. Por outro lado, muitos consideram o artefato uma farsa, e há ainda aqueles que acreditam que a imagem foi criada em “3D”, o que sugeriria a ressurreição de Jesus.

Em 1988, uma série de testes de datação por carbono indicou que o sudário datava da Idade Média, contradizendo a crença de que ele era do período de Jesus, crucificado aproximadamente em 33 DC, com base no calendário juliano, passagens bíblicas e evangelhos da época. Essa data sugeria que o sudário foi fabricado centenas de anos após a crucificação.

No entanto, novas evidências apontam que o pano pode ter sido feito há cerca de 2.000 anos, o que coincide com o período em que Jesus teria vivido e morrido. Pesquisadores italianos empregaram tecnologia de raio-X especializada para examinar o tecido e determinar sua idade. O Instituto de Cristalografia do Conselho Nacional de Pesquisa analisou oito pequenas amostras de linho para identificar detalhes na estrutura e padrões de celulose.

Liberato De Caro, principal autor do estudo, contestou a validade dos testes anteriores de datação por carbono, que indicavam uma origem medieval do sudário, argumentando que essas datas não eram confiáveis. Ele acrescentou que comparações com linhos de épocas semelhantes encontrados em Israel não foram compatíveis com o sudário, reforçando a teoria de que a datação anterior estava errada.

“Amostras de tecido geralmente estão sujeitas a todos os tipos de contaminação, que não podem ser completamente removidas do espécime datado”, afirmou De Caro.

A Bíblia relata que José de Arimateia foi quem envolveu o corpo de Jesus no linho antes de colocá-lo no túmulo.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do nosso canal no WhatsApp e da nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora