A base, lembra o gestor, já está pronta e fica aos do Ambulatório Multiprofissional em Especialidades (AME). Por lá já estão as duas ambulâncias, uma inclusive, equipada com suporte avançado de UTI móvel para atendimento de casos mais graves.
Já a equipe é formada por 24 profissionais, sendo oito condutores, oito enfermeiros, quatro médicos e quatro técnicos de enfermagem. Todos já passaram por treinamentos; o primeiro, ministrado por uma equipe dos bombeiros e o segundo em Cuiabá com a equipe do SAMU da capital estadual. “O treinamento em Cuiabá oi uma oportunidade de vivenciar na prática o atendimento do SAMU”, frisa o coordenador do Serviço em Sorriso, Diego Meneghel.
Nos dois momentos, os profissionais trabalharam situações como abordagem em acidentes com urgência e emergência, com traumas, hemorragias e emergências clínicas; estabilização, classificação e regulação de vítimas.
“Estamos com tudo praticamente pronto e com previsão para iniciar os serviços ainda em fevereiro”, diz Luis Fábio. “Essa será uma grande mudança no Município porque o Samu permitirá o atendimento clínico no local do acidente ou onde a vítima tenha passado mal”, acrescenta. “Agradecemos ao prefeito Ari Lafin por entender e apoiar a implantação do Serviço voltado a agilizar atendimentos em saúde para a nossa população”, completa. Assim que efetivamente entrar em operação Samu irá atender pelo 192.