O município de Salto do Céu realizou, no mês de maio, a 10° Campanha Faça Bonito, de conscientização ao Combate à Exploração Sexual Infanto-juvenil.
Para inovar, a secretária municipal de Assistência Social, primeira-dama Elci Espíndola, explicou que, inicialmente, reuniu-se com as equipes CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) para discutirem uma maneira de fazer algo diferente, inovador, referente à campanha e que viesse a despertar o engajamento do público em geral.
“Essa campanha é muito importante para nós e, após conversarmos com as referidas equipes, resolvemos abranger também comunidades que, até então, não participavam de maneira específica. Assim, atendemos as Vilas Progresso e São Jorge, onde fizemos, junto à campanha, a distribuição de cobertores e cestas básicas”, informou Elci.
Ela contou que, na zona urbana, os trabalhos foram concentrados nas escolas Estadual, Municipal e
Creche.
“Desenvolvemos atividades com as crianças e adolescentes na própria sede da Secretaria de Assistência Social e o
encerramento se deu no dia 28 de maio, com o 1° Torneio em prol do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”, contou a secretária Elci, que afirmou também estar satisfeita com a adesão da população.
“Fizemos o convite e a comunidade compareceu. Montamos times de futebol representando os órgãos públicos e a sociedade em si, como Sicredi, Sicoob, Conselho Tutelar, Prefeitura e Secretaria de Obras. Foi um evento muito interessante, pois além de trabalharmos a temática, que é extremamente importante, estamos colhendo os frutos, porque quando você oferta proteção à criança que é vítima, ela se manifesta. Ela não mais se cala. Estamos ofertando essa proteção no decorrer de todo o ano, mais especificamente, com força total, no mês de maio, que é o Maio Laranja”, pontuou.
Ela disse que tiveram denúncia desse tipo de abuso e que as devidas providências estão sendo tomadas.
Elci Espíndola agradeceu a comunidade urbana de Salto do Céu, as comunidades rurais, as Secretarias Municipais e a Prefeitura Municipal por apoiarem o evento.
“Agradecemos essa indispensável parceria, pois realizar um torneio voltado para esse tema, não foi fácil, mas com a ajuda de todos, foi possível. O combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, não deve ficar apenas dentro dos limites das escolas e poderes constituídos. É uma luta que deve ter o engajamento de todos. E, foi o que aconteceu aqui, na nossa querida Salto do Céu”, encerrou Elci Espíndola.